|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 11:46 pm Assunto: :::Ficus beijamina na pedra - 2::: |
|
|
pra relembrar vou postar uma das primeiras especie de planta que postei aqui no forum e um dos primeiros estilos tb.. porem em um nova trabalho.
essa fotos foram tiradas em outubro de 2009;
a pedra ou na verdade couraça laterítica;
a planta;
unindo os dois;
replantando, usei areia e um pouco de estergo de gado o restante cobri com casca de pinus não triturada;
1/2011
possivel frente;
possivel parte de traz;
ainda tá longe de terminar e neim tem muito o que comentar tb... mas ficarei grato por qq dica e opnião.
pra fechar, eu havia prometido a alguem postar a diferença que havia observado em relação a poda drastica nas duas especiees e comparando nas fotos....
o detalhe da poda no 1º galho.
aproveitando aqui pra mostrar a diferença entre o comportamento do beijamina para o variagata;
nesse galho eu fiz um corte bem longe de onde pretendo tratar futuramente mas como de praxes os galhos do ficus costumam secar um pouco abaixo do corte deixei que o corte ficasem bem longe da brotação nova porem rala...
já no variagata, olha o resultado do mesmo tratamento;
dei uma raspada pra mostrar melhor até onde o galho secou....
resultado...
ou seja, por plantas tão parecidas e desvantagem tão acentuada, parei de trabalhar com a especie variagata... fico apenas com os que já comecei a trabalhar a muito tempo.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 9:27 am Assunto: |
|
|
Filipe, Eu notei que na pedra que tu arrumou tem um buraco, vc passou raiz grossa por dentro desse furo??...é que um amigo fez isso com esse tipo de pedra...o fícus arrebentou ela...o bixo é danado! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Filipe fiquei muito interessado no que mostrou aqui sobre o variagata, é que a pouco tempo encontrei um galho jogado no lixo, com certeza fruto de alguma poda, que era bem grande e eu consegui fazer várias estacas que estão respondendo muito bem, tem duas que eu já comecei até a diminuir a quantidade de ramos pois são muitos. Gostaria de saber se no caso de uma desfolha acontece o mesmo? Ela também seca desta maneira?
Desculpe por aproveitar o seu post apenas para perguntar. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
André Luiz Santos,
to esperto já com isso, plantei uma leocena na pedra passando a raiz no meio dela e a brutona partiu no mio a pedra, imagina o ficus qq vai fazer!
vlw
André dos Santos Guimarãeessa minha tem origen semelhante a sua brother.
quanto a sua pergunta, realmente procede, deuxa galho sem folhas ou com poucas folhas pode levar a marte do galho, deixa a planta sem folhas pode levar a morte da planta.
o Ricardo Paiva tem umas bem bonitas dessa especie e tem procedido da seguinte forma se não me falha a memoria;
ele corta um terço de cada folha e ainda deixa algumas folhas inteiras nas pontas dos galhos.
a planta dele tem respondido bem pelos relatos e fotos!
as perguntas que enriquecem o forum!
relaxa!
vlw brother..
t+
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 24, 2013 11:12 am Assunto: |
|
|
nobres colegas,
tirei algumas fotos para sanar duvidas relacionadas a outras plantas que venho conduzindo e aproveitei para atualizar algumas plantas que venho formando com ajuda dos amigos aqui do fórum. Como já contei com a ajuda para formar outra arvore muito similar a esta, estou postando o que já foi feito mesmo antes de contar com conselhos dos foristas. O intuito é ajudar outras pessoas que tiverem duvidas similares as minhas. Porem, criticas, sugestão e novos questionamentos são sempre muito bem vindas e enriquecem o fórum.
a cerca de um ano fiz um "enxerto" para melhorar o aspecto de uma raiz demasiadamente grossa e não perfeitamente anexada a pedra. As fotos dizem melhor:
agora, dei uma aramada para posicionar melhor a ramificação secundaria e uma poda pra estimular a formação do ápice da planta. Infelizmente não fotografei antes.,
 _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|