FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira Moyogi - P.E
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pablo Eiterer

MensagemEnviada: Qua Maio 29, 2013 3:46 pm    Assunto: Pitangueira Moyogi - P.E Responder com citação

Eae Bonsaistas!

Venho nesse topico mostrar o trabalho de poda e consequentemente desfolha dessa planta que foi realizado ontem. Porque consequentemente? porque a planta devido a uma doença nas folhas que eu desconheço havia perdido bastante folhas, apesar da brotação intensa, então somente possuía folhas nas pontas dos galhos. A baixo umas imagens do trabalho já realizado:
Atual frente

Lateral esquerda

Parte de tras

Lateral Direta

Superior

Sei que não é a melhor época para esse tipo de intervenção porém resolvi aproveitar o tempo que estou tendo para realiza-la e creio que a planta se recuperará bem, pela pequena experiencia que tenho com a especie.

Gostaria da opinião dos amigos de como devo proceguir com essa planta e reparar os "erros" dela!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Fala ae Pablo...
ja que desfolhou, aproveita e arama para distribuir bem os galhos e dar um movimento legal a eles...
define o ápice e arama ele pra cima....
ta legal tua planta....
eu passo o arame nessa época, o risco de marcar de mais é menor....depois na primavera eu tiro e deixo crescer e ramificar....
e por ai vai...
abraços.
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pablo,

Se você pretende deixar a sua planta deste tamanho e partir para ramificação dos galhos, então você precisa reduzir o comprimento dos galhos superiores e deixar os inferiores crescerem livremente para engrossarem até o diâmetro desejado, para depois comecar o trabalho de ramificação. Se você pretende formar um bonsai mais alto então deixe os galhos superiores como estão mesmo para ganharem vigor e crescerem mais rápido, de qualquer forma os gahos inferiores precisam engrossar mais para depois começar o trabalho de ramificação. É um material com bom potencial que pode se t ornar um bonsai muito bonito!!!

Abraço
Pablo Eiterer

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Fabio Lima escreveu:
Fala ae Pablo...
ja que desfolhou, aproveita e arama para distribuir bem os galhos e dar um movimento legal a eles...
define o ápice e arama ele pra cima....
ta legal tua planta....
eu passo o arame nessa época, o risco de marcar de mais é menor....depois na primavera eu tiro e deixo crescer e ramificar....
e por ai vai...
abraços.

Valeu pela resposta Fabio!
Então.. a planta estava um pouco debilitada antes da desfolha devido a uma doença nas folhas por isso acho que não vou mexer mais nela por enquanto.. essa desfolha ja foi bastante arriscada, vou esperar ela se recuperar primeiro pra só assim aramar ela!

Só uma pergunta: Quanto tempo você costuma deixar o arame nela? a minha eu deixei até marcar a casca como você pode ver e ela ainda sim acaba voltando um pouco!

Abração.
Pablo Eiterer

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Gilson Reis escreveu:
Pablo,

Se você pretende deixar a sua planta deste tamanho e partir para ramificação dos galhos, então você precisa reduzir o comprimento dos galhos superiores e deixar os inferiores crescerem livremente para engrossarem até o diâmetro desejado, para depois comecar o trabalho de ramificação. Se você pretende formar um bonsai mais alto então deixe os galhos superiores como estão mesmo para ganharem vigor e crescerem mais rápido, de qualquer forma os gahos inferiores precisam engrossar mais para depois começar o trabalho de ramificação. É um material com bom potencial que pode se t ornar um bonsai muito bonito!!!

Abraço

Muito obrigado Gilson!
Pretendo fazer dela um bonsai desse tamanho mesmo, minha ideia inicial era justamente essa: deixar os galho de baixo desenvolverem e podar os de cima pra ramificar, porém com essa doença os galhos de baixo não desenvolviam, somente a parte superior da planta lançava novos brotos e crescia.. Mas assim que ela se recuperar eu farei justamente isso, deixar os galhos de baixo engrossarem e ganharem tamanho pra melhorar a conicidade e formar um apice nela!

Abração!
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Pablo,

Não sei que doença é esta,mas tenho duas pitangueiras em vaso de desenvolvimento e apesar do meu objetivo ser o crescimento da planta já fui obrigado a cortar os galhos superiores para que os galhos inferiores se desenvolvesem mais e não morressem. Sugiro que assim que os galhos inferiores comecem a crescer você pode os superiores para que a energia da planta seja direcionada de forma mais igual para todos e possam se desenvolverem também, caso contrário você corre o risco destes galhos secarem. Isto poderia ser feito agora, mas como não sei como a planta vai reagir devido a doença, acho melhor esperar a nova brotação.Não deixe de postar a evolução!!!!!!!

Abraço
Pablo Eiterer

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Gilson Reis escreveu:
Pablo,

Não sei que doença é esta,mas tenho duas pitangueiras em vaso de desenvolvimento e apesar do meu objetivo ser o crescimento da planta já fui obrigado a cortar os galhos superiores para que os galhos inferiores se desenvolvesem mais e não morressem. Sugiro que assim que os galhos inferiores comecem a crescer você pode os superiores para que a energia da planta seja direcionada de forma mais igual para todos e possam se desenvolverem também, caso contrário você corre o risco destes galhos secarem. Isto poderia ser feito agora, mas como não sei como a planta vai reagir devido a doença, acho melhor esperar a nova brotação.Não deixe de postar a evolução!!!!!!!

Abraço

Era uns pontos que davam nas folhas dela e elas secavam.. mas espero ter acabado com ela.
Exatamente isso!! acontece o mesmo com a minha a brotação superior é vigorosa e a inferior muito timida, alguns galhos até secaram tbm! Vou fazer justamente isso, esperar ela se recuperar e assim que der vou podar somente os superiores para ver se o inferiores pegam mais força!

Pode deixar, vou postando aqui a evolução.
Abração
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pablo, não sei o local que cultiva tua pitanga, mas o problema dela pode ser exesso de agua ou falta de sol direto, ou o substrato esta muito compacto e retendo a agua por muito tempo, observe estes passos e ao meu ver pode estudar uma possibilidade de enchertar uma planta mais nova para corrigir o nebari e dar mais conicidade a planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Pablo Eiterer

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo pode ser substrato muito compacto sim.. obrigado pelo toque, ela vem rebrotando bem vou ficar de olho se a "doença" voltar irei fazer o transplante dela o quanto antes.

Quanto a correção do nebari, essa especie aceita bem o enxerto de raiz? nunca tive a oportunidade de realizar algo parecido tem alguma dia?

abraços
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pablo Eiterer escreveu:
Djalmo pode ser substrato muito compacto sim.. obrigado pelo toque, ela vem rebrotando bem vou ficar de olho se a "doença" voltar irei fazer o transplante dela o quanto antes.

Quanto a correção do nebari, essa especie aceita bem o enxerto de raiz? nunca tive a oportunidade de realizar algo parecido tem alguma dia?

abraços

Na realidade não tenho a certeza se funciona na pitangueira, mas estou usando esta tecnica em uma jabu e espero que de certo!!!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14068
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: