FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tópico do Ghirotto
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Sáb Set 21, 2013 7:45 pm    Assunto: Tópico do Ghirotto Responder com citação

Olá galera, sou o Victor Ghirotto e vou iniciar esse tópico postando atualizações aleatórias sobre meus bonsai. Inspirado no tópico do Arzivenko, hehe.

Tenho 17 anos, mantenho bonsai há 2 anos, e tenho umas 320 plantas destinadas à arte.

Começando com um video que fiz do meu quintal, mostrando minha coleção! Obrigado!


http://www.youtube.com/watch?v=ErQDKUWmspM

.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 21, 2013 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Tityus,

Muito bacana o seu espaço. Como que você cuida de 320 plantas? Acho que não dá nem para molhar elas todos os dias.
Eu tenho 21 e já fico com o tempo tomado...
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Dom Set 22, 2013 12:31 am    Assunto: Responder com citação

Sou desocupado, tenho tempo a beça hahahahahaha

Rego elas todos os dias, ou de noite antes de dormir ou quando acordo. me leva cerca de 20~30 minutos pra regá-las! Só que tem uma área que não pega sol por muito tempo e dá pra deixar pro dia seguinte, hehe.

Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Dom Set 22, 2013 4:15 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom parabéns, acompanhando!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Set 22, 2013 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba! Qtas plantas hein Victor?

Logo logo terá inúmeros bonsai de qualidade!

Vai postando o desenvolvimento delas que queremos ver!

Abs!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, legal o espaço!

Mas como algum expert aqui do forum disse uma vez, ainda faltam 45 plantas prá vc atingir as 365 e poder cuidar um dia inteiro de cada planta e só voltar a cuidar da mesma planta depois de 1 ano!! Tá fácil de chegar lá hein!

Smile

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Joicimar!

Valeu Hugo! Sim, são muuuitas. Postarei sim, assim que conseguir comprar terra posto o transplante de algumas mudas que estou planejando!

Obrigado Simba! HAHAH, essa é uma ótima ideia!!! Mas a maioria das plantas são mudinhas e mudas, ou seja, vão ficar sem cuidados especiais por um bom tempo, hehe. Mas é uma boa, cuidar de uma por dia, e ainda dá tempo pra todas se recomporem, hahaha!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Tityus material para brincar não falta. Já tens bem mais plantas que eu. Na maioria tuas plantas são jovens, tal qual o dono, vai ser legal acompanhar o desenvolvimento delas, pensa que quando tiveres minha idade tuas plantas terão mais de 10 anos de treinamento.

De agora em diante, dê menos importância à quantidade, você já tem planta de monte! Quando fores adquirir alguma coisa nova, foca na qualidade, plantas mais velhas, com mais personalidade.

Ah, aquela paineira tá merecendo uma poda radical, mede um palmo e mete o serrote, ela responde bem.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Arzivenko, é bastante planta mesmo, 70 % deve ser jovem.
Tb acho legal essa vantagem de anos que eu vou ter, haha, mas tem um lado ruim, nenhum amigo da minha idade se interessa, ainda bem que me dou bem com gente mais velha também, rs!

Ih, ainda estou catando sementes de várias espécies! realmente, parei de comprar/trocar/procurar plantas e tal, mais ainda caço sementes, marquei duas ou três plantas pra yamadori ''urbano'', e queria pegar mais dois jequitibás pois tenho um projeto com eles. Mas com certeza, agora não é tempo de ficar adquirindo plantas aos montes, agora é treinar e treinar, hehe! Aproveitando o momento, agradeço a todos do fórum, pq sem ele eu não teria tanta ajuda pra evoluir na arte, e ainda preciso de muita ajuda!

Aquela painera vai pro chão, quero que ela engrosse bastante ainda, daí depois a poda radical!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui vão fotos de algumas bebezinhas, germinadas recentemente:

Ipê amarelo:


Araucaria:


Caliandra:


Tamarindo e duas leguminosas que não sei oq é


Várias que nao sei o que é, e flamboyant mirim.


Angicos:


Guarantãs, angicos, ipê e outras:


Jequitibá vermelho:


Anadenanthera e outras:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Tytius..

Tô com o Arz.

Agora é hora de começar a cultivar e estudar as tecnicas...

Algumas especies não são boas para cultivar como bonsai , outras demoram decadas para atingirem a idade certa...

Mas o principal, na minha opinião , será aprender a cultivar todas as especies que adquiriu, pois cada familia de plantas tem nescessidades diferentes quanto a acidez do substrato, umidade, insolação, adubação...etc...

Talvez deva separar por familias .... e caprichar na adubação, condução e cultivo para poder extrair o melhor de cada uma ...


Boa sorte e otimos estudos ...

Se já imaginou quando tiver a idade do Arzivenko - 30 anos . Imagine, agora, quando tiver a minha - 48 anos ... com plantas de 30 anos.... Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Também fico pensando nessa "vantagem" que nós mais novos temos. Me imagino mostrando um dia para um filho uma planta várias vezes mais velha que ele e que me acompanhou durante boa parte da minha vida. Fascinante.
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Legal suas mudas de araucária! Também tenho uma um pouco mais velha.

Já ouvi dizer que não é lá muito fácil fazer bonsai dessa espécie, e de fato não tem mtas fotos de exemplares, mas as poucas que tem são bem animadoras!

vamos que vamos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Set 26, 2013 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Tô crescendo uma araucária que está agora mais ou menos como a tua menorzinha ali.

E de fato Hugo, a única araucária que eu vi (por foto) cultivada como bonsai e que mantém as características da espécie quando adulta, é um exemplar de um rapaz de Curitiba, que não lembro o nome, e se alguém por sinal tiver o contato dele, eu vou precisar fazer certas perguntas a ele! Realmente não é que não seja muito fácil, é que é muito difícil mesmo. Mas meu pensamento a respeito é: se alguém já fez, então tá provado que não é impossível! E se ninguém ainda fez, todos têm igual chance de serem os primeiros a fazer!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qui Set 26, 2013 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Bonsérgio, acho que minha paixão por plantas, pelas espécies mesmo, supera a paixão pela arte [bonsaismo], então eu trabalho com tudo que é planta que me agrade, mesmo que não resulte em um bonsai, fico satisfeito em mantê-las,hehe, por isso, devo ter muitas espécies ruins pra arte.

ÓTIMA IDEIA! num tinha pensado nisso! obrigado mesmo, vou separá-las por família sim! Agora, adubação: tenho que gastar uma graninha com mais osmocote, está acabando; condução: um amigo me deu muitos arames, agora é só treinar; cultivo: tenho vários vasos grandes aí, falta tempo e um pouco de terra pra eu trasnplantar as plantas pros ''vasos de engorda'', rs.

Pois é.. Por que será que a maioria dos bonsaistas começam numa idade já avançada? será a falta de informações sobre a arte, ainda mais que até tempo atras não tinha internet?

Matheus, somos privilegiados! rss! e ainda bem que temos os mais velhos pra aprender com. ''Filhinho, conheça suas irmãs'': e mostra o quintal cheio de planta. rssss.

Hugo, obrigado! tive a ideia quando tinha uns pinhões pra comer aqui... catei uns e enfiei na terra. Na verdade é que cada espécie tem seu ''segredo'', né, e como a araucaria é pouco usada, fica como ''dificil''.. acho só que cada uma tem seus cuidados, algumas cuidados basicos, e algumas precisam de cudiados de mais [espécies dificeis].

Simba, dá ânimo de ver as bixinhas crescerem, não??

Seria essa?



Essa é a araucaria do Renato Hoenig, a unica que conheço como bonsai. O cara está no facebook como ''Renato Bonsai Hoenig'', sinta-se a vontade pra mandar uma mensagem, ele é demorado pra responder mas é simpático.

Isso aí. Sem contar que, se tal pessoa fez e deu certo, não só é possível nós fazermos como também nos inspirarmos e adequarmos ao nosso estilo. Se não fica uma cópia de arte descarada por aí, né não? ahahaha!

-


Veja galera, separei por cada pessoa,só pra ficar mais facil, mas por favor tomem com um diálogo a todos, não estou falando SÓ com tal pessoa, quero a participação de todos Smile Smile
E Obrigado a todos! amanha ou depois posto fotos de transplantes que fiz numas mudas q tavam precisando.
Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil