Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 7:17 pm Assunto: Bouganville Hokidashi Atualizada |
|
|
Tenho a intenção de fazer um hokidashi desta primavera roxa.
Gsotaria da opinião e orientação dos colegas...
Inicialmente ela estava assim:
Realizei uma poda drásitica em agosto de 2011 e já tem brotos pra todos os lados:

Editado pela última vez por Nato em Ter Jun 04, 2013 10:45 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 06, 2011 1:26 pm Assunto: Re: Buganvillea: ajuda para estilização em Hokidashi |
|
|
Alguém pode me ajudar se preciso podar já os galhos curtos ou aramar buscando curvatura, ou deixar reto seguindo o tronco? |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 2:59 pm Assunto: |
|
|
Caro nato, blz?
Procederia da mesma forma em relação a poda drástica, no entanto, após podas dessa natureza é aconselhável que, para uma recuperação completa da planta ela permaneça de repouso absoluto por um ano. Deixaria para efetuar a seleção dos galhos, assim como, condução dos mesmos apenas no ano que vem, até por que você teria uma gama maior de opções, caso ela venha a florescer, melhor aguardar as flores caírem para fazê-lo. O que pode ser feito desde já é uma boa adubação orgânica, depositando sempre na borda do vaso, não próximo as raízes e claro sempre com muita cautela na quantidade.
Espero ter ajudado.
Abraços. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
Nato, se tratando de bouganvule, e deixaria os galhos crescerem a vontade para engrossar o galho, pois quanto mais grosso ele for próximo ao tronco ficará mais bonito futuramente. Desta forma é mais rápido para engrossar.
Vi que desfolhou próximo ao tronco, não sei se para visualizar ou se para estimular brotações. De qualquer forma, devem aparecer brotações o que já pode ir direcionando para a formação do hokidachi.
Se for dar sinuosidade, aconselho não em curvas, mas em ângulos. Tente observar a posição da gema (ou espinho), que deve preferencialment ficar na parte convexa do ângulo. Tudo isso irá facilitar a formação do galho ramificado mais bonito e técnico, mas não é uma regra. Porém observando as fotos me parece que não vai conseguir dar sinuosidade sob o risco de quebrar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 5:57 pm Assunto: |
|
|
Bom, achei que tinha q esperar pelo menos um ano...mas me enganei. |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 07, 2011 5:55 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Green_bsb e Nikkei 100 pelas contribuições.
Nikkei, podei para estimular bratações mesmo. Cortei cada folha no talinho, cortei a ponteira e deixei somente dua folhas na ponta, deu certo (técnica exposta por Elio observada aqui no forum). Com relação a sinuosidade ainda dá para fazer sim. Você acha que fica melhor siniosidade mais reta realizada através de podas? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Out 08, 2011 9:16 am Assunto: |
|
|
Pode fazer com arame, cuidado para não marcar. Só acho que a sinuosidade deve ser leve. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2012 6:08 pm Assunto: |
|
|
Atualizando, 25/08/2012:
 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2012 8:21 pm Assunto: |
|
|
Acho que vai ficar bem legal sua planta!!!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Dom Ago 26, 2012 9:04 am Assunto: |
|
|
Bela evolução esta no caminho certo...
Parabens.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 26, 2012 12:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu, pessoal!!! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Ago 27, 2012 2:18 pm Assunto: |
|
|
Nato, belo exemplar e tua condução esta muito boa tbm, mas vc poderia tirar mais fotos para observar de mais perto a planta.
Atenciosamente |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Ago 27, 2012 5:14 pm Assunto: |
|
|
Ola Nato , boa condução até o momento. Minha opinião é com relação ao transplante para o vaso pequeno .
Veja que desde a poda drastica passaram-se apenas 10 meses, tempo relativamente curto , eu diria , curtissimo .
Com este reenvase, o reduzido espaço e quantidade de substrato , sua planta entrará num estado letárgico , ou seja , terá um desenvolvimento muito mais lento , caracteristica que buscamos apenas para bonsai prontos .
No caso desta planta os galhos ainda não estão totalmente desenvolvidos e proporcionais ao tronco , bem como a cicatrização da poda drastica ainda não se concluiu, creio que as ramificações secundarias e terciarias tb deixem a desejar .
Depois de atingido o estagio certo , sim , deve ser feito o envase num recipiente menor para a redução das folhas e manutenção da estrutura escolhida.
Parabens e boa sorte. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Seg Ago 27, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
BOM MATERIAL MAS VOCÊ DEVERIA COLOCA-LA EM UM VASO MAIOR OU EM UM ESCOREDOR/MAMADEIRA OU TERÁ QUE TER MUITA PACIÊNCIA POIS SEU DESENVOLVIMENTO VAI SER LENTO. |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 27, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
Beleza, pessoal, valeu pela dica...
Esse é um dilema que tenho. Preciso colocar algumas plantas em vazos menores porque cultivo na varanda do AP, se não já sabem né... Não dá espaço nem pra molhar.. rss |
|
|
 |
|