Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renato Rennan Rezende
Registrado: 20/06/12 Idade: 41 Mensagens: 82 Localização: Cuiabá-MT
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 7:34 pm Assunto: Alporque Bougainvillea |
|
|
Olá amigos,
iniciei os trabalhos nessa aqui e fiz um "bombom" meio grande talvez. Os amigos com mais experiência sabem quando posso abrir pra dar uma olhada se já enraizou? Eu fiz esse trabalho no último domingo. Resolvi dividir em duas para aproveitar o material. Usei vermiculita no lugar do asfagno. Não sei se é boa prática mas estou colocando matéria orgânica somente na superfície e não misturado ao substrato. Estou fazendo isso por causa de alguns apodrecimentos em outras, embora o substrato seja drenante.
Caso tenham alguma sugestão acerca de qualquer aspecto da planta me avisem.
Obrigado. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 10:24 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Xará, tudo bem?
Quanto ao volume, eu não me preocuparia.
Não sei se os mais experientes em alporque defendem que volumes menores são melhor, mas todas as vezes que eu efetuei a técnica, utilizei o "bombom" ou vasos grandes e tive sucesso.
Quanto ao substrato, já utilizei de tudo. Areião, terra preta, pedrisco, etc., mas confesso que o esfagno me parece mais efetivo.
No caso da primavera, pode ficar tranquilo. O enraizamento é rápido e quase nunca dá errado. No caso da estaquia ocorre o mesmo.
Agora é aguardar até o fim do verão para a extração do alporque.
Neste período, redobre a atenção na rega.
De tempos em tempos, é aconselhável a rega com um produto enraizante da tua escolha. Isto também auxilía no procedimento.
Depois conta pra gente como foi.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 10:43 pm Assunto: |
|
|
Olha Renato, essa espécie enraíza relativamente fácil, tanto que mta gente faz estacas dela mesmo com galhos bem grossos e ela vinga. No seu caso você usou algum enraizador?
Acredito que dentre uns 4-6 meses ela deve ter enraizado bastante e vc já pode tirar o alporque.
Numa próxima vez vc pode fazer com um plástico transparente mesmo, assim fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento das raízes.
Grande abraço! |
|
|
 |
Renato Rennan Rezende
|
Enviada: Sáb Set 28, 2013 12:01 pm Assunto: |
|
|
Legal,
vou colocar superthrive de 15 em 15 dias pra ajudar.
Muito obrigado pela atenção galera. |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Set 30, 2013 6:38 pm Assunto: |
|
|
Gosto dessa especie, quero conseguir uma em breve! _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 12:22 am Assunto: |
|
|
acho que vai ser bem difícil de você acompanhar a evolução das raízes com esse plástico....numa próxima usa o transparente.... _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Renato Rennan Rezende
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 10:12 am Assunto: |
|
|
ok,
eu coloquei esse plástico porque é preto por dentro. Achei que fosse melhor, pois raízes no substrato não recebem muita luz... mas realmente vou tentar na próxima com plástico transparente, ver o desenvolvimento sem desmanchar o "bombom" é bem melhor.
Obrigado. |
|
|
 |
|