Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 5:30 pm Assunto: Acerola!! |
|
|
Olá amigos, estou com essa acerola há uns 3 meses e gostaria de compartilhar as imagens da mesma e receber algumas sugestões. Sei que ela não tem um conicidade excelente, mas tb sei que dá pra corrigir. obrigado
Aqui quando a ganhei
Após uma limpeza:
E como está agora:
Inspiração e possível tentativa (imagem encontrada no google)
 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
acho q da pra seguir a inspiração como projeto.
uma dica, não elimine material, faça alporquias dos galhos mais grossos a serem descartados.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 9:15 pm Assunto: |
|
|
Filipe quanto tempo dura um alporque com acerola? Fiz um em uma que tenho na casa da praia, semana passada... mais so devo voltar la em dezembro sera que da certo? Fiz em um galho novo, da grossura de uma pet de 600 mL mais ou menos |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 14, 2011 10:26 pm Assunto: |
|
|
Filipe, exatamente o que pensei, vou fazer alporques acima dos possíveis cortes mostrados nas imagens abaixo, até porque eles já tem uma boa espessura e esta acerola já está frutificando. Vai ficar uma planta alta, com mais ou menos 40 cm, mas deve ficar bonita, oq acham? abraço!
Outro ângulo:
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 15, 2011 12:31 am Assunto: |
|
|
não tenho duvidas que será um belissimo bonsai em pouco tempo!
alias, serão belissimos bonsai...
manda ve nos alporques!
tambem pensei em cortar nas alturas que vc postou mesmo, ajudando na conicidade.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 16, 2011 10:29 am Assunto: |
|
|
me esclareça uma coisa: a época é própria pra realizar o alporque? e o anel tem pode ser completo ou tem que deixar um ponte? obrigado |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Set 16, 2011 10:50 am Assunto: |
|
|
Não fassa o anel completo não, pq sem fazer o anel completo dará certo do mesmo jeito, e vc não corre o risco de perde a planta, pq evita que pare o fluxo da seiva ate as raizes!!! Sempre fiz o anel incompleto, uso ate de um formão, para faze-lo... e nunca deu errado!!! |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sex Set 16, 2011 10:52 am Assunto: |
|
|
acompanhando!!!! vai fikar 10 mesmo _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 16, 2011 11:15 am Assunto: |
|
|
rapaz, pode ser feito agora sem erro.
na acerola não tem necessidade de deixar ponte, tambem nunca perdi um alporque nesta especie usando o anel completo, e tem a vantagem de obter raizes radialmente distribuidas no galho.
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 17, 2011 8:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Minha sugestão é que voce aguarde até o inicio da primavera para realizar o alporque com anelamento total. Está perto, agora, vez que a primavera terá inicio em 23/09. Até lá, faça um aporte leve de adubação organica e cuide de regar apenas uma vez ao dia, preferencialmente a tarde, mantendo a planta a pleno sol o dia inteiro.
Antes de adubar, porém, sugiro recortar um pouco a lata, retirando a borda e deixando-a na altura da superficie do solo. Dessa forma, vc pode observar melhor o sistema radicular superior da planta, além de facilitar um controle mais efetivo quanto à rega diária e o aporte de nutrientes, permitindo ainda o acesso efetivo da circulação de oxigenio nessa parte da planta, tão necessário ao cultivo por incidência nas raízes superiores, quanto o aumento de furos de drenagem nas laterais desse "recipiente" de cultivo.
Em relação a area de corte, considerando a primeira foto com as linhas vermelhas, eu subiria ambas um pouco mais: no tronco da esquerda vc deve deixar uns cinco cm e no tronco da direita, acima da curva, aumentando a altura final de ambos. Isso por que no primeiro há espaço para criar um lindo jin, e no segundo sua planta ganha mais um bom movimento no tronco. Faça o corte então, nesse tronco, uns cinco cm acima da curva, lembrando que o melhor formato de corte é na diagonal e não reto, mesmo para um alporque.
Alporquia em aceroleira é demorada, podendo variar de seis meses a um ano para a obtenção de um bom sistema radicular. Alporques retirados antes desse prazo podem até render bem, mas em troncos dessa grossura, a retirada prematura pode levar a perda material. Considere que o importante é o uso correto da técnica somada ao tempo de espera adequado para a retirada e não leve em consideração o fator "sorte": nem sempre ele irá ocorrer. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Set 18, 2011 1:24 am Assunto: |
|
|
Acompanhando para aprender.  _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Ter Set 20, 2011 3:32 pm Assunto: |
|
|
Na casa de um amigo , tem um pe de acerola com +ou- uns 2,5m de altura, uma arvore linda que carrega de frutos sempre. Minha duvida e a seguinte , posso cortar um galho desta arvore e planta-lo numa bacia pra fazer um bonsai? Se sim , devo deixar este galho numa soluçao enraizante primeiro ? Grato pela atençao e ate a proxima. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 20, 2011 7:14 pm Assunto: |
|
|
Calil, conforme o pessoal comentou acima, se o galho for de espessura maior, só dar certo se fizer o alporque. Já consegui fazer estacas de acerola, mas os galhos eram sempre bem finos, não mais que uma caneta. abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 23, 2013 7:55 pm Assunto: |
|
|
Olá prezados! dando continuidade nesta acerola, apresento-a a vcs novamente, agora já mais desenvolvida. Infelizmente os alporques nao deram certo, pq acabei me descuidando da umidade pela correria do dia a dia, um deles começou a enraizar mas nao vingou, o da direita, considerando a primeira foto abaixo, cicatrizou e ainda está na planta, o qual pretendo transformar em jim se combinar com o novo conjunto que pretendo formar. Também mudei de inspiração, penso agora no modelo abaixo. Hoje fiz a desfolha para aramar( o que ainda não domino bem), o primeiro galho à direita nao desfolhei visando o desenvolvimento do mesmo, penso em deixar crescer pra engrossar e encurtar. Sugestões e críticas a vontade. Abraço a todos
Nova inspiração
 |
|
|
 |

|
|
|
 |
|