|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Seg Jul 15, 2013 1:30 pm Assunto: AJUDA! Vaso quebrado |
|
|
Olá amigos!
Tenho um Ulmus com 7 anos, houve um acidente e o vaso dele rachou e partiu no meio, a planta está bem, não houve danos, na verdade alguém delicado prensou o vaso no batente da janela, não houve nada com a planta.
Já pretendia fazer o transplante dele este ano, sei que a época ideal é em Setembro.... não sei o que fazer, faço uma gambiarra e empurro até setembro ou troco agora?
me ajudem por favor! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 15, 2013 4:54 pm Assunto: |
|
|
Pode fazer o transplante agora, sem problema. Dependendo do andamento do clima ele poderá demorar um pouco para rebrotar, mas isso não implica em risco para a planta. Com os vários dias seguidos de calor que deu aqui no RS meus ulmus estão todos cheios de brotação nova... Ou seja, poderia e até deveria replantar agora mesmo.
Abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Seg Jul 15, 2013 9:10 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção Elio!
Tenho uma iluminação artificial aqui... caso seja necessário posso fornecer calor extra.
Você recomenda algum substrato especial? Como eu pretendia fazer o transplante em Setembro (pela primeira vez) não sei ao certo o substrato ideal, estou pesquisando agora sobre isso.
OBS: A planta está com uma copa densa e sua saúde está muito boa |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 15, 2013 9:51 pm Assunto: |
|
|
A iluminação artificial é dispensável se a planta for colocada em local bem ensolarado. Aliás é disso que ela precisa: sol. Quanto ao substrato existem por aí misturas de substrato prontas, específicas para bonsai. Se o amigo tiver acesso a alguma loja que vende bonsai, produtos para bonsai, etc.. será fácil encontrar. Caso contrário terá que providenciar uma mistura que seja bem drenante. Conforme o que cada um tem à mão é que formula esta mistura; cacos de tijolos quebrados em 2-5 mm, pedrisco peneirado do mesmo tamanho, alguma material orgânico tijo casca de pinus triturada, ou outro encontrado à venda, carvão triturado, terra granulada (pouco percentual) e por aí vai....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Seg Jul 15, 2013 11:08 pm Assunto: |
|
|
mais uma vez, obrigado pela atenção e paciência hehe
Eu tenho 2hr de sol direto nele e local bem iluminado, um amigo sugeriu a iluminação artifical, e já tenho ela instalada, sempre deixei no final do dia umas 3 horas diárias de iluminação artificial, e obtive resultados muito bons, notou-se diferença no crescimento da planta em menos de 1 mês!
vou em algumas lojas procurar um substrato ideal, se não comprarei online na mesma loja de adquiri o bonsai.
Obrigado  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|