Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 11:17 pm Assunto: Yamadori de Vassourão |
|
|
Ontem coletei uns yamadoris de Vassourão ( e assim que é conhecido esta especie por aqui) será que tem furuto?Ele se desenvolve nos terrenos a beira da praia bem arenosos
Detalhe do tronco
Transplantado e desfolhado
Colequei na areia grossa pura
Agora é aguardar
Se alguem tem conhecimento desta especie ou ja trabalhou com ela podem me mandar informações , que serão bem vindas
Abraços
Joel
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 9:16 am Assunto: |
|
|
Amigo Joel,
vc está se tornando expert em Yamadori nativo!!!!
e ainda vassourão temos de montes por aqui.
só usei esta planta para fugir dos bois na farra do boi.hehehehehehe
manda vê...e não esqueça de mostrar o resultado.
Obs: nosso px encontro vai ser dia 11/11 na casa do Fabiano. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 11:20 am Assunto: |
|
|
Felipe conheces então o Vassourão , é tipico de nossa região né?
Não custa tentar pra ve se sai alguma coisa
Abraços
Joel |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 1:21 pm Assunto: Re: Yamadori de Vassourão |
|
|
Amigo, aqui no nosso litoral também existe essa planta. Tem uma madeira muito resistente e lenhosa. Dá uma excelente fogueira para um luau à beira-mar, ou para cozinhar uns aratus. Só que tenho observado que elas são muito sensíveis e morrem sem um motivo aparente. Tem umas inflorescências de uma cor pálida, em cachos, que logo secam e não se soltam facilmente dos galhos. Ah! o nome dela eu não sabia até agora: Vassourão! Um abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Belos yamadores tem feito Joel. Sempre que os vejo fico impresionado e intusiasmado a fazer yamadore em planta ja bem desenvolvidas com as que vejo que você fez!
Te desejo bons resultados! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 5:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
O problema em identificarmos uma nativa por seu nome comum, é a grande ocorrencia diversificada, em que, às vezes, dependendo da região do país, plantas totalmente diferentes acabam recebendo a mesma denominação:
Vassourão (Clethra scabra) - Local da foto: Serra do Cipó (MG)
Essa foto é de uma espécie que possui esse nome comum, tambem. Mas suas folhas não parecem ser do mesmo tipo da apresentada pelo Joel.
Pesquisando, encontrei variedades, com nomes cientificos variados, igualmente:
Bastardiopsis densiflora, vassourão.
Piptocarpha angustifolia, vassourão-branco
Vernonia discolor, vassourão-preto
Dodonea viscosa, vassoura-vermelha.
Se parecia dificil identificar a planta mostrada pelo colega, fruto de seu trabalho (YAMADORI), não quero com as informações acima contrapor mais obstáculos, mas apenas fornecer linhas de pesquisa que poderão ajudá-lo a deslindar os mecanismos de cultivo e desenvolvimento de sua planta, transformando quaisquer obstáculos em facilidades para tornar essa planta um lindo bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 8:06 pm Assunto: |
|
|
Felipe , ja vi com espessuras maiores , quanto a jararacas aramamos elas hahahah
Obrigado pela dica
Edmar realmente e da mesma planta que falamos , ela cresce praticamente onde não cresce mais nada , e uma planta bem rustica , espero que não seja sensivel ao treinamento nem as podas de raizes.
Fabio , sou iniciante nesta arte , mas adoro fazer yamadores , pois tu ve todas as etapas do trabalho , é muito gratificante . Tambem porque é muito dificel na minha cidade encontrarmos mudas em floricultura que se prestem para bonsai , pra ser bem franco é dificel encontra aqui ate mesmo floricultura, hahaha.
Nick realmente cada região tem seus nomes caracteristicos para uma mesma planta , mas estes sao arbustos que dão na areia , no bom sentido , vamos testar. Vou fotografar uma delas no seu habitat para voces verem.
Como falei sou iniciante , sem muita tecnica mas com muita vontade de aprender.
Talvez minhas plantas não deem em nada , mas enquanto trabalho nos meus "toquinhos" sinto uma paz tão grande que compensa cada minuto. Mesmo que todos sequem ja valeu a pena.
Numa viagem devemos esquecer a chegada e curtir cada minuto do caminho.
Valeu pelas dicas
Joel |
|
|
 |
Luís Alberto
Registrado: 17/07/06 Mensagens: 49 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 12:05 am Assunto: |
|
|
Meu amigo Joel, vc. está se superando, está virando o "mestre Yamadori", rsrsrs.
Está de parabéns, belo exemplar e belos também os que já vi, vc. é demais amigo.
Grande Abraço. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Abr 22, 2013 10:23 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando... _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
|