|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sex Set 06, 2013 6:19 pm Assunto: poda drastica: eugenia e caliandra. |
|
|
bem pessoal, tenho muitas duvidas quanto a poda drástica em algumas plantas. adquiri algumas plantas esses dias e gostaria de transplanta-las. mas estou com duvidas em duas delas. uma eugenia e uma caliandra
postarei fotos aqui para opniao e criticas dos amigos: eugenia
esta eugenia na verdade são duas plantas:
caliandra :
nebari;
caliandra;
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Set 06, 2013 9:11 pm Assunto: |
|
|
Acho que fazendo poda nos pontos marcados o bonsai irá ficar muito alto.
Como também sou principiante, aguarda a opinião dos mais experientes. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 06, 2013 10:15 pm Assunto: |
|
|
amigo denis, no caso da eugenia acho q esta alto mesmo... mas minha maior duvida é se ele aceita a poda drástica, quando a caliandra quero engordar a tronco dela. vamos esperar uma amigo mais experiente pra tirar essa nossa duvida. vlw e um abraço. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 12:46 am Assunto: |
|
|
Olha Dr.Gori, a Eugenia e muito enjoada a respeito de podas, tanto que não aprecio muito a espécie, acaba morrendo por qualquer coisa, mas creio que no seu caso não custa tentar, se vc não efetuar a poda não conseguira Bonsai de jeito nenhum, a respeito da caliandra eu podaria mais ou menos uns 15 cm acima do solo apenas no tronco maior o outro eu eliminaria e esperaria as novas brotações para prosseguir os trabalhos, outra dica a falta de experiências traz um período de experimentação é normal ariscar e não ter o resultado esperado, mas isso não é motivo para desistir.
T + abraço. _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 10:50 am Assunto: |
|
|
opa amigo joicimar, vou podar as duas! realmente, li alguns tópicos aqui sobre a eugenia e há muita controversas. bem, hoje farei a poda drástica nela, não há outro jeito de fazer bonsai sem arisca, pelomenos no meu caso. acho q já vou eliminar as raizes pivotantes das duas. vlw mais uma vez pela dica. abraço a todos. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 1:28 pm Assunto: |
|
|
DR.GORI a eugenia eu nunca trabalhei então não vou opinar. A caliandra tem aquelas raízes saindo logo a cima do torrão, mas isto não quer dizer que seja um bom material, isto porque tem raiz de todo tipo de diâmetro, grossas e finas (o melhor nebari é aquele que possui uniformidade) e ainda tem a pivotante, que seria um grande problema futuro. Se fosse minha eu plantaria em um recipiente grande, ou mesmo no chão, usando ela como matriz, deixaria crescer livremente e com alporque faria novas mudas.
Agora, se você quer logo trabalhar com ela e tentar fazer um bonsai, faça uma poda radical no traço vermelho mais baixo que você marcou. Use um alicate e remova completamente a raiz pivotante, bem como aquela outra raiz mais grossa. Pegue um pedaço pequeno quadrado ou redondo de madeira, coloque um prego bem no meio e fixe bem no ponto de corte da raiz pivotante, sob as raízes mais finas. Enterre o conjunto em um pote grande e esqueça por pelo menos um ano. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 08, 2013 12:02 am Assunto: |
|
|
opa amigo Arzivenko, eu pensei nisso. esse raiz mais grosso esta me incomodando .
acho q ficaria feio demais o nebari com essa raiz desse jeito. acho q vou colocar essa caliandra como sugeriu vc e nosso amigo joicimar num cecipiente grande ou direto no escorredor, só consegui ver sua postagem hoje a noite , mas já era tarde, já tinha feito a limpeza das raízes na parte da manhã, faz parte. cortei a pivotante das duas plantas. a caliandra estava com bastante raiz, já a eugenia quase não tinha, acho q essa eu perco...
pouquíssima raiz na eugenia e fiz a poda drástica... pra tentar amenizar a situação das plantas, coloquei elas na tiamina, pelomenos ajudará a enraizar, eu acho...
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 08, 2013 8:26 am Assunto: |
|
|
Dr.Gori,
Acho que você cometeu um erro na sua poda de raízes. Você cortou praticamente todas as raízes capilares, deixando apenas algumas mais grossas.
As raízes capilares são as que capturam os nutrientes. Pode ser que você tenha problemas.
Se fosse minha não teria feito poda nas raízes, pois a quantidade não era grande.
Vamos aguardar alguém mais experiente se pronunciar, pois não tenho certeza do que estou afirmando. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Set 08, 2013 10:39 am Assunto: |
|
|
DR.GORI é isso aí, a gente só aprende tentando. Agora que fez a intervenção já sabes né? Deixa ela quieta sem nenhum incômodo, não descuide a rega e pronto, vai pra próximas plantas e depois a gente vê o que aconteceu com essa. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 08, 2013 12:06 pm Assunto: |
|
|
opa amigo denis, a poda da caliandra foi razoável , tirei uns 60% de raiz, mas deixei bastantes raízes capilares como mostra a foto, já a eugenia é isso mesmo da foto só tinha essa mixaria de raiz. eu não sei o nome técnico pra esse tipo de raiz, mas pelo q percebi na eugenia, ela tem uma raiz bem diferente. sempre sai um raiz grossa base e as capilares são na ponta dessas raízes mais grossas.
outra coisa q vi na eugenia, foi q, na sua raiz pivotante tinha um apodrecimento. mas de qualquer forma, abrigado pelas dicas... realmente, tenho lido bastante coisas aqui no fórum e mesmo q seja coisas de anos atrás as dicas são as mesmas de hoje em dia...
vou seguir sua dica amigo arzivenko, deixarei as plantas se recuperarem e não mexerei por um bom tempo... agora é esperar brotação... só lá pro ano que vem... vlw e obrigado a todos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 08, 2013 2:24 pm Assunto: |
|
|
Tinha entendido que as duas fotos eram da caliandra.
Pelo que você expos fez certo. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 10:49 pm Assunto: |
|
|
Moisés, futuramente vc pode conseguir um bom nebari na Calliandra, com alporque. Fiz vários e de várias bitolas. É garantido. Quando fizer, use vermiculita no alporque, pois na retirada vc chacoalha o alporque e a vermiculita cai toda, possibilitando posicionar as raizes radialmente no novo vaso.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 11:50 am Assunto: |
|
|
certo elio, dei mole em uma situação, poderia então ter deixado a caliandra do jeito que estava e tentado o alporque... vermiculita é ruim de achar... tem outro material q possa substitui-la. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 2:03 pm Assunto: |
|
|
DR.GORI escreveu: | certo elio, dei mole em uma situação, poderia então ter deixado a caliandra do jeito que estava e tentado o alporque... vermiculita é ruim de achar... tem outro material q possa substitui-la. |
Então, areia, Moisés!!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|