FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Vermelha
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 12:10 pm    Assunto: Caliandra Vermelha Responder com citação

Olá pessoal..
então, está planta tenho a um tempo e cheguei a desistir dela por não saber o que fazer, pelo projeto ter dado errado por minha falta de conhecimento.

Agora procuro ajuda, ae estão as fotos:

Geral:


Frente:


Atraz:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Cara se minha cortaria os galhos que saem debaixo e formaria a copa é só o que está faltando, eu baixaria ela um pouco. Tens uma bela planta.
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 01, 2013 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas,

Na minha opinião a parte superior apesar de ter uma bom movimento no tronco, não possui conicidade. A minha idéia seria um corte um pouco acima do início deste "pescoço" para ver se sai algum broto que possa ser utilizado como novo ápice. As caliandras brotam muito bem é quase certo que deva emitir uma nova brotação neste local,deixar os dois inferiores crescerem para engrossar e depois cortar e começar a ramificar. Uma outra opção se não brotar ou se não quiser aproveitar este galho superior é cortar rente onde anteriormente foi cortado, inclinar a planta para esquerda (foto 1 e 2), eleger um dos galhos da direita como novo ápice e o outro galho deixar crescer para engrossar, manter o da direita também e fazer o mesmo procedimento. Após estarem na espessura desejada começar o trabalho de ramificação dos galhos e manutenção do ápice. Qualquer que seja a escolha dentre as minhas, as dos colegas do fórum ou sua, você tem um material bem promissor em mãos. Sucesso!!!!!

Wink

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelos conselhos Leão e Gilson..

Gilson a segunda opção que sugeriu é interessante, é uma forma que eu não havia pensando, talvez a siga..

vamos ver se surgem mais opniões ..

um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas,

Nem precisa nem dizer que não sou bom em desenho no paint, mas apenas para exemplificar melhor a minha sugestão seria conforme esquema abaixo.



Acabei não mudando os números da primeira imagem mas o 3 é o galho da parte de trás, o 2 é o galho da direita e o 1 o da esquerda na primeira foto.

É isso aí, verifica quais as melhores possibilidades e boa sorte com a sua planta e não deixa de postar as intervenções realizadas.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ficou faltando um galho no lado direito do novo ápice para preencher o vazio, mas é só um rascunho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Bom projeto do Gilson. Mas considerando que a caliandra brota bem e que daria para aproveitar parte desta sinuosidade do tronco, eu cortaria o tronco principal na direção onde aponta a flecha vermelha do número um na primeira foto mostrada pelo Gilson.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Elio, acho que ainda cortaria as rizes.
Mais ou menos assim.




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Tem uma forma bem curiosa, acho que deve estudar bem antes de intervir, tem muitos caminhos a seguir e ainda tem 2 meses pra poder mexer então estude com calma.

Abraço.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 12, 2013 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Abaixo tem a sequencia de algumas etapas da planta desde que comprei, não cheguei a fotografar todas, segue data e fotos:

Maio 2010:



Abril 2011



Julho 2011



Setembro 2012


Maio 2013



Gison, obrigado pelos desenhos, pela susgestão e vou postar os próximos cortes sim..

Djalmo, nunca havia pensado em cortar as raizes kk, vou lembrar disto na próxima vez que mexer, valeu..

Thomas vou pensar bem mesmo antes de fazer um corte drastico nela pois como ve nas fotos deu um trabalhão pra ter essas curvas..

Espero mais opniões, vamos la pessoal..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Eu seguiria o projeto do Djalmo, por enquanto, até vir uma nova e vigorosa brotação, mais tarde retiraria por completo os galhos, porém o tempo vai dizer.
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

a bichinha sofreu Laughing
mostra que é guerreira, realmente o estilo de tronco curvo é o mais adequado a sua natureza.
essa vai dar um otimo bonsai.

_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

É Jose ela sofreu mesmo kk..

tentei faz nesse estilo que postou a foto mas os novos brotos não nasceram nos lugares certos, que seria o ponto mais curvo pro lado de fora como mostra o exemplo que postou Smile

o que é uma pena Sad
Agora estou a procura de algumas soluções.. sera que alguém tem mais idéias Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

douglas.ariel escreveu:
É Jose ela sofreu mesmo kk..

tentei faz nesse estilo que postou a foto mas os novos brotos não nasceram nos lugares certos, que seria o ponto mais curvo pro lado de fora como mostra o exemplo que postou Smile

o que é uma pena Sad
Agora estou a procura de algumas soluções.. sera que alguém tem mais idéias Laughing



Tenta enchertar um galho no local onde tu acha mais adequado, compra uma muda bem novinha, que o tronquinho seja bem fininho que fica mais facil!!! Abraço
_________________
"Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jun 25, 2013 10:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Douglas, é um fato reconhecidamente dificultoso "enxergar" o futuro de uma planta, quando iniciamos seu cultivo. Quase todos nós bonsaistas, ao longo do nosso aprendizado, passamos por essa mesma dificuldade: ver o que a planta tem a nos dizer sobre ela e qual o melhor caminho a seguir para chegar ao melhor resultado.

Geralmente, eu sempre recomendo analisar com calma a base do tronco, rente ao solo, verificando onde está a maior amplitude da base. Isso significa dizer: onde é que o tronco, visto entre o solo e seu inicio, tem a base mais ampla, mais larga. Partindo daí, iremos analisar então o primeiro terço da planta. Segundo as regras clássicas do bonsai, uma planta deve sempre ser "dividida" visualmente falando, em terços, sendo que cada um terá sempre um tamanho ou altura, proporcional em relação a seu antecessor. Considere o primeiro terço como a parte que se situa entre a superficie do solo até mais ou menos o primeiro galho, ou na ausência deste, o galho mais próximo da base (que pode ser o segundo galho, ou mesmo o galho de fundo, isso é irrelevante).

Um bonsai é construído considerando sempre um numero mínimo de galhos. Isso significa que não precisamos de muitos galhos, mas apenas de uns dois ou tres, para formatar uma estrutura aérea qualquer, desde que harmoniosa com o que o tronco apresentar de peculiaridade nesse sentido. Não adianta querer transformar um tronco moyogi (ereto informal), por exemplo, num kengai (cascata plena), se o tronco não servir ou não tiver base para essa mudança. A planta, e sua melhor análise, então, é que irá definir qual o estilo que iremos formatar na planta.

Vendo as fotos que você postou no forum, analisei que vc passou por esse processo e favoreceu o estilo moyogi, em que o tronco teria então um sentido em que houvesse um ligeiro movimento lateral sinuoso. Seguindo essa diretriz, você deixou que o ápice alongasse bem, para buscar essa formatação. O moyogi é um dos estilos mais fáceis de serem obtidos, e há várias maneiras possíveis de trabalhar uma planta visando sua construção. Essa que adotou foi a mais simples, então agora resta apenas buscar a formação estrutural adequada a ele, para completar seu trabalho.

O colega Djalmo realizou uma ótima projeção para sua planta, ao analisar com critério justamente os pontos que elenquei acima e assinalar os locais onde voce precisa cortar sua planta, para buscar a continuidade do estilo moyogi. Seguindo as orientações que ele apresenta, não haverá erro algum e em pouco tempo você terá um lindo bonsai dessa variedade de Caliandra, chamada twiddi (tuíde). Julgo não ser necessário acrescentar mais nada além do que o Djalmo citou. A sequência dos cortes é incisiva, e você deverá preservar apenas três galhos: um que irá brotar na parte superior e se tornará o novo ápice, um abaixo deste, em linha oposta e outro por detrás, um pouco acima deste segundo. Com esses três galhos, você tem material de sobra para construir o bonsai no estilo moyogi, sem nenhum problema ou contratempo. Boa sorte, e não deixe de postar o resultado para acompanharmos.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil