FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Soluções para Hibisco
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Qui Mar 21, 2013 7:17 pm    Assunto: Soluções para Hibisco Responder com citação

Olá a todos, gostaria de opiniões, sugestões ou críticas, para este hibisco.Segue algumas fotos para visualização.Se trata de uma planta que ia para o lixo, mas consegui salvar, eu acho. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6


Sei que tem muiiittttoooo que fazer nela, por isso conto com a ajuda de todos.

Logo posto fotos das novas brotações.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Qua Mar 27, 2013 8:44 am    Assunto: Soluções para Hibisco Responder com citação

Aguardando criticas ou sugestões para este hibisco.

Grato desde já.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 31
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que o melhor seria deixar ele crescer livremente, no intuito de permitir a formação da parte aérea da planta, que posteriormente poderá ser conduzida para o sentido que você preferir.
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 9:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eder, cultivar hibisco visando um bonsai é uma canseira danada, isso eu garanto. A planta tem uma brotação intensa e vigorosa, com folhagem grande que não permite redução, por mais que a desfolhemos, nem mantém folha pequena por muito tempo, quando usamos esse recurso, ou a técnica de corte de folha.

Por outro lado, a variedade mais indicada para o bonsai é a que apresenta flores e folhas pequenas, mas é dificultoso por demais encontrar uma planta dessa variedade com um tronco tão robusto quanto essa que voce obteve. No caso, creio que você está seguindo um bom caminho, ao selecionar os galhos formadores da estrutura aérea que pretende. A madeira seca e morta no tronco apodrece muito rápido, por isso sugiro que mantenha essa área sempre protegida, ao abrigo da chuva e ao regar, evite molhar essa parte da planta, irrigando apenas o solo.

De resto, é um cultivo até fácil: rega diária, adubação periódica, poda de manutenção constante, para manter os galhos num comprimento apenas delineado para o seu engrossamento, e ao atingir o ponto ideal, redução total neles. Poda constante dos brotos "ladrões", que são aqueles que saem em qualquer parte do tronco, inclusive na base e na raiz e que não serão usados na formação estrutural, podendo e devendo ser retirados tão logo surjam.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 60
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 11:15 pm    Assunto: Hibisco Responder com citação

Ola Eder,faco minha as palavras do amigo nickyfury,tenho em casa uma arvora de hibisco variegata que flores vermelhas ela tem uns dois metro e na planta mae as folhas sao bem pequenas o que me inspirou a um alporque que deu nestas duas plantas abaixo.O caso e que ao se reucerar e ja tenho elas a dois anos as folhas nao diminuiram como da planta mae e nem sao variegata,nem parece que sao plantas alporquiadas da mae sao bem diferente apenas o tronco e a mesma coisa mas as folhas.......No seu caso como e uma planta grande no final o trabalho sera mais interessante que as minhas,a unica coisa boa da minha e a epoca de floracao,e muito intensa.
.
.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 8:29 am    Assunto: Hibisco Responder com citação

Andre e Matheus fico grato por terem comentado o meus post.

Nicky, seus comentários sào sempre uma aula para nós que estamos começando, que de um certo modo, nos incentiva a continuar nesta arte.

Quanto a planta, vou deixar crescer e podar, crescer e podar,rsrsrs. E esta madeira morta?, voces acham que com a calda, eu consigo manter ela sem que ela aumente ?

Grato até aqui.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 6:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Calda não protege madeira seca, lamento dizer. A unica finalidade dela, além de dar uma aparência esbranquiçada para a madeira seca, é defender essa área do ataque de agentes patogenos, que podem acessar a planta por essa via e causar danos à estrutura interna da madeira. É uma falácia muito grande atribuir propriedades impermeabilizantes à Calda Sulfocálcica. Se quiser, de fato, impermeabilizar a área exposta, será melhor aplicar um selador incolor, do tipo marítimo, usado em cascos de embarcações navais de madeira.

Ou então aplicar demãos sucessivas de cola branca para madeira, o que também ajuda bastante quanto a impermeabilização da madeira. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil