|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 12:00 pm Assunto: Ajuda com meu Ulmus |
|
|
Olá a todos!!
Primeiramente, devo avisar que fiz este post em outro lugar, mas acho que fiz ele onde não devia, então apaguei lá e fiz outro igual aqui, peço desculpas por isso.
Tenho um Ulmus a 1 ano, mas em minha casa a iluminação que tenho é insuficiente, moro em um apartamento e minha janela tem cerca de 2h a 2:30h de iluminação direta do sol, tirando isso é um local bem arejado e iluminado.
Com esse problema da iluminação ele não se devenvolveu muito bem (ou o esperado) na ultima primavera. Com folhas muito grandes e alguns galhos totalmente sem folhas, preucupado com os galhos eu cortei a pontinha de 2 deles para ver se estavam mortos, não estavam, pois o interior verde indicava que não estavam mortos.
Para resolver o problema da iluminação, conversei com um colega meu, que me sugeriu uma iluminação artificial, ele me indicou iluminação usada em aquário para algas, e tive um exelente resultado em apenas 2 semanas!
Gostaria de sujestões sobre o que devo fazer agora, vou poda-lo no outono, mas não sei se devo podar muito por causa deste problema, e tenho que trocar de vaso em setembro/agosto deste ano.
Segue algumas fotos para vocês verem:
estou usando esta iluminação artificial, ele fica o dia na janela com a iluminação natural com 2hrs de sol direto, e por volta das 17h até 22h ele fica sob esta luz, tem dado exelentes resultados.
Copa vista de cima:
Vista de perfil (reparem nos galhos sem folhas)
Folhas antigas, provavelmente neste inverno cairão:
Area sem folhagem, reparem que há brotos pequenos nascendo
Detalhe da copa
Gostaria de sujestões de poda perante a situação de minha árvore e de sua troca de vaso que será em setembro/agosto |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 11:13 am Assunto: |
|
|
Olá!
Primeiramente, acho que 2 horas de sol direto é o suficiente. Eu já usei iluminação artificial também quando morava num apto que não batia sol. Dava conta, mas nunca é a mesma coisa que sol, claro.
O Ulmus, no meu entender, é temperamental. Ele seca as folhas, ficam amareladas, e de repente surgem brotos verdinhos. Isso, tirando no inverno, que vai cair tudo mesmo.
Acredito que a falta de brotação é pela AVALANCHE de galhos que sua planta possui. Vc tem que cortar muita coisa aí, na época certa, claro. Selecione poucos galhos que darã a estrutura da planta e a partir deles, corte todos os que estiverem cruzados, encostando um no outro. Se for cortar o galhinho todo, deixe um toquinho sobrando, não corte tudo com o alicate côncavo, pq isso pode prejudicar a alimentação no prolongamento do galho principal todo e ele secar. Depois de três meses, corte o toquinho, que terá secado. Pequise o substrato ideal e no inverno faça tudo isso, mas a poda pode começar agora, aos poucos. No inverno, retire todo o desnecessário, deixando apenas alguns galhos para composição da copa. Deixe secar bem o substrato, retire todo ele na hora do transplante e corte menos da metade das raízes. Coloque em substrato novo. Não deixe nenhuma terra preta. Corte as raízes pivorantes (grossas) e deixe bastante raiz fininha. Não se esqueça de passar pasta cicatrizante nos cortes das raízes grossas.
Este substrato está compacto demais e deve estar pura raiz, por isso não evolui. Enqaunto não pode transplantá-lo, peque um rachi e faça uns furinhos em toda a superfície do vaso, até o fundo e deixe. Isso melhorará o escoamento de água até o transplante. E molhe pouco só quando a superfície estiver seca, ok?
Espero ter ajudado
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Seg Abr 22, 2013 12:02 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Bom, a experiencia que tive com essa luz artificial deu muitos resultados, vou postar umas fotos para você ver que tirei ontem.
A minha dúvida agora é, quero tirar todas as folhas, para fazer uma poda radical e deixar apenas os galhos principais para remodelar a copa dele, qual é a melhor época para fazer isso?
Veja como a copa dele se recuperou bem, está muito densa agora, mas depois da poda quero deixar mais densa ainda, e eliminar as folhas grandes (que são antigas)
Vista de cima:
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|