|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:43 am Assunto: Acer burgerianum, atualização |
|
|
Em 2004, quando participava de um magnifico evento no Atelier do grande Dom Mario, tive a oportunidade comprar do Vicente Romagnole, tres grandes aceres, variedade burgerianum (kaede). Desde então, venho conduzindo essas plantas com a finalidade de formar uma estruturação aerea adequada, com boa densificação e ramificação. Para tanto, faço duas desfolhas anuais, efetuando podas de manutenção e condução, com o aporte de aramação. Este ano, após desfolha completa, as plantas retornaram com uma vigorosa brotação, ainda que diferente do que ocorre no sul, sua coloração não seja tão vermelha:
Na sequencia, fotos iniciais das plantas, e como se encontram atualmente:
É preciso estar atento a que, após favorecer a estruturação, este ano irei dar inicio a melhoria do nebari, fazendo enxertos nas raízes, para aprimorar o nebari radial que é fraco atualmente. Há, ainda, os grandes cortes na parte superior do tronco, que estão sendo cicatrizados gradativamente. Buscarei, ainda, aproximar as brotações do tronco, evitando deixar os galhos alongarem-se em demasia:
O substrato original foi substituido por um novo, mais drenante: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus, terra granulada (cupinzeiro queimado):
Em alguns galhos, a maioria aliás, podem ser vistos sulcos produzidos pelo excesso da aramação. Isso não é preocupante, pois ao longo dos anos irão desaparecer completamente, sem nenhum prejuízo para a planta, inclusive:
O clima aqui de Brasilia (há vários meses sem chuva) extremamente quente, seco e de baixissima umidade, é o responsável pela cor esmaecida dessa nova folhagem dos aceres. Infelizmente, se quisermos ter essa espécie, temos que aprender a lidar com isso e, como nossas plantas, sofrer as consequencias advindas desse tipo de clima. O que não impede, contudo, que realizemos os trabalhos necessários para melhorar a qualidade dos nossos bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 19, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
Belos exemplares Nicky,gostei muito......  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Nicky, beleza de trabalho até aqui. Bom exemplo para quem pensa que bonsai pode ser feito em pouco tempo. Um bonsai de qualidade leva-se vártios anos para se obter, mesmo paratindo de um material de grande porte, são várias as correções a serem feitas, e isso leva tempo. O amigo obteve uma grande evolução até aqui, mesmo enfrentando um clima que não é o mais apropriado para a espécie.
Parabéns, sucesso e nos mostre no futuro a evolução.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:34 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Maravilhoso estes aceres, uma espécie que se adaptou muito bem
aqui.
Essa coloração deles nos atrai mesmo continue postando a evolução
deles pra nós, quero acompanhar.
Um abração _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 1:05 pm Assunto: |
|
|
Lindas plantas Nick. Vou utilizar seu substrato em meu Palmatum. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 6:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço ao encorajamento dos nobres colegas. Realmente, ter em mãos um tronco grosso não é nenhuma prerrogativa de ter um bonsai pronto em pouco tempo. Ao contrário, por vezes levaremos aí uns dez ou quinze anos até ter algo que possamos considerar finalizado. No que concerne a essas plantas, sei que estou no caminho certo, mas ainda há muito a fazer, bem sei. O fator tempo e paciência andam de mãos dadas, e não há nada a fazer para reduzi-los.
Marcos Castilho, o substrato usado no acer kaede não é o mesmo a ser usado no acer palmatum, lamento muito se induzi o nobre colega a pensar dessa forma. Tenho alguns palmatum e aconselho algo mais ácido, como o substrato usado em azaleas, por exemplo, para obter um resultado mais satisfatório. Eu uso algo como terra granulada, casca de pinus, carvão vegetal e um tipo de substrato comprado pronto, utilizado por horticultores, para produzir hortaliças, chamado por aqui de bioplant. Esse composto possui, entre outras coisas, casca de pinus e de coco triturados e queimados, vermiculita, etc. É bem leve e nutritivo, servindo bem para o palmatum, azalea e algumas outras plantas como essas.
Ao contrário do kaede, tambem, o acer palmatum requer mais sombreamento, solo mais úmido e rico em nutrientes. A adubação deve ser preferencialmente liquida. Eu uso Fosway. Há alguns outros cultivadores que usam osmocote, com ótimos resultados tambem. Evite a dobradinha TM+FO nessa espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 12:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela diga Nick. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 14, 2013 11:46 am Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Como você consegue manter o palmatum no clima de Brasília? Ele requer dormência?
Abs
--Adriano |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Maio 14, 2013 12:59 pm Assunto: |
|
|
Incríveis!! Simplesmente magníficos esses exemplares!! Quero muito acompanhar essas evoluções!!
Parabéns!! _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|