|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 10:05 am Assunto: Chapeu de Napoleo - 1 Ano evoluindo |
|
|
Não é muito comum, (pelo menos eu não achei quase nada, mesmo na internete) bonsai de Chapéu de Napoleão, mas to cultivando algumas mudinhas e vejo varios pontos positivos nesta espécie. Espero que comentem e apareçam outros com esta planta.
Março 2012
Março 2013
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 10:53 am Assunto: |
|
|
Acho ótima a inovação. O que mais me surpreende na arte do bonsai é o cultivo de espécies que geralmente não são utilizadas para este fim. Eu batalho com Flamboyants, por exemplo, e muitos não gostam de fazer, primeiro pq não "pega" por alporque nem estaca. E segundo pq suas folhas são muito grandes. Mas aí está o desafio. Sem desafio, não tem graça.
Achei ótima sua muda. As folhas são grandes e lembra o Ficus Nerifolia. Esqueça o tamanho das folhas enquanto a planta está em desenvolvimento. Ela já está bem encaminhada, com exceção do ápice, que, pelo que vejo, parece estar saindo do galho à esquerda. Não que vc não possa utilizar este galho, mas sugiro aramá-lo para trás e escolher um ápice que saia do tronco principal. Pra esta muda, acredito que consiga dar um certo movimento no tronco, bem devagar, com aramação iniciando do substrato (finque o arame grosse até o fundo do vaso e de baixo comece a aramar). Faça como um "S", mas muito cuidado pra não quebrar. Como não conheço a espécie, não sei se é flexível ou se quebra fácil, vc tem que ir aos poucos. E, sempre, na minha concepção de inovar, vc teria um moyogi (tronco sinuoso) misturado ao estilo "vassoura", porém, com poucos galhos e bem ramificados (isso é ótimo). Não corte nada ainda, e quando cortar, comece pelo galho à esquerda, deixando o primeiro, à direita, engrossar mais que o segundo. E deixe o ápice crescer até atingir a grossura que quer do tronco. Mas o movimento, caso faça, tem que ser agora.
Se a planta ainda não enraizou na bacia verde, tire e deposite a alaranjada em uma bem maior, com substrato bem adubado. Se já enraizou, espere secar bem a terra e retire a bacia alaranjado com o torrão, não corte nada, e faça a mesma coisa, acrescentando substrato como dito. Assim, ela desenvolverá muito mais rápido.
Espero ter ajudado.
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 10:54 am Assunto: |
|
|
Esqueci de dizer. Não vejo furos em nenhuma das bacias. A alaranjada, se não for um escorredor (tipo de macarrão, arroz...), vc terá de furá-la toda, embaixo e dos lados. E a bacia maior, caso acolha o que eu disse, também tem que ser toda furada, do mesmo modo. _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|