FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - Dicas para Poda
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 1:37 pm    Assunto: Ficus - Dicas para Poda Responder com citação

Olá pessoal. Gostaria de compartilhar aqui meu ficus e pedir uma ajuda para saber como realizar a poda dele.

Tenho realizado a poda normalmente porém não tenho visto bons resultados. Não sei se isso acontece pelo modo como estou fazendo ou se existe algum problema com a planta que precisa de alguma correção.

Eu verifico que os ganhos crescem bastante mas sempre são muito finos, bastante longos e com poucas folhas em cada um.

Gostaria de pedir uma ajuda para saber como proceder e como podar corretamente esta planta.

Desde já agradeço a ajuda dos amigos. Abraço!






_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello Wanderley acho que o problema não está na parte aérea. Quanto tempo faz que não troca o substrato da planta? Tens adubado ela?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

O substrato tem + ou - 1 ano. A adubação é feita regularmente.
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello Wanderley se fosse você eu faria uma desfolha completa na planta. Depois selecionaria os ramos que me interessam, removendo o restante. Aguardando uns 90 dias, faria um reenvase, trocando por substrato novo em um recipiente grande. Depois deixaria pelo menos 1 ano ela crescendo livremente.

Para que os ramos engrossem, deve-se deixá-los crescer livremente. É o trabalho da fotossíntese, nas folhas, que faz a planta crescer. Podas constantes impedem o crescimento e consequentemente o crescimento secundário (em calibre).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, agradeço pelas dicas amigo. Vou fazer isso então e aguardar para ver os resultados!
Abraço!
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

apesar de não haver parâmetro para definir o tamanho, as folhas me parecem bem grandes e pelo tom de verde bem escuro, acredito que ta faltando sol pra ela.

Quanto as dicas do Arzivenko, faço apenas uma ressalva, nesse tipo de planta sempre vejo alguns amigos bem experientes dizendo que não se deve fazer desfolha total sob risco de perdade galhos e em casos extremos até a planta. Eu particularmente já fiz o procedimento algumas vezes sem qualquer problema nesse tipo de fícus, mas atualmente tenho evitado.

Tenho alguns pre bonsai dessa especie, gosto muito da copa densa e verde muito brilhoso , alem das raízes áreas. aceita bem arames e cresce rápido... maravilha!!! mas sei de muitos q não são chegados nela.

Ao replanta-la, faça uma poda vigorosa das raízes, principalmente das mais grossas e mal posicionadas, eu chego a cortar de 50% a 70% quando faço reenvase. Alem disso, tente plantar no centro do vaso para favorecer um nebari radial.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Filipe ainda bem que fizeste a ressalva, não trabalho com ficus, vai que dou a dica errada e o Marcello Wanderley acaba perdendo a planta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Opa Filipe, eu já tinha ouvido falar nessa questão da desfolha, mas uma vez fiz e não houve problemas, mas realmente é bom evitar... Mas é interessante fazer uma desfolha parcial na planta para ver a copa enche mais? É verdade que quanto mais folhas tiver, menores elas são?

Vou reenvasar a planta então e deixa-la crescer livremente como o Arzivenko me recomendou e ver se há uma resposta mais positiva dela.

Uma dúvida que eu tenho é sobre essa cicatriz que a planta tem. Já faz mais de 2 anos que eu cortei ela e até agora as folhas só nascem do outro lado, o que acho que dificulta a formação da copa. Não sei se cortei errado ou se é possível conduzir os ganhos para cobrir essa parte. Tem alguma coisa a ser feita pra melhorar o visual?

Outro ponto que eu observo na planta é que nascem muitos ganhos muito junto um do outro o que não sei se é melhor deixa-los ou remover.

Outra dúvida seria em como cortar os galhos. Ouvi falar que o ideal é cortar o galho no primeiro par de folhas, e a partir do corte nasceram dois galhos. Isso funciona com uma acerola que tenho, porém o fícus é diferente já que os galhos são mais longos e com menos folhas.
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello Wanderley se deixares a planta em pleno Sol, a tendência é que as folhas diminuam de tamanho. Desfolhas seguidas também provocam este efeito, mas só faça isto quando a estrutura da tua planta estiver encaminhada. Enquanto isto, quanto mais folhas, melhor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Mas a planta já vive em pleno sol. Deixo ela na minha varanda e leva sol o dia todo. Não pega nenhuma sombra.
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, é isso aew... um vai completando a ideia do outro... esse é o espirito.

pessoal
desfolhar a planta tem mais de um objetivo dependendo da faze de desenvolvimento, agora, seria mais com o objetivo de melhorar a ramificação, ajeitar e distribuir os galhos já existentes. Ao desfolhar, vc deixa mais luz entrar na parte q a copa deixa na sombra, isso já pode resolve o problema da brotação q vc havia citado. Recomendo q deixe pelo menos uma folha em cada galho ou corte 3/4 das folhas deixando um pedacinho dela.
um ponto legal de mencionar seria que a desfolha não é apenas o procedimento de retirar as folhas. ela vem acompanhada de um conjunto de cuidados antes e depois. Para redução de folhas, não se deve adubar a planta 20 dias antes e nem 30 dias apos.
Porem, no seu caso, eu faria uma adubação agora e deixaria pra desfolhar dentro de uns 7 a 15 dias, pra favorecer a brotação nova.

também é necessário, independente do objetivo, diminuir as regas apos a desfolha. A planta perde água pelas folhas e absorve pelas raízes, sem as folhas a absorção é drasticamente reduzida deixando o substrato muito úmido, esse excesso de umidade mata as raízes mais finas atrasando o trabalho. Agora especificamente para o objetivo de reduzir o tamanho das folhas, a planta deve entender q esta tendo dificuldades de encontrar água, isso implica pra ela a necessidade de diminuir as folhas pra evitar desidratação, logo o período de rega reduzida par diminuir as folhas deve ser maior. No nosso caso, vc poderá voltar a regar normalmente assim q a planta apresentar a brotação nova vigorosa mesmo antes das folhas estarem totalmente maduras.
Quando digo em redução de rega, é sempre a frequência, nunca a quantidade... sempre q regar regue com vontade.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Eu adube ela a uns 15 dias e ontem cortei alguns galhos que estavam muito longos. Neste caso eu posso já poderia proceder com a desfolha certo?

Quando começar a brotação nova, eu devo deixa-la crescer livremente ou posso ir podando os galhos mais longos?

Com relação a quantidade de ganhos saindo do mesmo local, o que devo fazer?
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Faça como sugerido pelo amigo Arzi, vai escolhendo os que estão melhor posicionados para o projeto dela e elimine o restante, ou tire umas fotos apos reduzir a folhagem e posta ai pra galera te ajudar com isso também.
quanto aos galhos novos, não precisa podar muito, va aramando, as vezes aramo ate galhos que penso retirar no futuro.
arrume a brotação de maneira a conduzir o seu projeto e os galhos de sacrifio de forma a não fazer sombra nas areas onde vc quer novos galhos.

segue uma foto de um bonsai desses q estou conduzindo:


açguns desses galhos aramados serão eliminados mas por ara só arrumei com arame ate escolher quem fica.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

muito bom o andamento... a dobradinha do Arzivenko e do Felipe mandando ver rs... acompanhando!
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Se podar no pecíolo, como citou o Filipe, não tem problema.
Fícus aceita muito bem!

Acompanhando.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil