FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

estaquia de juniperos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JOEYFELIPE

MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 8:02 pm    Assunto: estaquia de juniperos Responder com citação

boa noite gente!! pesquisei no forum algo a respeito mas as minhas duvidas não foram totalmente sanadas, li no forum que as estaquias devem ser feitas com mudinhas ainda tenras(no caso do pn) e com as ponteiras dos galhos, sendo sempre as ponteiras as partes mais jovens da planta, aogra a minha pergunta: funcionaria bem com galhos mais calibrosos, tipo uns 20mm?? se sim, usaria somente areia? ou uma terra pobre? peço desculpas se postei no local errado, ainda não me habituei com a estrutura do fórum.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

creio que maiores só fazendo uso de alporquia mesmo.
um toco maior com certeza nao é mais estaca faz tempo
JOEYFELIPE

MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

então josecarlosbarros, muito obrigado pela opinião, mas o termo estaquia se refere sempre que se enterra galhos ou pedaços do tronco sempre que são sem as raizes(estou certo?), por exemplo, há uns dois ou tres anos eu fiz uma "estaquia" de uma primavera com cerca de 30cm de diametro, que foi cortada para ser eliminada de um jardim. eu simplesmente a enterrei e ela está bela e saudavel com brotos vigorosos.
mas voltando, quanto a questão dos juniperos, vamos ver o que a galera tem pra dizer. e mais uma vez josecarlosbarros, obrigado!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Joeyfelipe, de fato a estaquia é apenas enterrar algum galho para que brote e vire uma nova planta.
A questão é que cada espécie de árvore responde de maneira diferente a este processo. A primavera aceita esta técnica com galhos grossos. Outras plantas somente aceitam com galhos mais finos, outras com galhos médios e outras simplesmente não enraizam por esta técnica, a não ser que seja feita de forma muito didática, com uso de enraizantes, escolha de clones corretos, ambientes com umidade e calor controlados, etc...etcc...
Resumindo, vai de espécie para espécie e a gente tem que ira aprendendo a diferenciar os processo de uma e outra. Toda vez que você for pesquisar na net sobre estaquia, ou mesmo outra técnica é importante citar a espécie de planta que você quer reproduzir.
Sobre a estaquia de juníperus o mais eficiente, segundo aprendi com o Charles Ferrante e pude comprovar executando a técnica, é pegar pontas de ramos com espessura em torno a de um palito de dente, enterrar cerca de 1/3 de seu comprimento em pura areia grossa de construção. Colocar diretamente ao sol pleno, deixando a areia sempre úmida, mas não demasiadamente encharcada. Importante que a bandeija, vaso, ou o que for utilizado para estaquiar seja bastante perfurada no fundo para sair toda água em excesso. O enraziamento pode levar uns 6 meses e o mais indicado é somente replantar no início da primavera seguinte (faz as estacas agora na primavera).

abraço
JOEYFELIPE

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

boa noite Elio!! muito obrigado pela resposta, tenho disponivel algumas arvores da famosa tuia, mas não sei qual exatamente é a espécie, depois tiro fotos e posto pra ajudar na identificação.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: