|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 04, 2014 4:16 pm Assunto: Sakura okinawa |
|
|
Vou abrir aqui minha primeira árvore.
Tenho outras mas estou sem tempo.
Tenho duas dúvidas.
Alguém pode me confirmar, pelas folhas delas, se é uma sakura de okinawa?
Me venderam como sendo, mas não tenho certeza.
Achei as folhas dela meio grandes.
Segunda dúvida.
Fiz a poda drástica nela um mês atrás.
Deixei com uns 30cm.
Mas estou achando que os brotos estão muito no alto, de forma que a planta está pescoçuda.
O que eu faço para melhorar isto?
Valeu! |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2014 8:46 pm Assunto: Sugestão |
|
|
Quanto ao tipo, não sei, quanto ao tamanho, como vc acabou de fazer um procedimento na planta espera ela se recuperar por mais um ano e poda novamente deixando apenas o primeiro galho de baixo. Comece a compor a copa a partir deste primeiro galho.
Boa sorte. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 06, 2014 8:00 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, com certeza é sakura e provavelmente de okinawa. é que somente pela folha pode-se confundir com outras que são idênticas. A questão do tamanho da folha é simples: pouco sol. A gente vem conversando há tempo sobre esta questão de as plantas pegarem sol apenas em algumas horas por dia, em ser cultivadas demasiadamente em interiores,etc... Um dos primeiros sintomas a manifestar é exatamente o aumento do tamanho das folhas e também dos entrenós. A razão disso ocorrer também é simples: como ela não está conseguindo a quantidade de luz solar que deseja, ela aumenta o tamanho da "parabólica" (as folhas) na tentativa de captar mais luz. O alongamento dos entrenós acontece por motivo similar... o galho está se "esticando" tentando chegar o mais rápido possível a uma área externa que tenha mais raios solares. Sobre o tamanho e a poda. Concordo com o Guardião que deverá podar novamente logo acima do primeiro broto, para formar a planta a partir deste novo seguimento de tronco. O normal na sakura é perder todas as folhas no outono. As minhas já estão com as folhas caindo (na serra gaúcha) Como esta aí foi recém podada e está com brotação nova isso poderá ocorrer somente bem mais tarde, após a folha "amadurecer" talvez lá por início de junho. E talvez até nem venham a cair este ano em função desta intervenção de poda tão próxima do inverno. De qualquer modo, caindo ou não as folhas, você pode tranquilamente fazer a poda de redução citada acima, no final do inverno. Nem espere pela estação em si, pois a sakura de okinawa tem a brotação bem precoce no sul, então pode podar já no início de agosto.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 11:48 am Assunto: |
|
|
Entendi Elio.
Ela tem recebido 4h30m de sol direto por dia.
Achei que este tanto seria suficiente para evitar efeitos colaterais.
Bom, morarei aqui por mais 2/3 anos.
Depois me mudo para uma casa e problema resolvido.
Quanto à poda, em agosto faço o procedimento.
Obrigado[/list] |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 9:06 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, é como a gente vem falando, 4h30min por dia é bom mas é pouco.
Enquanto isso vai mantendo e formando as plantas sem se preocupar com redução de folhas. Isso aliás só é importante mesmo quando a planta está indo para a finalização... Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|