Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Ter Mar 19, 2013 5:44 pm Assunto: E a geada do sul logo chega !! |
|
|
Oi pessoal !!
Este ano vai ser meu primeiro inverno aqui no sul (geada) com bonsais.
Minha dúvida é a seguinte:
-Abaixo descrevo todas as espécies de bonsai que tenho e, gostaria de saber, qual deles suportam geada sem problema nenhum?
-Entre os que não suportam é suficiente cobrir o viveiro com plastico só em cima ou precisa cobrir as laterais tbm?
Quero ir me preparando para não perder nenhum deles !!!
Quem puder me ajudar fico agradecido.
Espécies:
-Acer
-Serissa
-Piracanta
-Bouganvillea
-Pêssego
-Cambuim
-Ulmus
-Ficus
-Caliandra
-Româ
-Azaléia
-Duranta
-Shinpaku
-Jabuticaba
-Figueira
-Eugenia
-Reseda
-Amora
-Ligustrun
-Pitanga
-Ipê Amarelo
-Guajuvira
-Figueira nativa do RS |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Mar 19, 2013 7:35 pm Assunto: geada |
|
|
ola amigo daniel,moro em esteio e ano passado tinha mais ou menos as mesmas especies que voce e nao tive proble,as nenhum com geada mas nao sei onde vc mora se e um lugar aberto ou nao acredito que isso tem que ser levado em conta.Seroa interessante umas fotos do seu local pra podermos analisar melhor.
Abracos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 19, 2013 11:59 pm Assunto: |
|
|
Daniel aí em Estancia Velha, apesar de gear não é comum haver danos maiores. De qualquer modo as duas únicas plantas que poderiam ter problema por aí seria a Duranta e a Jabu, mas ainda assim seria mais uma queima das pontas. Mesmo a jabu, aí em sua cidade suporta bem o frio. Já a duranta, se der uma daquelas geadas que já vi por aí, poderá queima além das pontas algum galho interessante da formação. Mas se quiser colocar um plástico só por cima já vai amenizar bastante e não prejudicaria as demais também.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Mar 20, 2013 8:18 am Assunto: |
|
|
A aew Daniel!
Assim, eu protejo em dias com frio excessivo, tipo perto dos 0° ou menos.
Outra coisa que faço: troco a hora de regar. Em vez de regar ao fim do dia, rego no início da manhã. Para evitar o congelamento das raízes.
Abç _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Mar 21, 2013 1:43 pm Assunto: |
|
|
Eu costumo olhar a previsão do tempo. Se estiver previsto geada para aquela noite eu cubro minhas plantas com lençóis velhos. Tem funcionado!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 21, 2013 9:53 pm Assunto: |
|
|
Daniel Mallmann,
Olá, olha eu aqui em Guarapuava PR costumo recolher em local mais abrigado as plantas quanto vejo que tá com cara de geada o tempo, como ainda não tenho muitos bonsai está sendo viável, mas como os colegas falaram, se tiver muitos poderá cobrir com lençóis como o Elio disse, faço isso com algumas plantas que tenho e não tem como recolher.
E o clima já mudou tava fazendo um vento de outono danado desde o final de semana passado.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 5:46 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda dos amigos !!
Vou colocar um plastico por cima do viveiro mesmo,acho mais seguro !! |