|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 42 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Ter Jun 04, 2013 9:44 pm Assunto: Ficus Yamadori, Ajuda com opniões please... |
|
|
no meu trabalho me deparei com este ficus largado e sem a menor atenção plantado em um barranco.
pensaram que eu estava fraco da cabeça quando comecei escavar kkkkkkk
depois de tirado.
me parece 4 troncos que se grudaram quando cresceram.
gostaria da opnião de vcs sobre como proceder com o tronco.
ele mede 20cm desde o substrato e possui 15 cm de diametro, cobri um pouco o nebari para ela se recuperar.
vista do outro lado
usei como substrato 50% areia, 50% terra vegetal para ela se recuperar.
Obrigado quem puder ajudar, abraço fraterno!  _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jun 04, 2013 11:26 pm Assunto: |
|
|
Fala Diogo... Se fosse eu, não teria serrado tão reto e baixo como você fez. Teria deixado como está na única foto onde aparece sua mão.
Bom, como acabou transplantá-la, se vingar deixe crescer livre por um ano talvez para ver o que aparece de possibilidades! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jun 05, 2013 2:19 pm Assunto: |
|
|
Diogo, quando trabalhamos com multiplos troncos, temos que ter o cuidado de podar em alturas escalonadas, para facilitar na formação da copa, como ja esta feito e o corte foi reto, te aconcelhoa e mater a planta por uns 2 anos para só então intervir novamente, mas acredito que terás problema com o apodrecimento do material, pois o corte irá reter agua, quando cortar use sempre cortes transversais, assim / ou \.  |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 10, 2013 9:38 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas sugestoes amigos sempre bom aprender...
realmente acho que fiz besteira
ainda acredito que vou conseguir algo com esta planta pois o ficus é duro de matar rsrsrsrs
abraços... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 11, 2013 12:51 pm Assunto: |
|
|
Diogo Afonso escreveu: | obrigado pelas sugestoes amigos sempre bom aprender...
realmente acho que fiz besteira
ainda acredito que vou conseguir algo com esta planta pois o ficus é duro de matar rsrsrsrs
abraços... |
Com certeza o teu material tem jeito, mas será um caminho mais longo, terás que esperar a brotação para escolher o apce na planta do meio e as dos lados manter mais baixa!!!!
Abraço. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jun 14, 2013 11:24 am Assunto: |
|
|
Bom dia !
Meu comentario é com relação a bacia e ao substrato.
A meu ver a bacia é de tamanho adequado, mas poderia ter sido mais perfurada para que facilitar a saida da agua.
E o substrato, apenas areia de construção, este que usou me pareceu um tanto acido e encharcado, o que propicia o aparecimento de fungos e a podridão das raizes feridas durante a coleta. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 14, 2013 5:06 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | Bom dia !
Meu comentario é com relação a bacia e ao substrato.
A meu ver a bacia é de tamanho adequado, mas poderia ter sido mais perfurada para que facilitar a saida da agua.
E o substrato, apenas areia de construção, este que usou me pareceu um tanto acido e encharcado, o que propicia o aparecimento de fungos e a podridão das raizes feridas durante a coleta. |
obrigado bonsérgio pela dica.
nao sei porque mas nao tenho sorte quando coloco primeiro na areia de construção, sempre quando vou trasplantar perco a planta.
entao faco uma mistura de 70% areia 30 de terra e um pouco de esterco.
pensei ate em usar calcario para diminuir a acidez mas sou muito leigo ainda no assunto.
vc acha que posso ter problemas futuros com as plantas que cultivei assim?
obrigado. _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 17, 2013 1:30 pm Assunto: |
|
|
Diogo, se usou 70% a 30%, tua composição é boa, apenas na foto pareceu realmente, como disse o Bomsérgio, que o substrato seria basicamente orgânico!!!!
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 01, 2013 7:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Além das dicas sobre fazer bastante furos na lateral do recipiente de cultivo, minha sugestão é retirar mais da metade desse material que usou como substrato, deixando apenas as raizes cobertas, e preencher o restante com pedrisco e caco ceramico (meio a meio), para facilitar a drenagem da agua da rega. O ideal seria retirar e fazer novo replantio, usando esse material.
Se não tiver pedrisco, use brita zero ou então apenas o caco ceramico misturado na areia, sem a terra orgânica e sem o adubo. O fundo do recipiente deve sempre receber uma primeira camada de caco ceramico (apenas ele), em pedaços grandes (do tamanho de uma colher de chá para mais), uns dois a tres dedos, complementando em seguida com o substrato pronto (areia e caco ceramico), depositando a planta e fixando-a para em seguida cobrir com mais substrato. Rega-se abundantemente e deposite a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar pela manhã e meia sombra a tarde. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|