|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 11:38 am Assunto: Bouganville |
|
|
Pessoal,
Preciso de sugestões do que fazer com essa Bouganville.
Vou trocar o vaso, tenho que comprar a tela e arame primeiro.
Devo desfolhar antes de mudar o vaso?
Obrigado!
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 11:59 am Assunto: |
|
|
Sua árvore tem uma serie de "defeitos", falta conicidade, muitos calos, e pra começar com a planta, as vezes é preciso um certo radicalismo. Pra la na frente ver o quão preciso foi certas atitudes radicais.
Vou tentar passar minha ideia: em vermelho os cortes, na esquerda em azul o ângulo após o transplante, a direita em verde uma simulação do que a planta ganharia com isso...conicidade, movimento=a primeiro passo dado _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 12:29 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: |
Sua árvore tem uma serie de "defeitos", falta conicidade, muitos calos, e pra começar com a planta, as vezes é preciso um certo radicalismo. Pra la na frente ver o quão preciso foi certas atitudes radicais.
Vou tentar passar minha ideia: em vermelho os cortes, na esquerda em azul o ângulo após o transplante, a direita em verde uma simulação do que a planta ganharia com isso...conicidade, movimento=a primeiro passo dado |
Marco, mas posso fazer o corte mudando de vaso? Ou tenho que ter algum cuidado para não perder a planta?
Obrigado pela ajuda novamente. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 1:46 pm Assunto: |
|
|
As duas coisas! Mudar para um vaso ou bacia com mais litros de substrato e ter cuidado pra não perder a planta.
Cautela...vç pode optar por fazer o corte primeiro, selando direitinho os cortes e lá por setembro ou outubro mudá-la de vaso.
Com uma escovinha e um palito vai limpando de cima pra baixo até conseguir ver a formação inicial do nebari, sempre é bom escolher como frente do bonsai o ângulo que apareça menos as cicatrizes maiores, acho este ponto bem relevante, assim como a melhor referência do nebari a ser descoberto.
Descobrindo o nebari, escolhendo a melhor posição como frente, a bacia bem perfurada, substrato bem drenante com 60% matéria orgânica, proteger 1 semana do sol direto mais forte(dependendo da localidade), não adubar antes de 90 dias, não podar as raízes neste primeiro transplante...isso tudo já é uma boa precaução, reduzindo alguns riscos.
Interessante é primeiro arrumar as linhas do tronco, depois um transplante sem poda de raízes e esperara recuperação pra iniciar uma adubação branda e aos poucos ir intensificando...
Dependendo da resposta já se pode pensar em poda e aramações subsequentes... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 9:56 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | As duas coisas! Mudar para um vaso ou bacia com mais litros de substrato e ter cuidado pra não perder a planta.
Cautela...vç pode optar por fazer o corte primeiro, selando direitinho os cortes e lá por setembro ou outubro mudá-la de vaso.
Com uma escovinha e um palito vai limpando de cima pra baixo até conseguir ver a formação inicial do nebari, sempre é bom escolher como frente do bonsai o ângulo que apareça menos as cicatrizes maiores, acho este ponto bem relevante, assim como a melhor referência do nebari a ser descoberto.
Descobrindo o nebari, escolhendo a melhor posição como frente, a bacia bem perfurada, substrato bem drenante com 60% matéria orgânica, proteger 1 semana do sol direto mais forte(dependendo da localidade), não adubar antes de 90 dias, não podar as raízes neste primeiro transplante...isso tudo já é uma boa precaução, reduzindo alguns riscos.
Interessante é primeiro arrumar as linhas do tronco, depois um transplante sem poda de raízes e esperara recuperação pra iniciar uma adubação branda e aos poucos ir intensificando...
Dependendo da resposta já se pode pensar em poda e aramações subsequentes... |
Marco, ela esta num vaso muito ruim e a raiz esta com quase 10cm para fora do vaso, pelo buraco em baixo.
Entendi que disse para podar e depois transplantar, mas preciso mudar o vaso urgente, posso podar junto ou é melhor mudar e esperar um pouco? |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 10:44 am Assunto: |
|
|
Você pode mudar de vaso fazendo os cortes do tronco, só evite podar as raízes muito intensamente, corte só as mais compridas. Como ae em São Paulo o clima é ameno nesta época(nem frio, nem calor em excesso), será tranquilo. O fato de raízes saírem do vaso não compromete a saúde da planta. Eu faria em etapas, assim como tenho feito ultimamente, a não ser uma planta que eu saiba que tenho nas mãos, com pleno vigor e cuidados em dia pra eu arriscar, por exemplo, em fazer poda aérea, aramação, transplante com poda de raízes, ou seja, vários procedimentos simultâneos, teria certeza e confiança na recuperação da planta. Plantas novas, nos dias de hoje, costumo ter cautela, pois já perdi muito material devido as experiências que fiz testando métodos diferentes em diferentes épocas.
Mas tranquilo cara, é uma ideia, se tiver confiança, vai firme. O cultivo do bonsai é uma escola que nunca se alcança o diploma, tudo é aprendizagem constante! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jul 14, 2013 1:58 am Assunto: |
|
|
Olá Marcelo, não sei se você tem conhecimento mas bougas crescem muito lentamente em vasos. Se sua intenção é ter um tronco mais robusto simplesmente colocar numa bacia maior não fará com que o tronco engrosse.
A sugestão do Marco serve como aprendizado para você mas eu descartaria esta planta. Ela possui muitos defeitos e você pode encontrar outra planta com melhor potencial para você canalizar seus esforços.
Falo isto com experiência própria com 3 bougas com as mesmas características que a sua. Foram 3 anos e o resultado foi decepcionante. Nenhuma evolui para nada ao menos satisfatório. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Jul 21, 2013 5:09 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Olá Marcelo, não sei se você tem conhecimento mas bougas crescem muito lentamente em vasos. Se sua intenção é ter um tronco mais robusto simplesmente colocar numa bacia maior não fará com que o tronco engrosse.
A sugestão do Marco serve como aprendizado para você mas eu descartaria esta planta. Ela possui muitos defeitos e você pode encontrar outra planta com melhor potencial para você canalizar seus esforços.
Falo isto com experiência própria com 3 bougas com as mesmas características que a sua. Foram 3 anos e o resultado foi decepcionante. Nenhuma evolui para nada ao menos satisfatório. |
Ricardo,
Vou usá-la para eu aprender, pois sou iniciante na arte. Olhei ontem na floraria e realmente haviam varias melhores e com tronco bem grosso, não comprei por falta de espaço no apartamento mesmo...
Obrigado pela orientação. |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 1:19 pm Assunto: |
|
|
Fiquei tão preocupado de como iria cortar que acabei plantando errado, plantei ela normal em vez de deixar com o movimento.
Está crescendo muito, vou replantar corretamente depois.
12 dias depois:
 |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 4:56 pm Assunto: Bouganville |
|
|
Ola Marcelo,como cada um tem sua opiniao aqui no forum e respeito todas pra mim nao tem planta perdida e sim umm belo resultado no final do trabalho.Alem da intervensao que fizeste eu ainda tirava o galho de baixo o mais compriido colocaria numa bacia e ia vendo o que ia dar e aos poucos trabalhando ela.
Abraços |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 10:11 pm Assunto: |
|
|
minha sugestão tb é pra escolher um dos galhos!!
Ou deixa com os dois mesmo, faça o que pra voce parecer melhor... vai ficar um tronco duplo curioso |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 11:54 pm Assunto: |
|
|
André,
Gostei da ideia, vou tirar esse galho e colocar em um local maior, só fica complicado de colocar numa bacia, pois moro em apartamento e as plantas ficam na janela, mas tenho um vaso redondo e fundo que vai ter mais espaço para desenvolver.
Obrigado!
Obrigado também Tityus! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 12:48 am Assunto: |
|
|
Tá ficando bom, vejo que conseguiu mudar o aspecto rústico inicial dela. Cortaria ainda o galho inferior, não rente, deixaria um toquinho, pra não comprometer a circulação de seiva próximo a cicatriz maior. Passe qualquer coisa no corte pra isolar...pasta selante, ou cola de madeira, ou outra coisa que isole o local.
A inclinação que mostrei no desenho acima ia dar um movimento bacana na planta, dependendo até ia jogar a cicatriz pra trás da frente escolhida.
Tá legal, já mudou bastante...boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 11:33 pm Assunto: |
|
|
Então pessoa, seguem as fotos de como ficou.
Cortei o galho maior de baixo, deixei um pedaço bem pequeno como nosso amigo Marco deu a dica.
Coloquei em um escorredor deitando um pouco a planta.
Pela primeira vez coloquei arame em uma planta, para aprender... quebrei um galho... hehe... vivendo e aprendendo.
Nem imagino se fiz o movimento certo, mas aprendi alguma coisa.
Obrigado ae pelas ajudas e espero mais sugestões.
Abraços,
Marcelo Sartori
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 12, 2013 5:13 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Marcelo, surpreendente olhando agora, comparando com as primeiras fotos. Assim que eu via uma saída pra ela...Como vç mexeu na raiz a pouco tempo, espere uns 40 dias e de maneira gradual, vç pode ir movimento o arame para outras formas. Principalmente o primeiro galho, no oposto da curva. Baixar ele, isso da uma ideia de peso...antiguidade!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|