Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Jul 28, 2013 5:17 pm Assunto: Alternativas para iluminação |
|
|
Olá a todos!
Cultivo meu bonsai na sacada de meu apartamento, como deve ser, também, o caso de outros membros deste fórum. A planta recebe, em média, três horas de iluminação solar direta por dia. Gostaria de expô-la a pelo menos a mais duas horas, mas, na falta de outras alternativas, queria saber se existem outras fontes de luminosidade que poder compensar minimamente essa carência. Sei que nada substitui a luz do Sol, mas... _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Jul 28, 2013 7:36 pm Assunto: |
|
|
Acho dificil tambem. Feluzmente aqui bate sol da manha ate 11h e
a tarde toda. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Seg Jul 29, 2013 11:42 pm Assunto: |
|
|
José Carlos, pesquisei um pouco melhor na Internet e descobri algumas informações interessantes (inclusive no próprio fórum). Parece que é possível usar iluminação artificial, embora a luz do sol, penso, nunca consiga ser substituída em sua totalidade. Algumas pessoas têm utilizado uma lâmpada chamada grolux, também usada em aquários. Ou mesmo lâmpadas fluorescentes, que não esquentam muito e não ameaçam queimar as folhas da árvore, desde que mantida distância adequada (cerca de um metro). Só fico pensando, aqui, se, para fins de fotossíntese, luzes quentes ou frias geram efeitos diferentes nas plantas. Será que há pesquisas nesse sentido? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jul 30, 2013 7:14 pm Assunto: |
|
|
Richard, se não forem coníferas, 3 horas de sol está bom. Sem problemas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Ter Jul 30, 2013 9:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio!
Por enquanto, estou só com deciduifólias. Mas tive um junípero squamata (conífera, certo?) que secou por falta de sol. Eu morava em outro prédio que batia menos luz ainda (acho que 1 hora ou pouco mais).
Estava pensando em fazer uma estaca de ácer no começo da primavera, mas li num site que o tempo mínimo de luz para a espécie seria de 6 horas. Isso procede? Caducifólias precisam de mais sol ou são como as deciduifólias?
Abraço!
Richard. _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jul 31, 2013 12:12 am Assunto: |
|
|
Richard escreveu: | Olá Elio!
Por enquanto, estou só com deciduifólias. Mas tive um junípero squamata (conífera, certo?) que secou por falta de sol. Eu morava em outro prédio que batia menos luz ainda (acho que 1 hora ou pouco mais).
Estava pensando em fazer uma estaca de ácer no começo da primavera, mas li num site que o tempo mínimo de luz para a espécie seria de 6 horas. Isso procede? Caducifólias precisam de mais sol ou são como as deciduifólias?
Abraço!
Richard. |
Richard, Caduca, caducifolia, decídua, deciduifolia, são sinônimos. As que perdem as folhas na estação mais fria.
São plantas de clima temperado. Necessitam de sol mas não calor. No verão tem que protegê-las do sol intenso.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Jul 31, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Elio, você tem razão. Eu estava pensando que caducifólias perdiam folhas no inverno e deciduifólias não. Obrigado pelo esclarecimento! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Qui Ago 01, 2013 3:10 pm Assunto: |
|
|
Tenho o mesmo problema com iluminação aqui em minha casa
instalei uma iluminação artificial e tive ótimos resultados
Tenho cerca de 2hr de sol entre 12h e 14h, e no final do dia deixo + 3hr de iluminação artificial, comecei a ver resultados em 20 dias. (Ulmus) |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qui Ago 01, 2013 4:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Henrique!
Que tipo de iluminação você usa? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 9:33 am Assunto: |
|
|
MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 9:32 am Assunto: Iluminação artifical Responder com citação Editar ou excluir esta mensagem
Comprei em uma loja de aquários, as lâmpadas que são utilizadas para aquários que possuem algas, São 3 lâmpadas (uma azul, roxa e uma branca) as 3 juntas iluminam bem e fornecem calor, que fica a +/- meio palmo de distancia da copa do bonsai.
Posso postar umas fotos da iluminação para você |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 10:05 pm Assunto: |
|
|
Legal, Henrique! Se puder postar imagens, seria esclarecedor! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 9:01 am Assunto: |
|
|
Realmente não tem problema, pois uma vez eu vi no Globo Rural uma empresa americana (produz frutos) se eu não estou engando, que utiliza de uma estufa artificial para criação de suas plantas e tem obtido otimos resultados.. e detalhe, eles produzem em um prédio (kkkkkkkkkkkk)...
dá uma pesquisada sobre como criar plantas em estufas, acho que ajudará bastante às pessoas que n possuem luz natural onde moram... espero ter ajudado...Abraços!!! |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 10:19 pm Assunto: |
|
|
Richard.... de uma olhada nas fotos....
tirei elas no começo do ano logo quando instalei, repare que o bonsai tinha poucas folhas e deixei o crescimento "livre" para podar...
 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 11:26 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas fotos, Henrique. Interessante sua instalação. A árvore tem reagido bem? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Seg Ago 12, 2013 12:13 am Assunto: |
|
|
Richard,
A árvore reagiu super bem! foi notável a diferença no desenvolvimento dela, eu fiz até um post a um tempo atrás mostrando os resultados, da uma olhadinha:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23247&highlight=
Ontem mesmo eu tive que fazer a troca de vaso, pois houve um pequeno acidente e o vaso antigo quebrou (prensaram o vaso no batente da janela e ele rachou no meio). Tive que fazer essa troca emergencial, hoje a planta se encontra com pouquíssimas folhas (para não dizer sem folhas, deve ter umas 6 hehe) sei que é normal em invernos rigorosos (com temperaturas abaixo de 15°)
Estou um pouco preocupado, mas creio que em 2 ou 3 semanas começará a brotar as novas folhas |
|
|
 |
|