|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ViniciuSub
Registrado: 16/08/13 Idade: 34 Mensagens: 5 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Sex Ago 16, 2013 7:25 pm Assunto: Novo no hobby, Sujestao em Romã e Jabuticaba |
|
|
Oi a muito tempo venho acompanhando vcs e lendo varios textos/artigos sobre o assunto a fim de refinar cada vez mais uma pitangueira grande (80cm) que eu crio a 3 anos em um vaso enorme, (por sinal esta super carregada de frutos) e agora finalmente estou arriscando tentar criar alguns bonsais e vim pedir a opiniao de voces pois fiz umas podas extremamente conservadoras com medo de cortar algum galho que pudesse me fazer falta no futuro. E estou criando este topico justamente para pedir a opiniao de voces sobre quais galhos devo cortar. Apesar de estarem plantados em locais e em solo desapropriados ja li bastante sobre isso e podemos deixar este ponto para um proximo topico talvez ou eu me vire sosinho pois ja li muito a respeito e conserteza surjindo duvidas voltarei a perturbar os senhores!
seguem algumas fotos...
jabu quando chegou
Jabu agora provavel frente
jabu outro lado
agora o roma
raizes
detalhes de brotos em todos os pontos da planta uma semana apos a poda
Agora vou pedir para vcs me ajudarem a escolher a frente da planta alem de me ajudarem nos galhos a serem cortados pois a duvida do lado eh grande.
de quebra segue a foto dessas mudinhas de pitanga, trata-se de pitangas pretas, sao ennoooormes e completamente pretas o sabor 'e o mesmo e a planta 'e igual.nao sei se sao comuns pra voces mais quem quiser posso dar sementes de presente sem problemas, moro no ES. mais uma coisa, a partir de quando posso comecar a pertuba-las? com que tipo de interven'cao?
Agerade'co a ajuda de todos des de ja! e desculpe por estar meio for a de foco, no comeco 'e assim mesmo! |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sex Ago 16, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Cara, ao meu ver vc tenq definir um estilo e abaixar esses galhos... E não se preocupe muito em cortar galhos que irão te fazer falta, se vc ficar com isso na cabeça, sua poda fica beem prejudicada, haha, além disso, plantas são highlanders, elas brotam denovo e denovo, então se você se desfaz de um galho, pode obter outro em uma posição parecida, de brotações novas.
Já as pitanguinhas, vc pode ir dando movimento nelas, que vai originar o tronco principal. E de resto é deixar crescer, se vc plantar no chão, cresce bem mais rápido.
Ah, eu aceito as sementes dessa pitanga estranha! Pago o frete, aí não tem problema né? Posso te enviar também alguma semente de alguma arvore legal...
Boa sorte! |
|
|
 |
ViniciuSub
|
Enviada: Dom Ago 18, 2013 7:57 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas dicas, a pitanguinha já segui a sua ideia e aramei a maior com o tronco em foma de um S perfeito, deu muito medo e quebra-la ^^ falando nela entrarei em contato com vc por MP para enviar as sementes.
quanto as ouras duas, abaixar os galhos seria com poda, aramacao ou com tração? e o tronco da roma pincipalmente não esta legal, alguém poderia me dizer onde eu devo corta-lo?
outra duvida que eu tenho é a seguinte, podei a planta, ela respondeu legal e em duas semanas já esta dando sinais de recuperação mais eu me arrependi de nao cortar um ganho aqui outro ali quando posso voltar a corta-la? se eu o fizer logo estaria prejudicando em algo?
Muito obrigado por enquanto !! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 9:42 pm Assunto: |
|
|
Olá. De nada. Seguinte, você ainda não está familiarizado com o crescimento das plantas, porque, se você aramar sua planta como está, em ''S'', ela, se você deixar crescer pra formar um bonsai mais alto, vai ficar meio estranha, vc tenq dar um movimento condizente com a altura futura que ela terá, eu ja fiz isso também, de aramar mudas como se fossem a altura final. Veja se meu desenho horrível explica melhor:
Abaixar galhos grossos como aqueles é com arame ou tração. Você poderia também cortar a maioria e esperar brotar novos galhos.
Então, sobre a última dúvida, eu não sou um bom informante a respeito, pq eu sou meio despreocupado com isso e não ligo para épocas [exceto em espécies bem exigentes, tipo o pinheiro negro], sempre podo ficus, frutiferas e arvores que nem essas em qualquer época, corto mesmo... Mas é errado, tem época certa. Agora, tirar uns galhinhos não faz mal, ainda mais que você acabou de tirar vários, ela está com força pra brotar. Sobre esse assunto acho melhor esperar outra opinião também... hehe. N se preocupa que o pessoal do forum volta depois do fds, creio que alguns mais apareçam!
Abraços, boa sorte |
|
|
 |
ViniciuSub
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 11:36 pm Assunto: |
|
|
Entao, medi a altura do S e atualmente esta com 17cm, voce me aconselha a desfaze-lo? fiquei muito contente quando deu certo, 'e uma pena ter de desfaze-lo qual seria a melhor opc'ao? qual seria uma altura bacana? Muitissimo obrigado por enquanto como ja disse espero um dia poder ajudar os novatos tbm! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 1:23 pm Assunto: |
|
|
Isso é pra você decidir, ou você espera ela crescer bem e depois define a altura ou já vai pensando por agora. Se vc quer um bonsai de 17cm, então já está no caminho correto, vai moldando-o. Mas ela tem muito o que crescer ainda, vai mudar bastante, por isso é legal vc dar um movimento mais suave, que nem o que eu descrevi. Abraços |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|