Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 43 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 9:45 pm Assunto: Shimpaku |
|
|
Ola para todos !!
Segue fotos de uma estilização que fiz em um Shimpaku.
Achei a melhor opção para esta planta, mas as vzs olho e não gosto muito do que fiz. Depois olho de novo e gosto,kkk.
Quero a opinião sincera de todos pois estou aqui para aprender sempre, nem que seja com erros.
Abraços !!
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 7:22 am Assunto: |
|
|
Na minha opinião os JIN ficaram brutos, sem movimento. Acho que ficava melhor se retirasse eles e fizesse um shari na madeira morta. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 8:43 pm Assunto: |
|
|
Daniel, como tu é meu amigo vou ser bem sincero contigo. De fato falta muito para estar bom ...rsrsrsrs Os jin de fato ficaram parecendo uns dedos..rsrsrs.. para fazer jins com aspecto mais natural devemos cortar o galho cerca de o dobro do tamanho final do jin que queremos e a partir disto vir rachando e rasgando de cima para baixo, puxando partes de veios da madeira a fim de ficar somente a parte "rasgada"no final. O mesmo deveria ter sido feito com o tronco e o shari. Mas agora não tem muito o que fazer pois o que restou está curto para começar este "rasgamento". Sobre a folhagem que ficou, além de pouca, o posicionamento dela não favorece a obter uma triangulação de copa verde que teria um aspecto bem melhor. Mas também, sendo pouca creio que no momento não resta muito o que fazer... Resumindo, deixa agora a planta se recuperar, deixa brotar livremente a fim de se revigorar e formar mais folhagem para no futuro melhorar esta estilização.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 11:11 pm Assunto: |
|
|
Oi Daniel,
Realmente os jins ficaram um pouco curtos, mas ainda dá para melhorar um pouco no futuro, por enquanto eu não mexeria mais.Fiz dois rascunhos de como formar a copa com um destes dois galhos que foram deixados. Por ora deixa brotar e se recuperar bem para poder escolher qual usar e começar a definir a nova copa. Quando sentir que começou a emitir novas brotações com vigor amarra os dois galhos rente ao tronco para ficarem na posição em que serão trabalhados e deixa crescer pelo menos até o ano que vem. As intervenções quando for necessário devem ser somente no sentido distribuir a força entre os galhos para que os galhos inferiores não definhem e sequem. Espero ter contribuído de alguma forma mesmo que não seja isto o que você pensa para o seu futuro bonsai.
Em ambos os rascunhos as copas podem ser maiores, não sou muito bom com o paint e não consegui deixar algo realmente apresentável.
Abraço |
|
|
 |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 43 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 5:10 pm Assunto: |
|
|
Denis, tbm achei meio estranho os jins, mas isso tento melhorar outro dia.
Gilson, gostei muito da tua idéia de formar a copa com o segundo galho. Posso passar ele por trás do tronco principal? Ou tenho que fazer ele pela frente do tronco principal?
Elio, com certeza pode e deve opinar de forma franca,afinal de contas vc me deu as primeiras aulas desta arte que virou uma cachaça pra mim, rsrsrs. Quanto ao Shimpaku vou seguir o conselho do Gilson e tentar formar a copa a partir do segundo galho. Outra coisa, fiquei com raiva de Shimpaku pq os meus não desenvolvem nada em um ano, por isso resolvi desmanchar este. Se não desse certo tudo bem, a raiva pegou ele,kkk. As outras plantas consigo trabalhar bem e projetar uma estilização,mas os Shimpaku estão me tirando do sério. Não sei se é o clima do meu local pois até o PN está sendo mais fácil o desenvolvimento.
Obrigado a todos pelas dicas e fico no aguardo de mais opiniões !!! |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 9:14 pm Assunto: |
|
|
Daniel creio que o mais correto seria deixar o galho por trás porque depois que você trabalhar os jins eles complementarão a frente do futuro bonsai e devem ficar expostos.
Como disse anteriormente, qualquer que seja a sua opção,por enquanto tem que deixar a planta se recuperar.
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 18, 2013 6:36 pm Assunto: |
|
|
Tá certo Daniel, os shimpakus não são muito fáceis de trabalhar mesmo. Eu nunca recomendo ao pessoal que acompanho que trabalhem shimpaku antes de ter um melhor domínio da arte nas demais plantas. E alguns destes exemplares simplesmente estacionam quando são mexidos. Tenho uma planta de um colega nosso que foi mexida há 2 anos, e nunca mais cresceu. Também não morreu...Mas de fato eles tem alguns macetes que nem explicar é fácil, vai mesmo da prática com a arte....Agora deixa a tua planta se recuperar. Este projeto de fazer a planta com o primeiro galho é melhor colocar em prática mais adiante...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Set 18, 2013 6:42 pm Assunto: |
|
|
Elio aproveitando o gancho eu tinha ganho um shimpaku e ele não sobreviveu infelizmente, as folhas foram ficando marrons e ele secou mas agua não faltava... sabe me falar sobre isso? _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
|