|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 10:02 pm Assunto: Shimpaku 7 anos |
|
|
Ola´a todos!
Alguem teria uma sugestão para este shinpaku?
Aguardo sugestões.
Um abraço! |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Um comentario apenas, ele não é muito jovem ainda não? |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Pedro,
Realmente é muito jovem.A sugestão que pedi, è que caminho seguir.
Um abraço! |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
Jair, quando citei que achava ele jovem, quiz dizer que acho que você deve deixa-lo desenvolver mais ate começar a pensar em alguma coisa, mesmo que queira um projeto de tronco mais fino. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 5:12 pm Assunto: |
|
|
Jair, este tipo de planta que o amigo tem aí e no estágio em que está oferece inúmeras possibilidades de estilização, eu diria que dá para fazer qualquer estilo, bem como, dá para fazer a planta com diversas possibilidades de tronco. É mais uma questão de escolha do proprietário. Normalmente se usa plantas assim para aplicar técnicas de estilização que produzam um resultado imediato, sendo muito usada em demonstrações ou concursos para novos talentos, onde em questão de 2 horas, parte-se de uma planta bruta para uma planta estilizada, entre áspas, "pronta". Fiz questão de colocar e dizer entre áspas porque na verdade ela não fica pronta, mas fica com um bom aspecto de bonsai. Normalmente o bonsaísta nesta hora usa um recurso de reduzir bastante o volume de folhagem verde, muitas vezes trabalhando não apenas com um dos galhos, como no caso de sua planta que tem 4, mas mesmo neste um com apenas algumas poucas ramas, vai da intenção do momento de cada artista. Dito isso, acho que deve deixar ela aí, como está, crescendo um pouco até após ver algum destes procedimentos que citei acima, tomar coragem e fazer o mesmo. Mas esta estilização sem que haja um pré-aprendizado sobre ela, fatalmente se tornará desastrosa, é o que vejo por aí e pelo mesmo caminho que também passei...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
Jair, como meu xará disse, essa planta oferece muitas opções.
Independentemente de vc querer um bonsai pequeno ou maior, faça algumas "visualizações" da seguinte forma:
Use um pano de cor clara e vá cobrindo partes da planta e vendo como fica. Incline de um lado; de outro, veja todos os lador da planta.
Já fiquei 6 meses com um shimpaku até decidir o que fazer.
Shimpaku tem um crescimento/engrossamento do tronco muito lento mesmo.
Para um bonsai de maior porte terá que aguardar mais uns 5 anos.
Para um bonsai pequeno (são os meus preferidos) pode começar a trabalhar neste inverno. Tem aí alguns meses até decidir o que fazer.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Boa noite meus amigos ÉLIOS,
Élio Luiz, fico contente em saber que meu shimpaku oferece várias possibilidades, porque eu não via nenhuma.Este shimpaku foi o primeiro contacto com o bonsai, primeira planta,( primeiro amor nunca se esquece)
Está nesta mamadeira desde o final de 2008.O plantinha de crescimento lento . . Seguindo seus conselhos, vou aguardar mais um pouco
para, só então ver o que fazer
Elio, vou usar sua tecnica do pano, e ver se visualizo alguma coisa.
Ha ia esquecendo, realmente são tres plantas suas que estão no livro.
Um abraço aos ÉLIOS. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 9:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jair, vc recebeu ótimos conselhos sobre como conduzir adequadamente sua planta. Posso acrescentar que, na fase em que ela se encontra, se se dispuser a aceitar como referencial a construção de um mini bonsai, vc poderá a partir do próximo inverno aramar todos os quatro caules, dando a eles movimentos bem sinuosos, com que formar, no prazo estimado pelo nobre Elio, de cinco anos, um bonsai realmente digno desse nome.
Geralmente aconselhamos aramar apenas no inverno por que nesse período a planta entra no que se chama dormência, ficando mais flexivel os galhos e tronco, bem como consegue-se evitar roturas ou rompimentos nas fibras de sua casca. A aramação resultante pode permanecer na planta por um, dois ou mesmo tres anos, sem nenhum prejuízo, vez que o resultado alcançado por ela acaba por justificar-se e mesmo as marcas ou sulcos causados no caule ou galho pela pressão do arame, podem ser ajustados e somados à estilização escolhida, qualquer que seja ela.
O mais importante a se ter em mente é que primeiro vc deve formar o tronco, isto é, os caules da sua planta, dando a eles movimentos bem sinuosos e interessantes. Disso resulta que a parte aerea carece de qualquer importancia, nessa primeira fase de cultivo, vez que apenas depois de formatar os caules é que vc terá em mãos um material de qualidade técnica superior, iniciando então a fase de formação estrutural aerea a partir desse ponto.
Nesse sentido, sugiro vc visulaizar algumas imagens de juniperos, para que possa ter uma noção de como aramar corretamente sua planta e o que fazer nela após aramar, dando movimentos sinuosos aos caules, todos eles, sem exceção:
[img]http://www.flickr.com/photos/qjhouse/3503897192/in/set-72157617628073537/[/img]
[img]http://item.shopping.c.yimg.jp/i/l/bonsai-service_cp-1[/img]
Na imagem abaixo, uma planta ligeiramente parecida com a sua, onde todos os caules foram devidamente aramados, recebendo educação sinuosa:
Dentro das várias possibilidades de trabalho mostradas nas imagens acima, vc poderá escolher outra, totalmente diferente dessas, é claro, com ótimos resultados. Algo dentro da colocação extremamente pertinente do nobre amigo Elio Luis, vc vê no site abaixo, em que um junipero foi estilizado, algo muito parecido que vemos nos eventos, durante a fase intitulada "novos talentos":
http://haruka000s.exblog.jp/8173365/
Bem, espero ter contribuído de alguma forma.... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Nicky,
Esta ultima foto,( a maior) me deu uma boa clareada na visão.
Haveria algum problema se eu aramar e logo apos trocar os recipientes em que está ?Porque estão desgastados pelo tempo.Faria isto somente no inverno é lógico.Se poder me responder agradeço.
Um abraço, e muito obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 6:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Fazendo no inverno, não há nenhum problema. É até adequado, pois assim vc deixa a planta com as raízes condicionadas imersas num substrato mais drenante e bem composto. Nos meus shimpaku eu uso: caco ceramico, terra granulada e pedrisco. A terra granulada eu obtenho pela fragmentação de terra dura de cupinzeiro, devidamente queimada para eliminar resíduos, insetos e sementes que porventura estejam insertes nela. Para enriquecer um pouco mais a mistura, acrescendo tambem uns 15% de BIOPLANT, que é um composto vendido pronto, muito usado por horticultores. Nada de colocar adubo ou esterco curtido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 10:08 am Assunto: |
|
|
e so seguir essas orientações do nick _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
marsurf

Registrado: 25/04/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 11:53 am Assunto: Estilo |
|
|
Bom, sou iniciante tenho um Shimpaku também, segui as orientações da galera do forum principalmente do nicky e bomsergio...Estou preparando um substrato para por ele.
Mas ao ver seu bonsai vejo o estilo Hokidachi - Vassoura...
Mas como falaram você podera fazer quase todos...Veja o que te agrada mais!
Abraços! |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, atualizando:Durante o inverno eu aramei, mas não consegui dar muitos movimentos, mas melhorou um pouco, agora resolvi transplantar para um vaso de treinamento.Apesar de já está passando da época, mas como aqui ainda está meio friozinho, acho que não vai haver problemas.
Esta é a suposta frente.
Esta seria a parte de tras
Vista de cima
No proximo transplante, com mais experiencia, eu consiga dar mais movimentos.
Aguardo criticas e sugestões.
abraço a todos. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo Jair!
Baseado em duas afirmações tuas: Fiz pouco movimento e aceito críticas!
Realmente pouco ou quase nenhum movimento vc deu à planta. Há que se escolher o estilo e podar galhos, ramos desnecessários e só aramar e torcer o que restar.
Vale lembrar que o estilo Hokidachi é o menos indicado para o shimpaku, por ser óbvio demais, ou seja, continuará como um arbusto.
Minha crítica é no sentido de que vc pode melhorar bastante essa muda e vir a ter um belo bonsai shohin.
abraço, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 04, 2011 6:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo Élio, fico contente por vc ter sido sincero. Ainda tenho tido bastante dificuldade em ver o melhor estilo para esta planta, mas agora com este puxão de orelhas que vc me deu,simplesmente minha visão se abriu e já tenho um projeto para ela. Pergunto; ainda da para fazer podas e aramação nela agora ou é melhor esperar para o próximo ano?Uma vez que foi podada suas raizes, esta em recuperação.
Desde já agradeço.
Abraço véio! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|