Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 30, 2013 1:59 am Assunto: Dúvida sobre técnica |
|
|
Pessoal, alguém sabe me dizer porque a pessoa do vídeo http://youtu.be/fTLh2V7ZUS4 fez esse corte na planta?
[/url] |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Maio 30, 2013 8:15 am Assunto: |
|
|
Rmarchesin,
Li a um tempo atrás sobre uma técnica para deslocar galhos já lignificados.
Trata-se de retirar uma fatia em cunha da base do galho até a metade de seu diâmetro. Retirado o pedaço move-se o galho no sentido de fechar a fenda aberta e fixa-se o galho nesta posição passando em seguida pasta selante.
Porém, no filme o buraco não foi fechado. Muito estranho. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 30, 2013 1:21 pm Assunto: |
|
|
Como Denis disse, eu também conhecia para esse propósito... de conseguir mover um galho já bem espesso numa direção qualquer...
Pode ser que ele tenha feito isso depois. E não quis mostrar no vídeo.
Vai saber... |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 30, 2013 10:17 pm Assunto: |
|
|
Pois é, imaginei quando assisti que poderia ser algo do tipo, mas fiquei muito curioso, principalmente pelo fato de ele encerrar o trabalho dessa maneira. Será que existe alguma possibilidade de o outro galho engrossar e futuramente inclinar um pouco o outro? De qualquer modo, vou tentar descobrir como está esse bonsai agora. |
|
|
 |
Guilherme - Mgá
Registrado: 18/08/12 Idade: 34 Mensagens: 15 Localização: Maringá-PR
|
|
|
 |
rmarchesin

|
Enviada: Sex Maio 31, 2013 7:13 pm Assunto: |
|
|
É, Gulherme, acho que é isso mesmo. Mas acho que, na planta do vídeo, o pretendido é que o galho do lado engrosse e empurre o outro, fazendo o efeito contrário do que o Bonsérgio realizou. Vou testar a técnica do Bonsérgio no meu buxinho. |
|
|
 |
Marcos Schaaf
Registrado: 14/02/13 Idade: 43 Mensagens: 5 Localização: Piracicaba–SP
|
Enviada: Qui Jun 20, 2013 10:59 am Assunto: Cicatrização |
|
|
Uso essa técnica para uma cicatrização mais rápida. Costumo fazer uma tala em "V" na metade do diâmetro do galho e assim a seiva continuar mantendo o galho vivo e então acelerar o processo de cicatrização em galhos mais grosso que demorariam muito. dependendo da grossura do galho podemos fazer varias talas em "V" até que o galho seja realmente removido. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Jun 20, 2013 3:42 pm Assunto: Tecnica |
|
|
Ola pessoa,estava dando uma olhada neste post e vo colocar minha experiencia aqui.Utilizo esta tecnica quando quero mudar de direcao um galho mais grosso,corto em v mas cauculo a envergadura certa pra nao prejudicar a casca que ira ficar no oposto do corte pois e ali que transita a seiva para a planta ai no meio do galho coloco uns pingos de super bonder colo o galho e envolvo com fita pra cicatrizar melhor.Por enquanto esta dando tudo certo as plantas que fiz vi que nao sentiram este trabalho e estao se desenvolvendo normalmente,com uma outra fiz ate varios cortes em v quase no mesmo logal pois a mudanca de posicao era muito acentuada ai fui fazendo aos poucos.
Espero ter ajudado.
Abracos |
|
|
 |
JOEYFELIPE
Registrado: 21/08/09 Idade: 38 Mensagens: 19 Localização: Sorocaba-Sp
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 6:15 pm Assunto: |
|
|
alguém sabe dizer se funciona com juniperos? penso que o galho pode secar antes de a cicatrização ocorrer, que os amigos acham? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 7:05 pm Assunto: |
|
|
JOEYFELIPE escreveu: | alguém sabe dizer se funciona com juniperos? penso que o galho pode secar antes de a cicatrização ocorrer, que os amigos acham? |
Johey, pode fazer em Juniperos sim. Só que as cascas de ambos os lados devem coincidir bem e que não se separem durante o período de cicatrização.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|