FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera 01
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 9:40 am    Assunto: Primavera 01 Responder com citação

Olá a todos,

no último sábado, andando pelo meu bairro, eis que me deparo com uma pilha de galhos (aproximadamente 2 metros de altura)....

me chamou a atenção o fato da pilha estar ao lado de uma casa onde sempre houve uma linda primavera com aproxmadamente 4 metros de altura, que por coincidência não estava mais lá Twisted Evil Twisted Evil

não tive dúvida, corri para a minha casa e retornei com um serrote, facão e muita coragem...

depois de mais ou menos 1 hora de trabalho consegui selecionar 4 galhos que, na minha visão, apresentavam condição de se tornarem estacas e posteriormente, se Deus quiser, lindos Bonsais... aqui estão eles:














São as primeiras esta que faço, portanto não tenho espericência, abaixo vou relatar o processo que segui:

Escolha dos galhos: tentei escolher aqueles galhos que estava com sinal de seiva ou mais saldáveis... haviam muitos galhos que estavam rachados (provavelmente durante o corte da árvore), outros podres ou mesmo com uma série de deformações que não dariam uma boa planta no futuro...

Preparação: deixei os galhos parcialmente submersos em água com vitamina B1 por cerca de 3 horas... depois utilizei esta água para fazer a primeira rega...

Substrato e vasos: usei areia grossa de construção e mais nada como substrato... usei vasos ou casilhames grandes para plantar as estacas, sempre furados em baixo e na lateral...

Localização das estacas: deixei duas numa edícula que tenho em casa onde praticamente não há ventos e não recebe luz solar direta... às vezes, em virtude do uso de um varal, a incidência de luz solar cai muito nesta edícula...

outras duas deixei numa área lateral a uma horta que tenho em casa, junto as demais plantas que tenho em bacias e vazos... nessa área também não há luz solar direta mas há muita "claridade"... uma informação importante é que há incidência de ventos e as estacas estão mais sujeitas ao frio da madrugada e eventuais chuvas....

Tenho as seguintes dúvidas:

deixo elas separadas (edícula + horta) ou as coloco todas num só lugar, se sim, qual seria melhor?

quando saber o momento certo de regar? tenho medo de apodrecer as estacas por excesso de água... já perdi uma estaca de ficus por isso....


Editado pela última vez por Clayton em Seg Out 21, 2013 4:20 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 10:44 am    Assunto: Responder com citação

opa amigo clayton, blz? minha historia é quase igual a sua, tenho duas estacas de primavera aqui e outras várias. tbm tenho essa duvida sobre a rega, e sempre me pergunto, agua de mais ou agua de menos? meu processo foi quase igual ao seu, mas no caso da vitamina b1, deixei um pouca mais de tempo, 24 horas. se for regra esse processo, vc foi pela direçao certa, pelomenos oq venho lendo sobre estacas. suas estacas estam com boa aparencia. parece tbm que era uma arvore com certa idade. as minhas sao essas:
a da esquerda e meio sao primavera a da direita ficus...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

então DR.GORI... li agora a pouco que o tempo ideal para que as estacam fiquem no enraizador é de 24 horas, ainda mais estacas lenhosas como é o caso...

estou na dúvida do que fazer...

deixo elas como estão e vejo no que dá?

ou

removo elas da areia, deixo um dia numa colução do vitamina B1 e depois volto a coloca-las na areia?


o que seria o melhor?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 12:42 pm    Assunto: Estaca Responder com citação

OLa Clayton,belo materrial pela experiencia que tive com a minha que era do mesmo calibre se vc tiver a solucao enraizante va regando ela a cada tres dias e deixe no areia ela demmora um pouco mas vem.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

faria oq nosso amigo ardre indicou, nao mexeria nas estacas... vc pode fazer essa rega sugerida pelo andre... o material é muito bom pra se perder... porem, ja li tbm q, o efeito da tiamina e so nas primeiras 24 horas, depois disso nao tem mais efeito algum. dizem, os mais experientes q primavera é faicil de enraizar... tenha fé a atençao nos cuidados. vai da certo, torço pelo sua e pela minha...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Claiton A,

Ola nao mexe mais nelas nao! Agora e esperar e cuidar da rega,, pode burrifar um pouco de agua nos troncos, para ajudar hidratacao, de manha e a tarde se cuidar devem brotar. Quando fizer estaca e bom sempre nao deixar muito curta porque pode apodrecer o tronco mais acima, no tamanho que estao acho bom ,a nao ser o menor deles que acho meio curto. Deve ficar a meia sombra e sem pegar vento.

Abraco e sucesso com as estacas.
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Brotou... está brotando muito...

e aí pessoal, pelo menos por enquanto, uma das estacas está brotando muito e com muito vigor... a brotação começo a coisa de uns 10 dias, no início só umas pontinhas verdes no tronco lenhoso, depois uma bela brotação...


abaixo fotos da que está apresentando melhor brotação:






Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton A.

Mantenha os cuidados que logo comecarao a brotar os demais. Agora deve ter paciencia. Tenho dois tocos no areiao com um ano e com varios brotos, podei eles a poucos dias, agora aguardo o momento certo para muda-los para uma bacia com substrato.

Abraco
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 10:34 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

Ola Claiton,que bom que a brotação esta intensa,mas fique atento pois nem sempre isso quer dizer raizes.Como ja disse tive uma estaca de primavera por quase um ano sem brotação quando decidi jogar fora começou a brotar ai deixei ela brotar livre a grossura era a mesma da sua,como na epoca nao tinha muita paciencia resolvi tirar do areiao e colocar num substrato.Quando tirei do areiao qual foi minha surpresa a quantiodade de raizes nao condizia com a quantidade de brotação tipo 100% de brotação e 10% de rais me apavorei e quase perdi ela mas graças a deus ela esta bem e florida a mais ou menos uns 15 dias.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

É como falou o Andre é melhor ter paciência pois brotação não condiz com enraizamento pois essa brotação logo apos a intervenção pode ser uma reação apenas da madeira pelo stress sofrido, mas deixa ela ai por mais alguns meses e se as brotações continuarem surgindo daqui a alguns dias pode começar a adubar devagarinho enquanto isso é bastante água e as vezes utilizar algum produto enraizador não faz mal algum eu aconselho e utilizo cloridrato de tiamina.

T + abraços!!!!


SE VC AINDA NÃO CURTIU A PAGINA BONSAIFÁCILRS, NÃO DEIXE DE CURTIR
https://www.facebook.com/pages/Bonsaifácilrs/1428041840742250?ref=hl
E TAMBÉM VISITE O BLOG BONSAIFÁCILRS
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Joicimar, terá que ter muita paciência agora e manter as plantas apenas em descanso por um bom tempo. Essas estacas provavelmente emitiram suas primeiras raízes a pouco tempo e elas ainda são bem fininhas e delicadas. Essa brotação primaria é fraca e sensível, se você podar, pode perde-las.

Sugiro que mantenha por pelo menos um ano elas descansando até a próxima primavera devido ao seu calibre. Quando for a hora certa, poderá começar a trabalhar madeira morta (o que será necessário para corrigir conicidade e sinuosidade) e/ou pensar em reenvases e podas.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2013 7:13 am    Assunto: Responder com citação

E aí pessoal,

apenas atualizando, das 4 estacas originais, tenho:

2 com bela brotação, brotos fortes e aumentando em quantidade a cada semana

1 com brotos mais "fracos" mas também se desenvolvendo

1, a que era mais curta, apodreceu mesmo...


JOICIMAR MAGGIONI, vc comentou sobre começar a adubar devagar... o que vc sugere, osmocote, TM + FO, estorco curtido?


Abraços,
Clayton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil