FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante de emergência
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
HenriqueBanda

MensagemEnviada: Seg Ago 19, 2013 11:35 am    Assunto: Transplante de emergência Responder com citação

Olá amigos,

Tenho um Ulmus de 6 anos, o vaso que ele se encontrava quebrou, tive que as pressas trocar de vaso, porém não troquei o substrato (só fiz a troca mesmo e cortei um pouco das raízes) como ele vai completar agora 2 anos com esse substrato, eu gostaria de saber qual é o substrato ideal para ele, já que encontrei várias opções diferentes.

Hoje ele se encontra sem folhas, pois com este frio dos últimos dias ele perdeu a pouca folhagem que já tinha (sei que é normal em invernos rigorosos).

A minha preocupação é a falta de folhass durante a troca de substrato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 19, 2013 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Henrique, é um bom momento para trocar o substrato. Ainda bem que o vaso quebrou agora, já pensou se tivesse quebrado em pleno verão?rsrsrsrs
Quanto aos vários tipos de composição de substrato é porque muitas vezes depende do que a pessoa tem mais a mão. Pouco adiante indicar caco cerâmico se a pessoa não tem onde conseguir isso, e assim por diante...
O substrato ideal é um substrato drenante, que não compacte facilmente. É aí que entram misturas do tipo caco cerâmico, matéria orgânica, pedrisco, carvão triturado, cascas de pinus triturada, saibro granulado peneirado e assim por diante...
abraço
HenriqueBanda

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Certo, realmente eu não conheço nenhuma loja aqui na minha cidade que venda algum tipo de substrato, talvez há uma que venda, mas vou procurar, eu comprei o bonsai no side idealbonsai, lá há vários tipos de substratos, e comprarei lá também, já que fiz a compra da planta lá e fiquei muito satisfeito. Recomendo

Vou procurar um que seja drenante e não se compacte facilmente como você disse, algum que tenha algum adubo em específico?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Henrique o substrato em si não deve conter adubo. A adubação você faz posteriormente, é bom sempre esperar uns 45 dias após o replantio apra começar a adubar. sobre adubação novamente são muitas as opções; Osmocote, basocote, adubos llíquidos, torta de mamona + farinha de osso e por aí vai...Só não é recomendado os adubos granulados comuns encontrados em casas agropecuárias e indicados para agricultura.
abraço
HenriqueBanda

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Comprei um substrato de tijolo moído, o mesmo que ele estava antes, deve chegar antes do final de semana, farei a troca neste final de semana.

Cortei alguns galhos para moldar a copa, e estou no aguardo da nova folhagem, agora pouco tirei umas fotos e notei 1 broto de folha... é incrivel como as folhas nascem rápido no Ulmus.

Lembrando que já cortei 1/3 das raízes quando precisei trocar o vaso.

Segue as fotos

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: