|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Meehiel

Registrado: 01/08/12 Idade: 43 Mensagens: 53 Localização: Florianopolis-SC
|
Enviada: Dom Maio 05, 2013 10:57 pm Assunto: Duvida sobre Casuarina |
|
|
Caros colegas, ontem obti um exemplar de Casuarina, porem tenho um receio enorme de perder este, oque fazer primeiro?
diminuir as agulhas com os dedos?
aramar?
repouso longe do sol?
estou no dilema....... _________________ "Se você fizer sua parte, Deus fará a Dele, e o(a) manterá irrigado(a) e florido(a). Se, contudo, negligenciarmos nosso papel, viveremos em estado desértico, áridos, sem vida, sem cores". |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Maio 20, 2013 8:45 pm Assunto: |
|
|
Coloca uma foto aí pra gente vê!  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Maio 20, 2013 9:07 pm Assunto: |
|
|
Ah outra coisa....a casuarina pelo que sei não é da família dos pinheiros.
Ela produz folhas que se assemelham aos pinheiros. Portanto não sei se deveriam ser aplicadas a ela os mesmos cuidados...entende? _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Maio 21, 2013 4:20 pm Assunto: |
|
|
A casuarina é uma das coníferas mais resistentes que eu conheço, ela tolera melhor do que as outras coniferas às intervençõs, fora de epoca ou não.
Sendo uma conífera, ela necessita de bastante Sol, no mínimo 6 horas por dia.
Uma limeza de agulhas não faz mal algum e como o crescimento desta planta não é tão intenso no outono e no inverno acho que uma aramagem poderia ser feita sem problemas. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Maio 27, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Meehiel.
A casuarina não é uma conífera. na realidade casuarina é o nome genérico de uma família que abriga 17 espécies.
A massa verde é na realidade formada por pequenas folhas escamiformes, agrupadas. Aparentemente assemelham-se as agulhas dos pinheiros mas são bem diferentes.
Bem, Meehiel. Tenho um pré em treinamento há bastante tempo.
É uma excelente espécie para formar um bonsai.
Veja uma foto dela em janeiro deste ano:
Você pode ver outras fotos em http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/casuarina-2/
Já mexi nela abrindo o shari até a base pois estava podre.
Bem, é uma espécie muito pouco exigente para solos, rega e adubação. Suporta muito bem trabalhos de madeira morta e aceita podas radicais. Você pode deixa-la sem nenhuma folha que ela brotará. Eu fiz isso na minha.
Adora sol pleno tanto que cresce muito bem à beira mar.
O solo deve ser bem drenante e arenoso.
Gosta de bastante água mas sem encharcar.
Como adubação, eu uso osmocote de liberação lenta (9 meses).
Quanto as folhas, elas são muito longas mas isto é facilmente resolvido pinçando, com os dedos, nunca cortando (ficam marrons), reduzindo-as a 2 ou 3 cm.
Posta uma foto pra galera ver. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Ter Maio 28, 2013 10:42 am Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico, tenho algumas mudas de casuarinas e já ouvi dizer que ela não "gosta" muito de adubos químicos, procede a informação? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 28, 2013 10:58 am Assunto: |
|
|
Vinícius, é verdade.
Perdi uma planta linda mesmo aplicando metade da dose indicada de adubo químico.
Osmocote é a melhor solução. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|