FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola yamadori, bonsai pronto...
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 12:20 am    Assunto: Acerola yamadori, bonsai pronto... Responder com citação

Coletei essa acerola na fazenda, deveria colocar umas fotos do antes e o depois mas não acreditava que o material tivesse potencial, por isso nem levei a câmera... Era um emaranhado de galhos, estava embaixo de uma mangueira, razão pela qual o sol não incidia por cima, e levou a planta a emitir brotações para os lados naturalmente, depois que podei me surpreendi com o resultado, só precisei aramar um galho e tracionar outro, e pronto, bonsai instantâneo, kkk,... a partir de agora só farei podas de manutenção, desfolhas e podas de raiz.

Fotos da planta depois de trabalhada...



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Olhem a bagunça que ficou o meu quintal após os trabalhos, pra terem uma idéia da quantidade de galhos que podei, rsrsrs.



Uploaded with ImageShack.us
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.


Editado pela última vez por hraphi em Dom Nov 21, 2010 7:25 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
carlos ita



Registrado: 04/06/09
Idade: 48
Mensagens: 87
Localização: Itajubá-MG

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Boa planta tem potencial ,eu eliminaria os brotos que crescem para baixo dos galhos e colocaria em um vaso maior para melhorar a ramificação na parte de tras,no mais é um otimo achado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

ainda não tenho muita experiencia
mais eu deixaria ela mais uns meses em uma bacia grande antes de passar para o vaso.

mais eu ate gostei de como ta agora.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Diga carlos, excelente achado, boa observação vou remover os brotos que crescem pra baixo ainda hoje rsrsrs, quanto menos massa foliar melhor, tendo em vista que podei raizes. Engorda só ano que vem, quando ela estiver com o sistema radicular estável, faça um falso transplante, sem mexer nas raízes e coloco-a em um vaso maior.Por enquanto agora só descanso para esse pré-bonsai.Abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Leandro, realmente seria melhor mesmo, mas fiquei tão feliz com a aparência do achado, que coloquei direto no vaso de bonsai, rsrsr, no futuro irá para uma engordinha básica sim, valeu a dica.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Foi para uma engordinha mesmo, o ápice termina bruscamente sem conicidade, para tentar resolver deixei um galho de sacrifício crescendo livre para o alto...



Cortei o galho de sacrifício agora a pouco, o ápice já estava quase da mesma grossura do antigo, acerola responde rápido demais, he, he, he.
Confiram o resultado do novo ápice, essa planta tem um longo caminho ainda, quero ramificá-la bastante, com duas desfolhas por ano, em Janeiro, vai ter desfolha, abraços.



_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Parei aqui olhando essas fotos e me dêu uma vontade de podar bem baixinha quase zerando ela mesmo, está muito alta para o calibre do tronco, o que os amigos acham, zero ela? Alguém arriscaria uma sugestão de poda drástica aí? Abraços.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Pensei em fazer a poda abaixo, mas estou na dúvida, seria o melhor caminho mesmo?


_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
ZERA!

naõ é um conselho do tipo faça oq eu falo e nao oq faço....
acabei de zerar algo similar a sua... amanha posto as fotos.

caso queira mais material para trabalhar, faça algumas alporquias, mas estas vão vir zeradas tb, não ha parte do tronco com movimento interessante para economizar tempo. As alporquias vão ajudar apenas no diametro do novo material e no material em si, nada muito alem disso.

eu cortaria o tronco principal logo acima da 1ª bifurcação e podaria novamente uns 4 dedos acima da bifurcação.

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

eu cortaria o tronco principal logo acima da 1ª bifurcação e podaria novamente uns 4 dedos acima da bifurcação.

Desculpa felipe mas não ficou muito claro, se eu cortar o tronco principal logo depois da 1ª bifurcação, não restará nenhuma bifurcação mais para cortar, os 4 dedos que mencionou.
???????


Será que os 4 dedos seria do tronco secundário mais fino que restaria, para dar algum movimento???

Se for isso que entendi, aí seria zerar mesmo, ficaria só o toquinho, nada da estrutura original seria preservado, seria mais conveniente ir ao sítio novamente e coletar uma deixando só no toco, tem algumas inclusive com maior porte que essa. Mas obrigado por ler os posts e pela sugestão.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

iaew brother,
desculpa ir sem rodeios direto ao ponto...
mas é isso mesmo que eu penso, claro, não é uma opnião muito cheia de eufemismo.

se a planta fose minha, podaria nos riscos vermelhos na imagem abaixo;



isso é oq fiz comas minhas acerolas, elas tinham um formato razoavel foram cultivadas como bonsai por um amigo mas, pela falta de tempo e quantidade de plantas que ele tem, acabram por ficar sem atenção no periodo de formação do tronco;

apesar de já estar podada bem baixo, ainda vou decer mais o corte, essa parte aramada quase toda será galho de sacrificil pra deixar o efeito conico mais gradual.

essa é outra que veio desse mesmo amigo meu pra mim na mesma epoca, pretendo tirar o alporque e zerar a parte de baixo dessa tb;


bom, cada um tem um estilo para conduzir suas plantas, o meu é esse mais radical e que as vezes assusta... muitos colegas meus neim me deixam sozinho trabalhando suas plantas e quando falam; Filipe, pode ficar a vontade... as vezes ouço,
- ele vai cortar ali!!!
- AI,(pausa) cortou !!!

esse meu amigo, que alias devo uma visita, me chama de formiga cortadeira!

rsrsrs

é com certeza a opição mais radical, mas vc com certeza tem outras opções assim como os amigos do forum tem outras opções e devem postar novas possibilidades que auxiliem na sua decisão.

vlw brother

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela atenção felipe, sua sugestão era mesmo do jeito que eu estava interpretando.
Vou esperar mais opiniões dos amigos, pode ser que tenham alguma idéia menos radical, rsrsrsrsr, abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 2:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, parabens, vc fez uma ótima aquisição com essa planta e, conduzindo ela no caminho projetado por vc inicialmente, redundará num excelente trabalho em pouco tempo. Very Happy

A redução apical fornece para sua planta uma excelente oportunidade de desenvolvimento estrutural aereo mais interessante. Eu ousaria opinar no sentido de eliminar o tronco lateral, mais baixo que o principal, que aparece do lado esquerdo na primeira foto mostrada por voce. Ele não acresce nada ao volume da planta, e seus galhos podem ser facilmente substituidos pelos galhos do tronco principal. Very Happy

Lembrando que os galhos deverão ser deixados crescer livremente por um tempo, e depois cortados, para favorecer o engrossamento. Brotações na parte superior e inferior do galho devem ser eliminadas de pronto, para favorecer as brotações laterais, com as quais será formada a ramificação fina dos galhos lateralmente. Com o corte visando a redução do comprimento dos galhos, consegue-se brotações mais próximas do tronco, o que redunda em maior densificação (folhagem mais densa). Very Happy

Outrossim, nas minhas aceroleiras eu uso adubo liquido FOSWAY, que auxilia muitissimo na floração e frutificação. Nada como uma plantinha dessas produzindo lindos frutos vermelhos na estação. Boa sorte com a sua e não deixe de postar imagens mostrando seu trabalho nela. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

IAEW BROTHER,
já tem pelomenos mais duas opições...
vendo de outro angulo, talvez essa fique bem como um shokan, apesar de não ser muito natural para a especie acho que a planta pode se inquadrar perfeitamente no estilo.


abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Fala velho Nicky, Gostei da sugestão, e vou seguí-la, em Janeiro trabalho nela, falo janeiro pq aproveito e faço logo uma desfolha, agora como estou adubando, se fizer a desfolha, não consiguirei a redução no tamanho da folhagem, li uma vez que tem que controlar as regas , deixar a pleno sol, e parar com adubação cerca de uns 20 dias antes da desfolha para conseguir diminuição razoável.

Mas me conte, onde vc compra esse adubo líquido fosway?

Por favor poste fotos das suas frutificando, adoraria vê-las, aqui no fórum não vejo muitas frutificando, vi uma vez a de Geraldo Inocêncio lindíssima por sinal, até hoje a aceroleira mais bonita que já vi, e outra de um amigo que não lembro o nome, mas tinha apenas flores, se não for pedir demais posta aí pra gente ver amigão.

A que estou botando fé na frutificação mais rápido, é essa outra aqui, devido ao calibre do tronco, e nebari desenvolvido, nem sei a idade e se já frutificou, pq tb coletei na fazenda do meu velho, e ninguém de lá soube dizer a idade.
Abraço.


_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.


Editado pela última vez por hraphi em Seg Nov 22, 2010 9:45 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil