FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Camboim estilo
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2014 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Masssss Báh tchê...rsrsrs Jájá não te sobra tronco algum... rsrsr Rolling Eyes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Dom Ago 23, 2015 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Buenas pessoal

















Ai está, fotos atuais, somente estas brotações vieram no topo, o resto foi tudo na base, então as cortei..

Na foto acima da pra ver que tem um broto atrás da brotação do topo. Acho que vou cortar já que único caminho que vejo é torna-la como no modelo da imagem abaixo.

Ta certo que vai demorar alguns anos, ma afinal, eu não desisti nunca dela né.. dicas ?
Será que é possível fazer com está espécie ?


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 30, 2015 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Douglas!

Para conseguir algo como a imagem que você postou tem deixar o apice crescer livremente até estar quase da espessura do tronco e depois podar drasticamente, quando rebrotar, fazer o mesmo, ou seja deixar crescer até estar quase do diâmetro da parte podada anteriormente, com isto se consegue ganhar conicidade para ficar +/- como a da foto, o problema é que não tem nenhum galho do lado oposto, teria que posicionar um dos galhos do ápice par este lado para não ficar vazio. O nebari do lado oposto parece melhor, mas aparece o corte reto. Poderia resolver isto escavando o tronco e afunilando para baixo, neste caso eu não cortaria o galho que está logo abaixo do ápice. Estas são as minhas dicas!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2015 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia

Não vou fazer como o modelo da foto demonstrativa se é assim como diz pois iria demorar demais, demais.

Essa ideia de escavar o corte é bem boa, pretendo fazer isso mesmo no futuro

Vou deixar estes ramos crescerem e formarem uma copa descabelada, depois decido que faço pois atualmente não vejo modelos na internet..

obrigado pelas dicas Gilson.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2016 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Como estava, frente e trás..




Frente e tras com corte de galhos, corte raizes expostas e troca de vaso, tudo de uma vez :DDDDDDDD





video no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=rbxZYwcXqJ0

Talvez tinha que cortar esses galhos mais curtos né, mas acabou escurecendo. Pelo que ta aí vou deixar unir uma copa entre os galhos que existem e vai ficar bonito
Surprised
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Douglas, bom dia.

Também faço estas loucuras quando pego confiança na planta rs.
Legal, tenho certeza que ficará bom esta junção para formar uma copa.

Vou acompanhar este seu cambuí.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2016 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado João.

o Fórum parece meio parado, será que os moderadores derem um tempo em tentar manter tudo sempre respondido ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2016 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas, de todos hoje, o Arzivenko parece que está de volta.
Mas nenhum deles largaram o fórum de absoluto. Sempre entram, dão uma olhada, mas não necessariamente respondem.

Agora de forma geral, o fórum exige um pouco mais de tempo do participante: precisamos hospedar a imagem, pegar o link e etc. Para responder os amigos, não tem desculpa! é rápido!.
Mas como vivemos numa pressa da vida, o pessoal acaba partindo para a praticidade das redes sociais. É uma realidade. Mas eu particularmente, confesso que também dei uma pausa aqui, mas fazendo uma reflexão, não abandono o fórum pelos seguintes motivos:

1- Pela história, pioneirismo, pelas grandes pessoas que já participaram ou ainda participam.

2- Pela possibilidade de acompanhar plantas, sem muita dificuldade, através de anos. Ver a mudança acontecer. Você poder ter um tópico, resgatar fotos do início do processo, lembrar as datas que realizou determinado procedimento, fornecer inspiração bem como sugestão para os amigos.

3- Nível dos participantes. Nada de "mestres" da internet, que de uma hora para outra dão um google e acham que detém conhecimento para transmitir alguma coisa. Aqui existe mais formalidade e educação de forma geral.

4- Carinho pessoal. Conheci grandes amigos até hoje por aqui. Sempre que precisei também, o sr. Mário foi muito solícito. Tive o prazer de conhecê-lo em uma exposição no ibirapuera. Além de gostar de suas obras literárias.

5- "Bíblia" do bonsai. Se fossemos catalogar, estes anos, o que existe aqui é um conteúdo imenso. Claro que tem muita coisa que pode ter sido revista, mas não deixa de ser uma escada do conhecimento como em toda ciência biológica. O sistema de busca do site é muito bom. O ruim é que as vezes as fotos já estão fora, mas ao responder um tópico, geralmente se o bonsaista gosta do que transmitiu, ele entra para ver o que escreveram e pode até atualizar as imagens para quem as pedir.

6- As plantas não mudam tanto como a nossa vida e a tecnologia. Diante de uma arte milenar, tópicos antigos, acabam sendo atuais.

Entre outros. Mas estes para mim são os mais relevantes. Os que lembrei agora.
Um abraço Douglas.
PS: Eu respondo meus tópicos se alguém me questiona de certa forma, uma dúvida específica. Mas normalmente quando vejo um comentário mais genérico, elogio e etc só respondo quando faço e posto a atualização de minhas plantas. Só não atualizei ainda as minhas porque não mudaram muita coisa.
Um abraço aos meus irmãos.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2016 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Com certeza João, o fórum é um lugar muito rico.
Gosto muito de ter aqui o histórico de evolução das minhas plantas apesar da hospedagem das imagens as vezes não existir mais.
Também gosto de ver o histórico de outras pessoas aqui, é um lugar ótimo..
Espero que o fórum se mantenha com o passar dos anos
um abraço João
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2016 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Opa! Tô por aqui, aos poucos estou tentando me atualizar e me comprometo a manter a frequência de participação.

Douglas teu cambuim deu uma boa respondida, tenho alguns pitacos sobre ele, mas tenho que olhar com mais calma. Ainda hoje volto aqui fazer umas ponderações, combinado? Valeu!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2016 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, vamos lá.

Douglas, vendo tua planta pelas fotos e pelo vídeo me vem à mente alguns pontos que devem ser discutidos.

1. Sobre tua intervenção.

Olha, eu acho que o envase foi precipitado, o problema de colocar a planta em um pote pequeno é que ela acaba estacionando o crescimento, a menos que você capriche na rega, adubação e reenvase a planta anualmente. Sugiro que no próximo reenvase mude-a para um pote maior, de treinamento, colocando no pote de bonsai apenas quando a estrutura básica estiver pronta e desejar apenas o refinamento da copa.

2. Sobre as normas estéticas.

A maior parte dos ocidentais que praticam bonsai tentam seguir "as normas clássicas" de estética. Coloquei entre aspas porque ao contrário do que muitos imaginam, estas regras não são seguidas estritamente no Japão, ela foram compiladas primeiramente por John Naka, que depois de aprender bonsai no Japão se estabeleceu na Califórnia - EUA. Procure os livros dele se deseja melhorar tua estética, é um guia prático de como ter uma árvore que pareça um bonsai. Se quiser material no Youtube procure o canal de David Cortizas, que é um espanhol que segue muito bem as normas de Naka. Veja que algumas escolas não seguem estritamente Naka, principalmente a escola naturalista (Naturalistic Bonsai) encabeçada na Europa por Walter Pall, também os chineses e boa parte dos japoneses.

Ainda que não seja mandatório seguir as normas de Naka, a estética de qualquer bonsai é fortemente influenciada por ela. Alguns dos "não pode" devem ser ignorados, mas outros são bastante importantes para que se tenha uma planta artisticamente relevante. Eu costumo ignorar as regras quando a planta me diz para fazê-lo, mas uso algumas como boas dicas no dia-a-dia.


3. A frente
Me parece que você gosta de centralizar o local do corte do tronco principal como frente, isto não me parece uma boa ideia, eu usaria algum ângulo entre 45 e 120º em relação ao corte, diminuindo o impacto visual do mesmo.

4. Nebari
Aos poucos você terá que reorganizar este nebari. Nas primeiras fotos percebo uma raiz fina que sai bem acima das demais, mas me parece que já foi removida no último reenvase. Fez muito bem!

Obviamente que terá que deixar a planta em repouso por bastante tempo antes de novas intervenções. Mas sugiro recobrir o nebari com mais substrato, visando melhor desenvolvimento de raízes secundárias e capilares na base da planta. Conforme tiver opções de raiz mais próximas ao tronco, busque ir reduzindo o comprimento das raízes mais grossas (aos poucos, ao longo dos anos, não tenha pressa).

5. O ramo apical
Não fizeste bem em decapitar o ramo apical, como existe muita diferença de diâmetro entre o apical e o tronco, você precisa deixá-lo crescer livremente para que aumente de calibre. Isto irá suavizar a conicidade, que está muito brusca, além de promover uma oclusão mais rápida do corte maior.

6. Ramos opostos
Por fim, os ramos saindo de pontos opostos, essa acho que é a principal questão que você terá que refletir e tomar uma decisão. É possível mantê-los desta forma, opostos um ao outro e saindo na mesma altura? Até é, se você gosta, mas lembre que este tipo de formação é evitada por qualquer bonsaista que se inspire nas regras de Naka e também por aqueles que não às seguem, mas o por quê? Porque esteticamente incomoda muito! Não parece natural!

Desta forma, sugiro que procure nas imagens que te inspiram e verás que não se encontram ramos opostos saindo na mesma altura. Mas o que fazer? Eu escolheria um deles e removeria por completo.

7. Próximos passos.
Como falei, você pode manter a planta como está, mas ela não irá melhorar sozinha. Se deseja avançar nas tuas habilidades e fazer a planta avançar junto, então tem uma série de coisas a serem feitas, mas não pode ter pressa, tua planta tem potencial mas ainda vai demorar pra que apareça um resultado.

O que eu faria?

7.1
Reenvasar para um pote maior de treinamento, mudando o ângulo da frente da planta.
7.2
Remover um dos ramos opostos
7.3
Deixar um ramo de sacrifício na apical
7.4
Deixar um ramo de sacrifício no primeiro ramo
(para que aumente de diâmetro junto com a segunda seção do tronco.
7.5
Melhorar o nebari com calma, um pouco a cada ano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2016 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Arzivenko, obrigado pela resposta.

Então me arrependi de ter sido tão radical com ela. Shocked
Era melhor ter colocado alguma foto aqui antes de fazer os cortes.
Então vou colocar mais terra para cobrir as raízes, esperar ela se recuperar e obter coragem pra cortar um dos galhos que saem do mesmo ponto...

Vou tentar seguir estas instruções, também volto com mais fotos talvez no outono.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil