|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Qui Maio 09, 2013 6:09 pm Assunto: Hora de colocar no vaso menor |
|
|
Oi pessoal !!
Gostaria de alguma dica para saber a hora de transplantar os pré bonsais para o vaso menor e definitivo,ou próximo do definitivo.
É que tenho bastante planta que já está com estrutura pronta,mas eu queria que engrossasse mais.
To ansioso para botar algumas plantas em vaso de bonsai mesmo,mas tenho medo delas pararem de crescer o que precisa ainda.
Dúvida de principiante mesmo,kkk.
Agradeço quem puder me dar uma dica nesta questão. |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 09, 2013 6:47 pm Assunto: |
|
|
Olha eu acho que essa hora chega quando a planta esta PRONTA (no seu ponto de vista) ou quando só falta a diminuição das folhas, e lembre-se de nunca tirar mais que 2/3 das raizes, se a planta nao couber no vaso que a deseja coloca-la,ponha em um vaso menor,e ano que vem no definitivo.
DICA:
Reaproveite o vaso que ela esta,se for aqueles preto fundo,corte-o e aproveite o fundo dele como vaso menor para ir acostumando as raizes.
espero ter te ajudado!
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 09, 2013 7:07 pm Assunto: |
|
|
Daniel, se vc colocar em vaso definitivo, de bonsai, e se o vaso estiver proporcional ao bonsai, a planta praticamente para de crescer. Inclusive o substrato tem que ser diferente.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 10, 2013 8:45 pm Assunto: |
|
|
É por aí mesmo meu amigo. Para haver crescimento de tronco tem que haver espaço para crescimento de raizes. Depois que estiver em vaso pequeno para bonsai o crescimento de tronco é bem pouco mesmo. E mesmo em vaso maior o crescimento de tronco não é muito bom se não foir deixado galhos de sacrifício. Ficar podando toda a planta o tempo todo não ajuda no engrossamento de tronco. Se a gente quer que o tronco engrossa, deixa-se um galho crescer livre, sabendo que ele depois será cortado. Enquanto isso vai trabalhando o resto da estrutura da planta para quando cortar o galho o restante já estar bem encaminhado. É importante também que este galho se sacrifício sejam tiradas as folhas mais baixas a fim de não fazer sombra para a parte que está sendo utilizada como estrutura do bonsai em si.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|