FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame Jabuticaba =RC=
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 16, 2013 2:49 pm    Assunto: Mame Jabuticaba =RC= Responder com citação

Ola caro Amigos...

Vou mostra meu novo projeto (ou tentativa) de um Mame de Jabuticaba.

Essa planta tem aproximadamente 1 ano, e foi cultivada a partir da semente.

Segue as fotos.

Espero que gostem, qualquer sugestão, opinião e criticas são bem-vindas...

Abraços...

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matheus kochem

MensagemEnviada: Sex Maio 17, 2013 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

ola amigo a planta esta ficando mto bonita, somente a aramação esta totalmente errada, ele tenq ser em 45 graus em relação ao galho assim com apenas um arame vc tracionaria essa planta, olhe esse vídeo nele explica bem como c deve fazer a aramação...
http://www.youtube.com/watch?v=AuSb-k7CyUs
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 17, 2013 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Em minha humilde opinião, me parece boa a intensão de um baby bonsai, mas, usando esta vasinho pequeno, acho que levará décadas para se tornar um bonsai. Eu sugiro que a coloque em um recipiente maior para engordar...
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 17, 2013 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

É um bom começo.

Quanto a colocar em outro vaso pra engorda eu em minha humilde opinião não aconselho, com paciência ele ganha a estrutura adequada ao vaso que o comporta.

A aramação eu sugiro refazer, porém se fez a pouco tempo o melhor é esperar e ajustar só na próxima intervenção, o ideal seria um único arame mais grosso para dar forma e direção ao tronco principal, o excesso de arame algumas vezes atrapalha os novos brotos. No mais sugiro "abandonar" o vasinho (no bom sentido claro) e se preocupar apenas com a rega e adubação, ele precisa de tempo para se desenvolver.

Os arames eu retiraria em agosto e deixava livre na primavera para crescer bem, jabu aguenta bem e voçê pode deixar pra podar e aramar novamente mais pra frente quando estiver mais robusta.

A adubação deve ser homeopática, adequada ao tamanho do vaso.

Abraço e sucesso com o projeto
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 24, 2013 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Pretende mesmo um mame desta planta? Não pense que por mame ser pequeno, vc terá resultados rápidos com plantas de pouco tempo de vida, os procedimentos serão praticamente os mesmos que um bonsai de maior porte, e o tempo de treinamento também, o que acontece é que geralmente já pegamos uma planta bem desenvolvida e reiniciamos a copa bem, mas bem lá embaixo...quase no nebari...o que muda um pouco são algumas características como substrato e cuidados, visto que com pouco solo, e rega e adubação devem ser muito bem regrada para evitar excessos ou falta. Na sua muda, minha sugestão seria podar logo acima do primeiro galho, transformando esse 1º galho em ápice, deixe desenvolver por 1 ano livre...depois, nova poda um pouco acima da 1ª e assim sucessivamente até conseguir desenvolver um material com maior conicidade e proporções.
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 24, 2013 10:17 am    Assunto: Responder com citação

Pretende mesmo um mame desta planta? Não pense que por mame ser pequeno, vc terá resultados rápidos com plantas de pouco tempo de vida, os procedimentos serão praticamente os mesmos que um bonsai de maior porte, e o tempo de treinamento também, o que acontece é que geralmente já pegamos uma planta bem desenvolvida e reiniciamos a copa bem, mas bem lá embaixo...quase no nebari...o que muda um pouco são algumas características como substrato e cuidados, visto que com pouco solo, e rega e adubação devem ser muito bem regrada para evitar excessos ou falta. Na sua muda, minha sugestão seria podar logo acima do primeiro galho, transformando esse 1º galho em ápice, deixe desenvolver por 1 ano livre...depois, nova poda um pouco acima da 1ª e assim sucessivamente até conseguir desenvolver um material com maior conicidade e proporções.
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 27, 2013 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, tem futuro!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 28, 2013 11:40 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Claudio Soares e poderia, com sua permissão acrescentar que : não existe bonsai instantaneo.

O vaso pequeno é realmente a ultima etapa na confecção de um bonsai. é preciso primeiro estudar todo o fisiologismo da especie para aprender a cultiva-la.

Em sendo uma mirtacea (jabuticabeira) o misho ( cultivo desde a semente) é um processo bem demorado, mas resulta, geralmente em belos trabalhos depois de alguns anos de cultivo correto.

Mame bonsai não significa planta jovem em vaso pequeno e sim planta adulta, arvores com 12 cm ou menos. Mas é indispensavel que possua algumas caracteristicas, tais com : conicidade, estrutura aerea, movimento, estilo, copa e proporções condizentes: folhas, galhos, tronco, vaso .

Sugiro que reveja o projeto e descubra outros caminhos para sua jabuticabeira de semente, claro , se o objetivo for conseguir um bonsai com qualidade tecnica e harmonia visual.

Boa sorte.
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Para se ter uma idéia do tempo de cultivo de um misho, tenho uma jaboticaba sabará em casa que minha mãe plantou de semente em um vaso à mais de 10 anos, aos quatro anos de idade, eu a confisquei e coloquei direto no solo onde cresceu livre por mais 6 anos até o ano passado onde fiz uma poda drástica e esse ano pretendo passar para um vaso de treinamento bem grande e acredito que mais 4 ou 5 anos de trabalho, possa ter um material interessante. Claro que no meu caso será uma planta de médio porte, 50 ou 60cm aproximadamente mas é demorado. segue o link dessa jaboticaba se quiser dar uma olhada. Boa sorte.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=211591#211591
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que o material tem futuro e gostaria de acrescentar que ninguem aqui quer desmerecer teu trabalho, apenas acrescentar uma profundidade no mesmo, apesar das opiniões duras que temos, o matrial a seu e você é que de fato ira escolher qual a melhor conduta para ele.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 11:30 am    Assunto: Responder com citação

Com certeza Djalmo, colocou bem, nossa intenção nunca é desmerecer nem menosprezar o material, nem mesmo o conhecimento, opinião ou trabalho de quem o posta, simplesmente evidenciar os pontos, sejam eles positivos ou negativos e opinar segundo nossa consciência e grau de conhecimento sobre cada assunto, presumindo que é justamente para isso que nos é pedido sugestões, agora, a decisão final sobre os rumos a tomar, essa sim, é única e exclusivamente responsabilidade do autor do trabalho.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Mesmo porque postar:

Bela planta.
Tem futuro.
Quero ver.
Vou acompanhar.
Acompanhando.
Etc...etc...etc...

Não ajuda em nada no desenvolvimento do projeto e do iniciante ( que todos somos ..) Sendo que nosso objetivo não é acumular postagens simplesmente para atingir a marca de 1000 ou 1000000 . É preciso que exista o debate, as opiniões , as sugestões e as dicas, sendo este o proposito e utilidade deste forum :
A disseminação e o aprimoramento da Nobre Arte Bonsai no Brasil .
AS vezes uma critica vale mais que elogios desmedidos.

Vamos evoluir juntos .

Boa sorte e Paciência.

Very Happy
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Mesmo porque postar:

Bela planta.
Tem futuro.
Quero ver.
Vou acompanhar.
Acompanhando.
Etc...etc...etc...

Não ajuda em nada no desenvolvimento do projeto e do iniciante ( que todos somos ..) Sendo que nosso objetivo não é acumular postagens simplesmente para atingir a marca de 1000 ou 1000000 . É preciso que exista o debate, as opiniões , as sugestões e as dicas, sendo este o proposito e utilidade deste forum :
A disseminação e o aprimoramento da Nobre Arte Bonsai no Brasil .
AS vezes uma critica vale mais que elogios desmedidos.

Vamos evoluir juntos .

Boa sorte e Paciência.

Very Happy

Tem toda razão Bom sergio, mas também vir ao post para malhar e sima do que ja foi dito não adianta em nada, só vai desencorajar os amigos, acho que muito ja foi dito, agora é hora de ver oque o nosso colega absorveu e por onde ele vai preferir conduzir a sua planta, nem todos temos a tua bagagem e esperiência, tentei apenas amenizar os comentários, quando iniciei aqui no forum, achei que seria orientado e em minhas primeiras postagens resolvi guardar meus materias para mim, pois naquele momento achei muito severas as opiniões, mas hoje entendo o pq o fizeram, creci muito des de então, mas sei de muitos que abandonaram o forum por se sentirem constrangidos.
Espero que este não seja o caso.
Este meu relato não esta dirigido a ninguém, nem mesmo ao amigo Bonsergio, pois a muito acompanho teu trabalho e muitas vezes ja me ajudaste, espero não ter sido desrespeitoso com ninguem do forum, afinal de contas não é esta minha intenção, apenas manter o pessoal interessado em publicar seus materiais.
Atenciosamente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: