FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus boni tronco duplo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 10:24 pm    Assunto: Ficus boni tronco duplo Responder com citação

Boa Noite galera.

Queria opiniões e sugestões sobre meu ficus boni que estou projetando pra tronco-duplo... Já que não tenho muita expêriencia no bonsaismo, tenho certeza de que vocês possam me passar boas dicas!

Seguem as seguintes fotos, uma dele quando o comprei, dois anos atrás, e duas atuais, antes e depois de eu trabalhá-lo hoje.

Obrigado; !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 12:14 am    Assunto: Responder com citação

pelo visto vc pretende fazer uma árvore de porte médio, n é isso??? no meu infimo ponto de vista, vc tem que fzer um trabalho para criar uma densidade na copa... eu particularmente sou adepto de uma planta com bastantes galhos bem localizados e uma copa densa... kkkkkkkkk
espero ter ajudado!!!
Abraços!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Tityus aquela maçaroca de raízes não é legal. Você pode tomar dois rumos a partir daqui:

1- Usar a planta como cobaia e como matriz. Planta ela em um recipiente grande e fundo, ou mesmo no solo. Treina aramagem, faça podas, com os restos das podas tente fazer mudas por estaquia. Ou ainda tente fazer alporques que dão bons resultado.

2- Se quiser tentar transformar esta planta em uma árvore legal, é o caminho mais difícil. Comece colocando ela em um recipiente maior, enterre todas as raízes, até o uro que dá pra ver (primeiro buraco do tronco). Não pode a parte aérea, deixe crescer livremente porque a planta precisará de muitos carboidratos. Depois de um ano retire todo o solo do torrão, deixe apenas raízes, dai vá reduzindo de baixo para cima. Não faça tudo num ano só. Conforme ela for produzindo raízes mais próximas ao colo (nebari), vá reduzindo as raízes mais inferiores. Replanta com substrato novo e espere mais um ano. Repetindo sempre o processo. Dentro de alguns anos provavelmente você se livrará daquela maçaroca e terá uma planta melhor.

Eu particularmente partiria para a alporquia e tiraria novas mudas sem este problema das raízes.

Abraços.
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, obrigado pelas respostas! Isso mesmo, gosto de árvores de porte médios e grandes. Poxa Arzivenko, justo as raízes, que eu achava ser seu ponto forte. Não há como deixar as raizes e ela se tornar uma planta legal, simulando os ficus gigantes da indonésia/Ásia? E oque vocês acham quanto à condução aérea da planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Tityus tem outra possibilidade, acentuar ainda mais a característica "indesejável" da planta.

Enterre o conjunto todo em um recipiente maior e mais fundo, coloque bastante substrato orgânico por cima dessas raízes. Espere bastante tempo, 6 meses a 1 ano, depois vá removendo o substrato aos poucos para ver se formou novas raízes. Conforme você vai expondo as novas raízes a tendência delas é penetrar ainda mais fundo no substrato, assim elas vão engrossando. Repita o processo várias vezes até que tenhas uma grande quantidade de raízes aéreas na base da planta, então amarre-as com uma borracha e treine a planta como esta figueira:

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: