FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Você Forista, Leitor, Visitante, Invisível, leia isto!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 3:05 pm    Assunto: Você Forista, Leitor, Visitante, Invisível, leia isto! Responder com citação

Já sou usuário deste forum fazem alguns anos. Algo que eu observei neste tempo e que muitos outros observam também, é que temos sempre um número muito maior de visitantes do que de participantes efetivos.

Por que isto acontece?

Primeiro, este forum é uma grande fonte de informação, se considerarmos a quantidade de tempo que ele está ativo online, funcionando, acumulando matérias, fotos, exemplos, opiniões e experiências, podemos tranquilamente dizer que é a maior biblioteca sobre bonsai no Brasil. Portanto, muita gente que nunca escreveu nada neste forum costuma ler diariamente o que aqui se escreve.

Segundo, muita pessoas gostam de ler, acompanhar, ver o que está acontecendo, mas preferem não participar, porque acham que não vão acrescentar nada, ou porque tem vergonha, ou então receio de como serão recebidas.

Terceiro, diversos usuários mais antigos sempre dão uma passadinha, uma olhada rápida nos tópicos, como não encontram nada de muito novo, nada de muito estimulante, nada escrevem. Estes usuários também estão cansados de dar sempre as mesmas dicas sobre os mesmos temas. Afinal, certamente todos os casos que por aqui aparecem diariamente são como um grande deja vu.

Quarto, como todo artista, quem faz bonsai é orgulhoso, dificilmente aceita críticas e prefere se fechar em seu mundinho.

Nos poucos eventos que participei eu convivi com pessoas muito legais, a maioria deles tem conta neste forum, a outra parte mesmo não tendo conta acompanha o que se passa por aqui. Agora, porque vocês não estão participando?

Portanto, façam o favor de participar! A internet é uma grande ferramenta, é muito mais fácil de difundir o bonsai com a internet do que sem ela. Existe um grande fluxo de pessoas que passam por aqui, mas a participação vai decaindo.

Você usuário antigo, mesmo que não queira comentar o trabalho dos outros, mostra o teu! Vendo tuas plantas dezenas de pessoas vão se inspirar, vão melhorar, vão poupar tempo! Nossa arte só tem a ganhar com isto!

O maior banho de água fria para um novato é não ter alguém que o oriente, não ter alguém que o inspire. Este forum está sempre cheio de novatos, inclusive são os novatos empolgados que auxiliam os outros novatos. Quem tem mesmo bagagem para ajudar não está aqui participando.

"Eu faço meus bonsai e não me importo com o resto, que trilhem o caminho como eu trilhei", muito nobre... Digno de um Bonsaista. Acontece que a troca de experiências, a troca de idéias, não é uma via de mão única, é uma via de mão dupla, todos lados saem ganhando. Quando cada um fica no seu canto tudo fica estagnado, enquanto que quando todos interagem, a coisa anda, todos sem empolgam, mesmo aqueles que já estão satisfeitos consigo mesmos, com seu trabalho, recebem uma lufada de ar novo, oxigenando suas idéias, trazendo novo estímulo para que se avance.

O bonsai no Brasil é muito recente, mas também é recente em outros lugares, os grandes nomes da Europa, dos EUA ou da América Latina, todos apareceram nos últimos trinta anos. Agora, comparem o bonsai daqui com o bonsai de lá!!!

O Brasil terá um avanço equivalente nos próximos trinta anos? Se continuarmos cada um de costas para os outros, nunca. Vamos ficar estagnados, com alguns bolsões aqui ou ali, mas a maior parte continuará brincando com palitos.

Costumo dar uma olhada nos usuários online, lá em baixo na página principal e vejo sempre esta linha:

O recorde de usuários on-line foi de 115 em Sex Out 12, 2007 8:02 pm

Tivemos 115 usuários registrados participando juntos no forum lá em 2007. Cadê esse pessoal? São seis anos acumulando mais usuários, mas porque nunca passamos de 10, 15 online? Onde estão vocês?

Devo ser um idealista, mas eu vejo que sem uma ambiência favorável, sem construirmos relações, trocarmos idéias, tudo permanece sempre do mesmo jeito. Bom, vou continuar fazendo a minha parte, mas e você? Vai fazer algo também? Ou vai sair deste tópico sem nada comentar e voltar semana que vem, para vê-lo ainda sem nenhuma resposta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo totalmente contigo Arzivenko.
Não é fácil receber criticas sobre um trabalho que nos parece bom, mas cada um tem que refletir onde está errando quando outros não acham o mesmo que esperávamos.
Tenho visto alguns responderem rispidamente porque receberam uma crítica ao seu trabalho. Só se cresce tentando e colocando o seu trabalho para apreciação. Ao fazer isto, temos que estar dispostos a ouvir críticas também, ou até principalmente, pois assim podemos continuar crescendo.

Parabéns pela sua iniciativa.
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 40
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Também concordo e, como iniciante, de apenas 3 anos na arte, digo que aprendi muito, mas muito mesmo neste fórum. Percebi que de um ano para cá a participação caiu muito, principalmente dos mais experientes que sempre davam as diretrizes de como prosseguir em cada caso, o que considero de grande importância.

Confesso que algumas vezes me senti frustrado por não receber opiniões e críticas de minhas plantas que, como iniciante, não eram grandes coisas, mas era o que eu tinha no momento, além da grande vontade de aprender, apesar de inúmeras visitas ao tópico.

O fórum é algo especial para mim, acompanho diariamente, não posto muito, primeiro porque não tenho experiência para dar pitacos nas plantas alheias, segundo porque não tenho sequer um bonsai, apesar de ter inúmeras plantas que um dia pretendo que se tornem bonsai.

A minha sincera vontade é de ver o fórum bombando diariamente, possibilitando aprendizado para quem, assim como eu, está encravado em algum interiorzão deste Brasil imenso, isolado de outros bonsaistas, mas que não desistem da nobre arte.

Abraço a todos e vamos participar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius Fernandes eu tampouco tenho qualquer bonsai finalizado, mas o importante é justamente participar. Mesmo que só tenha um singelo comentário, faça-o, é melhor do que um tópico vazio. Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

I ai galera Beleza???

Arzivenko, primeiramente quero mais uma vez te parabenizar por mais uma atitude lucidamente tomada.. mas penso que se os mais experientes(os que já possuem vários bonsai terminados) não querem opinar, tranquilo.. temos bons bonsaistas experientes assim como você que está disposto a dividir o seu conhecimento conosco que estamos apenas abrindo os olhos, para depois começar a se movimentar...depois de muito tempo aprender a engatinhar, até aprendermos a andar e quem sabe correr...e isso é o que vale amigo!!! foi como falei em um tópico que relatava sobre a diminuição de postagens no fórum: a geração de 2007 já foi, temos que construir uma nova geração forte(cada vez mais estudando e procurando informações) e assim seguirmos o nosso caminho... te admiro demais por suas atitudes e opiniões.... PARABÉNS!!!!

Vinícius Fernandes, concordo plenamente com o Arzivenko... às vezes falamos algumas besteiras... mas nada mais comum do que falar besteiras quando se é iniciante... somos todos assim.. melhor falar uma besteira e ser corrigido por alguém com mais experiencia que nós, do que ficarmos com as besteiras pra agente e nunca sermos corrigidos... vamos errando e sendo guiados por outros, até conseguirmos andar com as próprias pernas.. estamos nesse mesmo barco juntos.. vamos que vamos..


Abraços e sucesso a todos!!!!

PS.: desculpa antecipada por alguma besteria que falei à cima.... kkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson M. Mori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/06/10
Mensagens: 277
Localização: Campo Grande-MS

MensagemEnviada: Sáb Set 07, 2013 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko boa iniciativa.
Acho que foi neste ultimo encontro em Ribeirão que estávamos comentando sobre a diminuição dos foristas, pois o pessoal mais antigo tem ficado desistimulado a comentar devido amuitos assuntos serem o mesmo e que pode estar em outro tópico e as pessoas tem a preguiça de pesquisar e tbem foi comentado que tem pessoas que colocam palitinho (mudinha) e querem receber sugestões de como proceder para aquela planta, fica difíciil.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 9:59 am    Assunto: Responder com citação

É isso mesmo Edson M. Mori, quando ignoramos um novato com seu palitinho ele se sente frustrado e desestimulado, mas pior, gasta um tempão com palitinhos e não sai do lugar, bastando para isto uma breve orientação.

Agora, se qualquer membro mais experiente exercita a tal virtude chamada humildade e orienta o cara, aí sim, ele avança meses de pesquisa em segundos, sem falar que se torna eternamente grato por aquele que lhe ajudou. Este lado geralmente é ignorado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/08/04
Idade: 80
Mensagens: 290
Localização: Teresópolis - RJ

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Valeu a chamada. As vezes é preciso. Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tô sempre aqui dando pitaco mesmo sendo novato!! É como dizem né, é mais fácil orientar sobre o que fazer quando a planta não é sua! Smile

Mas gostei da atitude Arzivenko, o negócio é chamar a moçada prá roda mesmo.

Abraço a todos
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
M.A.Passarini



Registrado: 07/07/09
Idade: 35
Mensagens: 28
Localização: Ivaiporã-PR

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 10:42 pm    Assunto: Participação Responder com citação

Pois é Arzivenko, depois de ler o seu post resolvi que de agora em diante vou participar mais. Eu era daqueles que só olhava e não opinava, pois sou muito novato na arte do bonsai e achava que minha opiniões não agregariam em nada, e só agora lendo os sue post percebi que o mais importante é participar para sempre manter viva esta grande enciclopédia aberta do bonsai que é este fórum...

Muito obrigado e parabéns pela iniciativa...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Valeu M.A.Passarini, sinta-se em casa, posso te garantir que será bem acolhido e que terás uma experiência muito mais gratificante participando do que apenas observando!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Bingo.. Arz.

E assim vamos chacoalhar a poeira e reavivar as velhas amizades. Claro que as vezes criamos alguns desentendimentos quando opinamos mas ainda estariamos nas cavernas se ninguem discordasse...

Confesso que depois de 3....4....5 anos escrevendo a mesma coisa sobre as mesmas mudas a coisa fica massante, mas... somos como cavalos e precisamos de algumas cutucadas as vezes para acelerar os passos... e voltar a galopar...

E viva o BONSAI BRASILEIRO.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

MUito oportuna as tua palavras Arz , realmente com o tempo ficamos somente observando e temos "preguiça" de escrever. Comfesso que nao sou muito bom em dar dicas para as arvores dos outros (mal sei cuidar das minhas ) , mas no entanto procuro sempre postar minhas fotos abrindo novos topicos , porque muto do que aprendi sobre bonsai foi atraves deste forum.
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lozzardo



Registrado: 10/05/06
Idade: 54
Mensagens: 47
Localização: SP-SP

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

sempre li mais do que postei, até pelo que vc coloca no seu post Arzivenko...

as vezes, chegamos com muita boa vontade (mesmo fazendo errado ou fora dos padrões) e acabamos com um balde de água fria na cara por ficarmos sem respostas ou simplesmente pela forma curta/grossa com que vemos varias respostas e opiniões.

tenho certeza que muitos por aqui erraram bastante antes de ter acesso às excelentes informações que se disponibilizam neste fórum, quer diretamente ou com o endereçamento de sites externos.

impressiona também que BONSAI requer paciência, tempo, dedicação, estudo... características que se notam em pessoas dispostas a, como professores, transmitir repetitivamente e exaustivamente seus conhecimentos, até para que eles sejam retransmitidos à varias e varias pessoas, gerações...

mesmo o mais banal dos procedimentos, quando repetido ao escrever/transmitir, pode nos dar novas formas de executá-los, agilizando-os ou fazendo de maneiras mais seguras, mais praticas, mais belas, etc, etc, etc...

mas como sempre digo... a descendência italiana, os mais de 25 anos de convivência com a cultura oriental (chinesa e japonesa) e 20 anos de convívio com a raça de cães Akita... me fazem, um pouco "bocudo" (italiano), extremamente paciente (japoneses) e muito teimoso/persistente (Akitas).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
É isso mesmo Edson M. Mori, quando ignoramos um novato com seu palitinho ele se sente frustrado e desestimulado, mas pior, gasta um tempão com palitinhos e não sai do lugar, bastando para isto uma breve orientação.

Agora, se qualquer membro mais experiente exercita a tal virtude chamada humildade e orienta o cara, aí sim, ele avança meses de pesquisa em segundos, sem falar que se torna eternamente grato por aquele que lhe ajudou. Este lado geralmente é ignorado.


Perfeito!
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil