FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enquete Livro Forum Atelier do Bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  

Enquete Livro Forum Atelier do Bonsai - Indice e Capitulos
Concordo
100%
 100%  [ 13 ]
Não Concordo
0%
 0%  [ 0 ]
Total de votos : 13

Autor Mensagem
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 11:00 am    Assunto: Enquete Livro Forum Atelier do Bonsai Responder com citação

Olá Pessoal,

Preciso da opniao de todos os futuros participantes da criação deste projeto, sobre o Indice e Capitulos referente ao Livro, opnem por favor. Aqui segue o exemplo previo do Indice e Capitulos.

FÓRUM BONSAI

I - O Que é Bonsai – significado da palavra, tamanho do Bonsai, características

II - Histórico – onde começou, como começou, difundindo, migração do Bonsai para o Brasil (ou outros paises também).

III – A Arte – crescimento do Bonsai, raízes, educação e tudo mais.

IV – Estilos Básicos de Bonsai - Chokan; Bunjingi; Kengai; Han-Kengai; Sokan; Fukinagashi; Moyogi; Neagari; Ishitsuki; Shakan; Netsuranari; Kabudachi; Hokidachi; Yose-Eu.

V – Formas de Propagação

VI – Yamadori – plantas do cerrado e no Brasil em geral

VII – Adubação

VIII – Educação do Bonsai - aramação, poda, amarração, pesos, estética do Bonsai, triangulação, vasos (tamanho, tipo e adequado a cada árvore).

IX – Replantio - freqüência, como fazer, o que pode-se ou não fazer no replantio.

X – Técnicas Úteis no Bonsai – mamadeira, metsumi, etc.

XI – Espécies mais utilizadas para Bonsai no Brasil -

1 – Acerola
2 – Amora
3 – Araçá
4 – Aroeira
5 – Bugainvillea
6 – Buxinho
7 – Calistemum
8 – Camboim
9 – Castanha do Maranhão
10 – Cerejeira
11 – Dama da Noite
12 – Eugênia
13 - Falsa Erica
14 – Fícus
15 – Gabiroba
16 – Ipê
17 – Jabuticaba
18 – Lantana
19 – Ligustro
20 – Malphigia
21 – Nandina
22 – Paineira
23 – Pau Mulato
24 – Pistache
25 – Pitangueira
26 – Pithecolobium
27 – Resedá
28 – Romã
29 – Serissa
30 – Sheflera
31 – Taxodium

Se alguem quiser acrescentar ou modificar algo, diga na citação, que faremos com certeza se for de acordo com o Livro. O Indice é mostrado da seguinte maneira, para que nao tenham duvidas. Os primeiros topicos, tem muito a ver com a Arte Bonsai em geral e basicamente é encontrada em todos os Livros, entao nao é relacionado somente ao nosso país, os demais sao ralativos ao nosso país, principalmente em se tratando do Guia de Especies, que faremos, para o entendimento futuro e presente, de nossas especies e suas utilizações no Bonsai, peço que pensem em um modo de organização para cada especie, estou formulando um, peço a voces que formulem tambem, por exemplo:


Pitangueira

Origem

Poda

Aramação

Audação

Etc...

Espero que tenham entendido. A forma dos documentos a serem recolhidos para montagem do Livro é exclusimante no Forum, podem os Bonsaista colocarem materias ou materiais proprios para colocar, desde que tenha a ver com o assunto primario e com o Forum. Qualquer duvida ou sugestao sera bem vinda.

Criamos um logo tambem, algumas oturas imagens, e o mesmo voces tambem podem fazer, apra que possamos escolher atraves desta Enquete, tudo que esta sendo relatado ate agora.

A partir do momento em que for decidido o Indice, capitulos e etc. Vamos começar a pegar o pessoal interessado na criação do Livro, terá de ser um pessoal que tenha vontade e disciplina, pois serao necessarios para que o trabalho tome forma. Poderá sr usado uma linguagem de maior entendimento para o meio Iniciante, ja que palavras e termos tecnicos, tem confundido muitos deles, que inclusive ja falaram comigo, atraves de correspondecias eletronicas. Mas é somente uma sugestao, voces é que tem de opinar sobre ela (elas).

Bom pessoal, é isso, se esqueci de algo volto a editar este post, ou mesmo acrecentar outro. T+ amigos e aguardo as vossas opinioes.


Abraços:


Illex


P.S.: Abaixo segue a enquete, digam se concordam com o Indice e Capitulos ou nao. Ai decidiremos por meio da mesma. As opnioes escritas, poderam ser postadas no topico. A enquete irá durar o tempo que for necessario para a escolha, assim que percebermos que a escolha foi realizada finalizaremos a mesma. Nao sei se na enquete podera ou nao votar mais de uma vez, se puder amigos, peço a voces que apenas votem uma unica vez. Para termos um controle melhor. T+ pessoal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
João Cândido de Arruda Fa



Registrado: 12/09/05
Mensagens: 5
Localização: Brasília - DF

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 2:02 pm    Assunto: muito boa a idéia do livro Responder com citação

Muito bom o índice escolhido, principalmente no tocante às árvores nativas do cerrado e características do Brasil. Tenho lido alguns livros e acessado alguns sites de bonsai, porém raramente se aprofundam neste tema. Acho interessante também se abordar sobre os períodos de aramação, transplante, poda, adubação, etc para cada região do Brasil, visto sua diversidade de clima. Todos os sites só abordam o sul ou sudeste. O clima aqui do Centro-Oeste é muito complicado. Quase 5 meses de seca em Brasília é pesado para qualquer planta !!!!! Fica a sugestão .

Um abraço

João Cândido Falcão
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Apenas algumas sugestões, mais especificamente nos ítens V, VI e XI. Entendo que o Yamadori já é uma forma de propagação de bonsai, logo, poderia estar inserido no anterior (V).

Caso haja realmente o interesse de destacar essa forma de propagação, é o que me parece, que tal "O YAMADORI NO BRASIL" ??, pois no item XI já faz referÊncia às plantas cultivadas no Brasil (como bonsai).

No item XI, ao invés de "Espécies mais utilizadas para Bonsai no Brasil ", que tal Espécies brasileiras mais utilizadas para Bonsai . Neste caso, poderia também ser colocado a REGIÃO onde cada espécie ocorre (Sul, Nordeste, Sertão/Nordestino, Cerrado, etc)

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá sergivaldo,

Muito boa a colocação, tambem achei melhor. Iremos precisar muito da sua ajuda e do pessoal ai de perto, Bergson tambem. Pois, precisamos saber sobre as Nativas. Continuem assim pessoal, vamos opinar e votar. T+ amigos.

Abraços:

Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 6:47 am    Assunto: Responder com citação

Illlex,

A divisão está realmente muito boa.
Mas vamos lá.

01.Devemos colocar um texto introdutório como por exemplo a Postura Ética

02. destacar em especial as formas de propagação: estaquia, alporquia e sementia,etc. para que seja evitado a coleta desenfreada de nossas espécies (Exceção seja feita para as regiões onde estão ocorrendo os desmatamentos).

03.Yamadori, acho que deve ser um capítulo único, mostrando os cuidados na retirada, a forma de escolha das plantas, a preocupação em preservar, em replantar, a necessidade fundamental da educação ambiental.

04. O mais importante é o equilíbrio a ter este livro, pois devemos tratar todos os participantes e regiões de forma igual e justa, todos são extremamente importantes e todas as plantas são primordiais a propagação racional da Arte Bonsai.


[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Ficaria honrado se fizesse a introdução, voce tem jeito pra isso Very Happy . Mas, se nao quiser posso fazer eu mesmo. O que acha amigo?

As formas de propagação serao estas entao. Falando basicamente das condições ambientais e de o poruqe destes metodos ao inves de coletas desenfreadas (pois controladas sempre sao bem vindas Laughing ).

Realmente muito boa as ideias Bergson. Se fossemos colocar, um texto pequeno de Ymadori acho q compensaria deixar como citado pelo Sergivaldo, mas bem mais extenso como voce citou acho q ficaria melhor um capitulo a parte, pois assim daria um entendimento melhor, com fotos e tudo mais.

Tambem acredito numa forma justa de trtar todos os Bonsaistas, iniciantes ou nao. Venho conversando a muito tempo ja com alguns amigos sobre isso, tanto mais avançados, quanto mais jovens na Arte, e realmente o entendimento e a forma com que estao recebendo informações, muitas vezes nao sao da melhor forma possivel, nao que esteje falando de materiais ou materias ruins ou dicas, mas sim de formas de linguagem. Deveriamos criar, apra aumentar essa igualdade, uma forma de linguagem que seria boa para todos, ajudando os mais avançados e os iniciantes, pois os avançados certamente entenderao muito mais diretrizes tecnicas do que um iniciante, por isso se faz necessaria a tradução de tudo que se diz em outra linguagem e uma forma de linguagem de entendimento geral. Esta é apenas uma das formas Bergson, que penso a partir do que voce disse de como tratar nossos amigos e Bonsaistas de forma igual.

Pessoal, vamos comentar, opinar, criticar, sobre o livro, pois somente assim ele tomara forma e começo. Precisamos de todos, ontem fiquei um pouco chateado (nao sei se devo usar essa palavra), pois estavam tendo 47 exibições (agora estao em 61) deste topico e apenas 3 a 5 respostas, e continua a mesma coisa. Nao estou querendo mandar ou dizer nada para ferir voces amigos, mas é que precisamos realmente da opiniao de todos, pois somente assim faremos um bom trabalho, que irá satisfazer a maioria, pois nunca sera satisfatorio para todos. T+ pessoal, aguardo opinioes amigos.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ilex, não desanime jamais!!! Tenho acompanhado de perto o seu esforço e dedicação junto com os demais companheiros em incentivar e idealizar projetos que são de grande importância p/ todos nós. Muitas vezes queremos apenas usufruir dos benefícios e do conhecimento que esse espaço nos oferece e nos esquecemos de dar em troca a nossa contribuição, nem que seja apenas um incentivo, uma crítica, etc.

Tenho acompanhado o desenvolvimento do projeto,que está ficando muito bom!!! No que depender de mim podem contar comigo!!! Não sei nada, mas o pouco que sei somado com o conhecimento dos demais pode se tornar em alguma coisa!!! Parabéns pela iniciativa Exclamation Exclamation Exclamation

UM GRANDE ABRAÇO

Atila
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Illex,

Acho que Juntamente com Mário Alberto posso fazer a introdução e conclusão do Livro.
Recebi de Rodrigo Pegoraro o material sobre adubação, uma junção de informações muito boa, se alguém que tiver mais experiência neste ramo desejar fazer este capítulo repasso o que tenho.

Vamos trabalhar.

[]s

Bergson

ps.: Nunca desisto do que começo, este livro já é uma realidade.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Illex, fique tranquilo, como disse o Bergson: "Este livro já é uma realidade!"

Esta demora, esta aparência de marasmo, paradeira, é momentânea. Sei bem disto.

Anote: O FUNDAMENTAL É QUE FAREMOS ACONTECER!

Quero deixar o registro de que o primeiro a comentar que este Fórum tem informações para um livro foi o Cláudio Ratto, em um tópico do Fórum MATÉRIAS, Sashiki (Estaquia), de autoria do Bergson. Não sei se anteriormente existe mais alguma referência.
Aos pesquisadores on line....consultem!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 16/06/05
Idade: 71
Mensagens: 306
Localização: Niteroi - RJ

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 8:59 pm    Assunto: Responder com citação


Illex
A vida é como a praia. As vezes é uma piscina, outras... ressaca.
Estive ausente, fui ao evento do Roque Jr, Terra Bonsai, em BH.
Foi muito bom. Mas é papo prá outro tópico.
Concordo com a opinião geral, o livro é uma realidade. Da minha
parte, acho que devem estar faltando muitas arvores brasileiras.
Acredito que deveriamos analisar região por região, foristas deveriam
manifestar seus conhecimentos sobre plantas locais. É bem
provavel que o indice cresceria muito.
Abraços
Sami
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Sami, assim será! Penso que dividirmos as árvores nas duas grandes regiões onde, cada uma delas por si, tem muitas semelhanças.
Assim:

Sudeste e Sul
e
Centroeste, Norte e Nordeste.

Me parece que as estações para as duas grandes regiões são distintas com pequenas variações oscilando onde elas estão muito próximas.
Temos que ter o bom senso de não querermos subdividir em muitas regiões.
Sei que deveremos nos basear nestas indicações que é, por sinal, a solicitação geral. Defíni-las, adequadamente, será a realização do livro.
Não parece, mas estamos caminhando.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Oi Mário, oi pessoal,

Estive ausente e apenas agora vi este tópico! Muito interessante!
Li as postagens e gostei do ponto de partida, bem como dos comentários colocados.

Esbocei um ajuste nos Capítulos incorporando algumas sugestões e incluindo outras que penso serem interessantes. Ao final do post, repito os capítulos tal qual originalmente, para permitir uma análise da proposta.

I - O Que é Bonsai – significado da palavra, tamanho do Bonsai, características.

II - Histórico – onde começou, como começou, difundindo, migração do Bonsai para o Brasil (ou outros paises também).

III - Postura ética (responsabilidade em aspectos como: qualidade do que se comercializa, meio ambiente, respeito ao bonsai como ser vivo, etc...)

IV – Estilos Básicos de Bonsai - Chokan; Bunjing; Kengai; Han-Kengai; Sokan; Fukinagashi; Moyogi; Neagari; Ishitsuki; Shakan; Netsuranari; Kabudachi; Hokidachi; Yose-Eu; Sekijoju.

V - Aspectos estéticos (triangulação, harmonia do conjunto planta/vaso, êrros básicos a serem evitados, etc...)

VI - Ferramentas, acessórios, substratos e insumos usados em bonsai

VII - Vasos: tamanhos, formatos e cores adequados aos estilos

VIII - Manutenção do bonsai (rega, poda, adubação, aramação, replantio, combate a pragas em geral, etc...)

IX - Formas de Propagação

X – Técnicas Úteis no Bonsai – mamadeira, metsumi, etc.

XI – Espécies brasileiras mais utilizadas para Bonsai

Abaixo reproduzo os tópicos originais com sua mesma numeração. Tentei incluir seu conteúdo, apenas mudando a proposta de agrupamento.

III – A Arte – crescimento do Bonsai, raízes, educação e tudo mais.
VII – Adubação
VIII - Educação do Bonsai - aramação, poda, amarração, pesos, estética do Bonsai, triangulação, vasos (tamanho, tipo e adequado a cada árvore).
IX – Replantio - freqüência, como fazer, o que pode-se ou não fazer no replantio.
X - Yamadori – plantas do cerrado e no Brasil em geral

Entendo que o momento é perfeito para críticas e sugestões, portanto, acho uma ótima idéia "descer a ripa" na minha sugestão! Twisted Evil

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabiopl



Registrado: 03/08/05
Mensagens: 26
Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 12:04 pm    Assunto: Espécies... Responder com citação

Srs,

Minhas principiantes e leigas contribuições:

-> Item VI: algo do tipo faça você mesmo, com o q temos em casa

-> Item VIII: local adequado ( sol, chuva, etc...)

-> Item XI: Pingo-de-ouro, leucena...

-> Prática: Bonsai na pedra, raízes sob pedra.... casos práticos em q ocorra: ataque de pulgões e outras pragas... enraizador...espécies mais adequadas para iniciantes...

Enfim, minhas sugestões são da ótica de um aprendiz! Vou passar pelos tópicos do fórum e buscar idéias...

Ps: o que precisarem de auxílio para a realização deste, podem contar comigo!

Abraço,
Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 16/06/05
Idade: 71
Mensagens: 306
Localização: Niteroi - RJ

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Sami, assim será! Penso que dividirmos as árvores nas duas grandes regiões onde, cada uma delas por si, tem muitas semelhanças.
Assim:

Sudeste e Sul
e
Centroeste, Norte e Nordeste.

Me parece que as estações para as duas grandes regiões são distintas com pequenas variações oscilando onde elas estão muito próximas.
Temos que ter o bom senso de não querermos subdividir em muitas regiões.
Sei que deveremos nos basear nestas indicações que é, por sinal, a solicitação geral. Defíni-las, adequadamente, será a realização do livro.
Não parece, mas estamos caminhando.


Oi Mario e participantes do livro
A idéia em dividir por região é no sentido que os amigos moradores
destas regiões coloquem o conhecimento especifico deles. Por ex.:
O Bergson, o Sergivaldo, no dia a dia deles com nordestinos, devem
ter muita informação que nem sonhamos, e por ai vai. Imagina
diversidade Amazonica......
Abraços
Sami
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2005 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Estive ausente alguns dias, por motivos tecnicos. Estou sem internet em casa (fiação aeueauhae) por isso posto de uma lan house. Estou gostando muito do que esta ocorrendo, as opnioes realmente estao muito boas. Iremos dar um jeito de compidla-las melhor e refazer o Indice de acordo com elas, assdimd que se finalizar a enquete. T+ amigos.


Abraços:


Illex


P.S.: Continuem votando e opinando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil