FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mausai de Pitangueira! Atualizado 10.08.13 Arriscando poda!
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2012 4:42 pm    Assunto: Mausai de Pitangueira! Atualizado 10.08.13 Arriscando poda! Responder com citação

Olá galera,

No dia 09/09, visitei a 31ª Expoflora em Holambra/SP.

Bom, no caminho já pensava no estande de bonsai, pra ver se conseguia uma plantinha..

Procurei pela mais grossa, mais verde e com mais sinuosidade.Comprei esta, que suspeitei ser pitangueira, pois a moça não sabia informar com precisão.. ela só me disse pra transplantar quando a raiz tiver saindo do vaso Confused então nem quis perguntar mais nada.. pois acho que não é assim que se faz..

Venho aqui só confirmar,

1 - posso desfolhar e transplantar? Dependo disso pra postar fotos melhores da estrutura dos galhos para os amigos analisarem...

2 - Acho que agosto/setembro é a época certa para poda de pitangueiras né?

3 - Posso largar em sol pleno?

Acho que ta complicado a aramar, pois, os pucos talhinhos que tem tão bem rígidos, muito prováveis de quebrarem..

Não vou adubar por que não sei se isso já foi feito, deixo para o ano que vem

Fotos:

Abraço
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!

Editado pela última vez por reisreis em Sáb Ago 10, 2013 3:18 pm; num total de 7 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2012 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

É uma pitangueira sim, no seu caso eu encontraria um balde ou uma bacia bem grande e furaria ela bastante no fundo e dos lados e faria um substrato 50% de areia grossa 40% de terra dessa preta adubada e 10% de tijolo moído médio plantaria essa muda do jeito que esta sem desfolhar sem cortar raízes nem mesmo desmanchar o torrão de terra que ela tem hoje, seria um falso transplante. Adubaria ela normalmente, daria direção aos galhos que interessam mas não podaria nada, deixaria crescer livremente. e deixaria ela uns 2 anos ou mais assim. Depois desse tempo você veria no que se transformou essa muda.
É uma sugestão, pois tem um material legal.
Valeu.
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2012 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

dablo19 escreveu:
É uma pitangueira sim, no seu caso eu encontraria um balde ou uma bacia bem grande e furaria ela bastante no fundo e dos lados e faria um substrato 50% de areia grossa 40% de terra dessa preta adubada e 10% de tijolo moído médio plantaria essa muda do jeito que esta sem desfolhar sem cortar raízes nem mesmo desmanchar o torrão de terra que ela tem hoje, seria um falso transplante. Adubaria ela normalmente, daria direção aos galhos que interessam mas não podaria nada, deixaria crescer livremente. e deixaria ela uns 2 anos ou mais assim. Depois desse tempo você veria no que se transformou essa muda.
É uma sugestão, pois tem um material legal.
Valeu.

Caro amigo dablo, agradeço de coração a atenção..

as mudas que tinham lá não eram grande coisas sob meu olhar amador.. tava tudo muito mirradinho... essa era a mais grossa, que bom que achou um material legal...

vou aplicar sim a técnica bacia furada + solo drenante, no próx. final de semana

to tendo grande dificuldade em saber o que direcionar.. preciso dar direção aos galhos que interessam... realmente nao sei como fazer isso...

depois posto ela na bacia..

Será que tem a possibilidade de fazer um Hokidachi? O estilo mais natural da espécie..

Galeraaa queria mais opiniões, abraço![/img]
Bonsai é interação!!!
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 12:59 pm    Assunto: Falso Transplante tem 16/09/2012 Responder com citação

Olá galera!

Como prometido, fiz o falso transplante hoje, domingo dia 16/09/12.

O solo foi 30% Esterco curtido, 70% areia grossa, consegui uma areia bem grossa em um depósito de um amigo, ele comercializa areia dragada de um rio aqui no sul de minas, peguei praticamente cascalho, consegui uma areia mt grossa com bastante matéria orgânica, é a ACADAMA DO SUL DE MINAS! Razz

Espero que a quantidade de materia organica nao cause fungos!

Espero que esse solo seja bom pra minha pitanguinha, vai ficar uma semana na sombra e depois largo ela em pleno sol, adubação vai ser farinha de osso + torta de mamona, daqui 40 dias!

Será que vai da certo galera? Será que essa mudinha pode ser considerada um material válido para bonsai?

Ah! ta num vaso de 9L!

Mandei uma camadinha de terra que tava largada aqui..

Dúvida:
- Devia ter feito desfolha junto? Se sim, ainda é tempo de fazer agora?
- Devia ter desembaraçado o terrao com as raizes? plantei como tava no vasinho..

aqui ta o site do produtor: www.bonsaiscris.com.br

Abraçooos!
Bonsai é interação!!!

Editado pela última vez por reisreis em Dom Set 16, 2012 1:37 pm; num total de 1 vez
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

erro
Bonsai é interação!!!
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 5:41 pm    Assunto: Opinião Responder com citação

Reisreis

Vou expressar minha opinião quanto à alguns pontos que observo nas minhas pitangas:
- Normalmente, pitangas de supermercado, floriculturas e hortos estão exatamente como à sua:
muitas raízes, pedras brancas na superfície e um substrato sem aeração.
dessa forma foi muito bem explicado pelo amigo dablo19, um substrato legal.
Quando acho uma planta legal nesses locais, eu a deixo à sobra, rego e somente dou água ao fim da tarde, durante uns 15 dias.
Assim ela acostuma com o local onde irá viver.
A partir daí, eu efetuo o transplante. Exceto, quanto ao esterco, mesmo curtido acho forte para uma planta que se está transplantando.
Talvez, uns 10% + 30% terra vegetal e o restante, pedrisco. Elas têm crescido muito bem.
Outra coisa: deixe-a uns 20 dias na sobra. Uma semana talvez seja pouco.
Depois vá aumentando gradativamente. Ambiente a planta.
Adubação, tranquilo.
Minha opinião quanto à desfolha: se você reduziu a malha de raízes, pode tirar algumas folhas.
Entenda que, quando a planta perde um pouco da estrutura de alimentação,
ela naturalmente irá se desfazer das folhas que ela não consegue alimentar.
Quando se diz: reduzir o estresse da planta, é economizar energia para a estrutura da copa que ela consegue manter.
Sem folhas com o que gastar ela irá direcionar às que precisam.

Como o vaso é maior sua planta irá crescer bem. Deixe-a engrossar uns dois anos até efetuar novas adaptações.
Adquira outras plantas. Divida a tenção entre todas. Quando você tem somente uma, acha que ela nunca desenvolve rsrs.
Mas ela está trabalhando. E tempo é tudo. Paciência também, nesses casos.
Não sei se fui longo, são minhas opiniões e conclusões que estou tirando do que aprendo com o pessoal mais experiente do fórum. Wink
Abraço e boa sorte.
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

valeu de coração Seph!

fiquei feliz e ansioso lendo suas dicas! sao mt valiosas para mim..

então agora que esse servicinho ja foi feito, espero que o esterco nao seja muito para ela e decidi deixar os 20 dias na sombra, a respeito de luminosidade, depois desses 20 dias posso deixa-la no sol o dia inteiro? mas tem que ser em ambiente humido ou posso deixa-la no meio de um terreno de chao de terra? como é o meu caso,,

eu nem toquei nas raizes, nem desembaracei elas, ficou aquele bolo la no meio, isso pode fazer mal pro desenvolvimento das mesmas?

Seph quero ver fotos das suas pitangas, como faço?

da uma notinha de 0 a 10 ai pra ela.. ahahah soh pra me desiludir..

abraço
Bonsai é interação!!!
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2012 11:51 pm    Assunto: Dicas Responder com citação

Reisreis,

Citação:
a respeito de luminosidade, depois desses 20 dias posso deixa-la no sol o dia inteiro?

R. Levando em consideração o calor (não sei como é tua região) e que a pitanga é muito resistente, eu as deixo normalmente até as 10:00 da manhã. E pegam, sol das 15:00 em diante. Vá aumentando gradativamente.

Citação:
mas tem que ser em ambiente humido ou posso deixa-la no meio de um terreno de chao de terra? como é o meu caso

R. Com as minhas eu rego nos dias quentes, ao fim do dia. No inverno, rego pela manhã. E nos dias muito quentes, de manhã e ao fim da tarde. Se o seu vaso estiver bem perfurado ela ira reter o necessário. Não coloque direto no chão deixe um pouco de espaço para escorrer.

Citação:
eu nem toquei nas raizes, nem desembaracei elas, ficou aquele bolo la no meio, isso pode fazer mal pro desenvolvimento das mesmas?

R. Nas poucas vezes que fiz transplante, retirei cerca de 30% das raízes. Pelo que aprendi, quando há muitas raízes à pouco substrato. Minha humilde opinião deixe assim por esse ano. Deixe crescer livremente. Há espaço para isso. Depois de uns dois anos transplante e retire uns 35% das raízes. Antes de cortá-las, desfaça o emarranhado com um ancinho fazendo movimentos do centro para fora de modo a dispôlas de forma radial. O pessoal mais experiente fala que devemos cortar as raízes mais grossas e criar finas que são as que levam alimento à planta. As maiores são para sustentação.

Cara, sou cara extremamente aprendiz, comecei à uns cinco anos, mas somente há uns três resolvi me dedicar. Tudo o que sei deve-se à muita leitura e aprendendo com quem compartilha o conhecimento pelo fórum.
Eu apenas acho que já posso compartilhar algo que tem dado certo comigo. E sempre deixo aberto aos mais experientes que caso eu esteja dizendo algo errado, me corrijam. E olha que eles têm feito. Very Happy

Todos os experimentos que fiz estão aqui no fórum. Todos são pré-bonsais. Tenho apenas dois yamadoris que retirei ha menos de um mês. Então tenho muito que aprender... Wink
Eu comecei assim também. E notas, esqueça as notas, tem plantas que para alguns são muito belas mas as visões sobre a mesma planta são multiplas.
Fica na paz. Wink
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 9:48 am    Assunto: Responder com citação

amigo sepeh td em ordem?

agradeço os comentarios, me esclareceu muita coisa...

a pita ta no sol direto agora, comparando as fotos aqui ela ja deu uma arribada... sol pleno a partir de agora!

adubação a partir de 45 dias do transplante certo? optei pela adubação organica, TM + FO, como deve ser o procedimento? para esse vaso de 9L to pensando em aplicar umas 250g de cada, espalhando pelo solo e depois colocando em copinho em cada canto do vaso..

abraço!
Bonsai é interação!!!
niltonvasques

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Êee Pintanguinha bonita rs!

Eu tb adquiri dois mausais nessa feiras holambra, vou fazer o mesmo que você reis.

A respeito da pitanga vc sabe como reproduzir ela? Tenho uma plantada no quintal de minha mãe q já ta com mais de 3 metros '-... Alporquia pelo que li no fórum, não pega em pitanga.
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

certo niltonvasques seja bem vindo!

cara sou mt novato, mas tbm ja li que alporquia em pitangueira é meio complicado, olha esse post do amigo Elio Luis Secchi:

" questão sobre o alporque em pitangueira, devo dizer que por ser uma mirtácea a alporquia não é muito eficiente. Se deixar ponte de casca, cicatriza sempre, sem enraizar. Mesmo retirando toda casca a tendência é mais em cicatrizar do que enraizar, então a cada 60 dias é bom abrir o alporque e ver se não está cicatrizando, raspando o material que se regenera. Mesmo assim pode levar até dois anos para enraizar. Isso acontece com quase a totalidade das mirtáceas: pitanga, jaboticaba, camboin, guabiroba, guabiju, araçá, etc..."

- > aqui ta o link completo: JLT ALPORQUIA - PAPEL ALUMÍNIO

faz o seguinte, tira fotos dessa pitangueira ai de mais de 3m, focando os quatro lados e o tronco com algum objeto conhecido do lado para comparar o tamanho e abre um topico pros mestres opinarem.
Tenta pegar bastante informação, idade, espessura, se produz frutos, tempo exposta ao sol, solo, etc...

abraço!! posta suas plantas ae pra galera ver!
Bonsai é interação!!!
Felipe Ferlin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Eae reisresi!

tua mini roseira ta crescendo ein!

Dia 08/09 tbm fui pra expoflora e comprei alguns maus bonsais,

Estou postando uma jabuticabeira q comprei la,espero que nao se importe, e que talvez te sirva de inspiração,ou te de alguma ideia com sua pitangueira.

Very Happy

Quando a comprei fiz um falso transplante para esse vaso maior.

Dai fiz uma pequena gambiarra.

Não contente um mês depois fiz uma desfolia.

E podei as pontas dos galhos.

Abraço Cara!
everardo

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 12:12 am    Assunto: Responder com citação

tenho uma pitangueira dessas aqui q ta num vaso a mais de 1 ano descançando de uma poda legal q eu fiz, essa semana vou tentar mexer nela e to vendo o inicio da galera. Espero q consiga um otimo resultado mano, assim como eu tb hehe. abs.
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 14, 2012 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

boa Felipe, ta demais a tua jabu, ta muito bem encaminhada, eu procurava uma planta exatamente assim mas só encontrei mudinha mirrada lá!!

Eu nao posso dar pitaco em nada na sua planta por que nao sei nada, não sei se tem algum galho ae para ser removido ou outro para ser modelado, por mim ta legal assim, com essa distribuiçao dos galhos, agora é deixar engordar e esperar pelas folhas.. =]

Qual composição do solo?

Quando chegar dezembro vou atualizar aqui, a minha pitangueira ta cabeludassa! Vou precisar MUITO da tua ajuda por que nunca fiz esse tipo de trabalho que voce fez na sua jabu, ta cheio de galho la e nao sei qual escolher, da vontade de corta tudo, nao consigo dar um formato para ela

É Everardo esses posts assim são verdadeiras aulas, faz a gente absorver mt conhecimento...

braço galera
Bonsai é interação!!!
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 07, 2012 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos;

Hoje resolvi atualizar minha pitangueira, li que em dezembro é uma boa época para seleção de galhos...

Bom, acho que fazem exatamente 82 dias que transplantei minha pitangueira, dos quais 20 ela passou na sombra e 62 em sol pleno;

Gostaria da ajuda de vocês por que não tenho ideia do que fazer, existem galhos que estão brotando no mesmo lugar, devo remove-los, ou deixo ela em paz?

Estou notando que folhas novas estão surgindo enrugadas, carência de algum nutriente, acidez? depois posto fotos das folhas;

Se precisarem de mais fotos, especificando os galhos, é só pedir;

Abraço a todos! Very Happy
Bonsai é interação!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: