Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 5:34 pm Assunto: Azaleia |
|
|
Comprei esta azaleia recentemente.
Retirei alguns galhos e tracionei outros. Maiores movimentos irei fazer apenas na primavera.
No meu ver deverei abaixar bastante a copa. Para isto irei fazer uma poda quase que radical (os galhos ficarão sem nenhuma folha). Vocês veem risco nisto?
Um abraço |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 8:26 am Assunto: |
|
|
Blz!?
O período da primavera é o mais indicado para a poda radical de azaleia. Pelo menos pude avaliar assim. Aqui no sul a azaleia floresce em agosto, logo após a floração faço a poda, isso faz com que a florada do ano seguinte não fique comprometida.
Agora a pouco, início deste mês, fiz uma radical em uma azaleia velha que esta no chão, vinte e poucos dias e já está brotando.
Se a dúvida é em relação a resistência da planta à poda, posso garantir que é muito resistente(se tratando da variedade rústica). _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 3:28 pm Assunto: |
|
|
Mas é melhor acompanhar o desenvolvimento dela!
Porque você acabou de transplantá-la e isso é muito estressante para as plantas!
Tudo correndo bem você faz oque o Marco disse. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 9:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas pessoal.
Não pretendo fazer nada no momento. Apenas estou coletando informações para na primavera fazer a poda.
Tenho notado que algumas folhas estão ficando amarelas e caindo. Isto é normal após o transplante (apenas podei um pouco as raizes) nas azaleias?
Um abraço |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Mar 28, 2013 1:47 pm Assunto: |
|
|
É normal acontecer, quando se mexe nas raízes e não se mexa nas folhas. Quando podamos raízes, tb podemos podar um pouco de galhos e/ou folhas. Equilibrando o conjunto.
Vç mexeu nas raízes, estas são responsáveis pela absorção e transporte de energia e nutrientes. A parte aérea não receberá este alimento, nem emitirá energia para que as raízes possam produzir este alimento, pelo menos até haja plena recuperação do sistema atingido. Resumindo...se podamos raízes, tb reduzimos folhas, acontece o equilíbrio e o sistema como todo se inativa até plena recuperação do todo.
Dica: elimine galhos longos, a distância percorrida dos elementos químicos dentro da planta será menor, poupando a planta de um esforço desnecessário, facilitando que se recupere. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 4:39 pm Assunto: |
|
|
A azaleia está florescendo. Tem muitos botões.
 |
|
|
 |
|