FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mau exemplo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 7:09 pm    Assunto: Mau exemplo Responder com citação

Tem alguns colegas do Bonsai que quando querem fazer uma comparação do tamanho do seu bonsai , fotografam ele ao lado de uma carteira de cigarro , isqueiro , lata de cerveja , que mau exemplo heim?????
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

de fato., carteira de cigarro é, mas esqueiro não acho.... tenho esqueiro na minha caixa de ferramentas e uso tanto o esqueiro quanto um mini maçarico as vezes em alguns trabalhos. Não posto com o mini maçarico porque não é um modelo conhecido e não faz boa comparação com o tamanho, por isso uso esqueiro as vezes.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Então, vamos adicionar também na nossa caixa de ferramentas uma régua ^^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza uma régua é uma "ferramenta"que não pode faltar na nossa caixa de ferramentas .
Felipe concordo com a tua posição , mas o isqueiro sempre nos remete a lembrança de cigarro.É comum termos sempre uma escova dental , para limpar nossos bonsai podemos usar ela como medida. Outra coisa que eu percebo muito é o pessoal fotografar-se junto com o bonsai com o cigarro na boca ou na mão. Nao acho legal.
Nao que eu queira agora fazer apologia contra o cigarro e a bebida , somos todos adultos ( eu fumei por 15 anos e frequentemente tomo meus pileques ) mas acho que não custa nada dar o exemplo , pelo menos na hora "click".
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 10:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Joel, moralizar é sempre algo oportuno em nosso forum e somo minhas esperanças às suas, nesse sentido. Também creio que usar outros referenciais, particularmente uma régua ou fita métrica, sejam um instrumento bem melhor para aferir medidas em nossas plantas. Por outro lado, na ausência desse equipamento, podemos optar por um material menos, digamos, traumáticos, como uma garrafa de agua mineral, ou um celular.

Eu costumo colocar minha mão próxima, fotografando-a juntamente com o caule, mas mesmo isso é irregular, vez que há mãos maiores e menores que as minhas.... Laughing e apenas quem me conheça pessoalmente é que poderá calcular a medida que apresento dessa maneira. Mas ponderação e uso regular de medidores corretos não diminuem nem subtraem nada, então creio que devemos todos nos ater a seu uso e cobrar, como você está fazendo agora, a mesma postura dos demais. Assino embaixo. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/02/09
Mensagens: 174
Localização: Montes Claros-MG

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Olha gente, pra falar verdade, eu não acho que todos devam seguir meu exemplo. É sempre bom ter um comparativo, e usem o que tiver em mãos, mas usem, por favor. Foto sem comparativo é horrível. Esse paquímetro custou 2 reais, mas prefiro usá-lo apenas para medições precisas.


_________________
Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Uma moeda de 1 real é um bom comparativo, não acham?

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 12:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, na minha humilde opinião, um ótimo recurso comparativo, sem dúvida. Há pouco, lendo um artigo de autoria do grande bonsaista espanhol Sebastian Fernandez, com texto de Emili Roig, publicado na edição n.º 144 da conceituada revista Bonsai Actual, que coleciono e recomendo, pela excelência de sua qualidade, vi que o autor do trabalho (A transformação de um shimpaku japones - shohin), usa ao final um isqueiro, do tipo BIC, tão comum e por isso mesmo, tão conhecido mundo afora, para servir como "cunha" sob o diminuto vasinho onde a planta foi colocada.

Incluso, ele cita "viendo la cuña utilizada, un encendedor, somos conscientes del reducido tamaño de este bonsái". No que pese a qualidade do trabalho desse bonsaista (renomado internacionalmente, com vários prêmios inclusive), o meio comparativo que ele usou pode não ser o mais adequado, e talvez não o seja, inclusive por ter sido apresentado dessa forma numa revista tão excepcional quanto, indubitavelmente é um recurso que serve como parametro de medição e que, como vemos nessa publicação, está longe de ser algo que apenas nós, brasileiros, fazemos. Rolling Eyes

Por outro lado, como bem postulou o nobre e grande amigo e bonsaista Elio, usar uma moeda como comparativo é algo que mesmo os japoneses costumam fazer e não é de hoje:





Por outro lado, como citei antes, usar a mão só se os demais souberem o tamanho do dono da mão..rssssss:







Antigamente usávamos máquinas fotográficas que precisavam de filme:



Hoje os bonsai jogam tênis, e não é de mesa:



Usamos ferramentas, para comparar:

[img]http://media.theiapolis.com/cd0d0d0/d19/e3/hHS/i46Y8/r6/s1/t2/wDC/x68DG/z2S/the-mini-bonsai-tree-kit.jpg?1365001832[/img]

OU uma fruta qualquer:



Os abstêmios, ou puristas, trocam a lata de cerveja pela de suco:



Claro que um vinhozinho de vez em quando não é algo tão condenável:





Por outro lado, medir com uma fita métrica ou com um metro de carpinteiro nem sempre são recursos disponíveis, além de talvez não ser crível o bastante para quem irá ver o objeto, seja ele um vaso ou um bonsai, então temos que usar outro referencial:





E se algum desses referenciais pode ser feio de doer, como o cabra aí de cima, que dirá daqueles com a pança avantajada?:



Fiquemos, pois, com a pureza juvenil:

[img]http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTi16Hu0S1Yqy92T8CxaLKln_SBzF7sRgYCkRYNBW0d76H3gdzq[/img]

Para não dizerem que a escada é falsa (no tamanho), pode-se subir nela:



Ou subir no vaso, tb ajuda:



De resto não é apenas nós, jovens mortais, insignificantes bonsaistas, quem gostamos de sair ao lado da planta, para mostrar que ela é, de fato, muito grande:



Mas será que a planta era tão grande assim? rssssss:



Não é o Ricardo, mas que parece, parece:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Show de bola, amigo Nicky! Aquele dentro do vaso não tem uma certa semelhança contigo?????
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/01/12
Mensagens: 126
Localização: SAO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela dica! Não lembro se ja postei alguma foto com algum dos objetos "incorretos" aqui no Fórum, mas sei que ja fiz isso em outras ocasiões, e a carapuça serviu em mim, principalmente no uso de isqueiros como referencial, para as plantas muito pequenas.
Vou me policiar para usar outros objetos, afinal o que é normal para uns, é incômodo para outros.
De qualquer maneira, os objetos usados, são apenas um referencial devido a sua popularidade e fácil reconhecimento pela maioria das pessoas, e não uma apologia ao seu uso. No meu caso, que transito entre o paisagismo e o bonsai, vejo que é muito dificil agradar a todos. Conheço pessoas que nao gostam de fotos com crianças (por nao saber sua real altura), não gostam de fotos com refrigerantes, nem frutas. Então, ultimamente tenho usado mais garrafas de água mineral, ou faço minha mae ou irmão posarem de "modelo".
_________________
Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal acho que fui mal compreendido no na minha postagem. Não existe objeto “incorreto” , muito menos o que é normal ou “anormal “ , e pra mim nada incomoda . Apenas fiz este comentário, pois muitas crianças têm no bonsai uma lembrança inesquecível e o bonsaista como uma referência. Vocês lembram o camelo que era símbolo dos Cigarros Camel e que foi proibido de aparecer associado a marca , pois as crianças associavam o cigarro como uma coisa boa e inofensiva.
Acho que o melhor para compararmos o tamanho da planta seria uma trena, metro, ou uma régua.
Nick muito engraçado o teu comentário, descontraiu o ambiente.
Agora ,Elio, o rapaz dentro do vaso , não ia adiantar colocar uma moedinha no lado rsssssssss!!!

Abraços a todos
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Só pra opinar...
Eu tenho trena e régua nas minhas coisas "prá bonsai".
Mas para efeitos de comparação, procuro usar coisas que qualquer pessoa
observando, saberá o seu tamanho.
Então já usei palito de dente, caneta bic, isqueiro (mesmo não fumando) e atualmente uso prendedor de roupa de madeira (minha namo não pode saber disso rsrsrs!)...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/02/09
Mensagens: 174
Localização: Montes Claros-MG

MensagemEnviada: Qui Abr 04, 2013 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Só pra opinar...
Eu tenho trena e régua nas minhas coisas "prá bonsai".
Mas para efeitos de comparação, procuro usar coisas que qualquer pessoa
observando, saberá o seu tamanho.
Então já usei palito de dente, caneta bic, isqueiro (mesmo não fumando) e atualmente uso prendedor de roupa de madeira (minha namo não pode saber disso rsrsrs!)...



O Seph1903 tem toda razão. Observem na imagem acima, meu pezinho de mangas com um paquímetro engatado,,, fica dificil ter uma ideia de sua circunferência. no entanto, se tivesse colocado ao lado uma garrafa de água mineral todos saberiam exatamente as medidas.
Mas como ja foi dito, usem qualqer coisa, nunca deixe de usar algo.
_________________
Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil