FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que espécie seria esta?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 8:59 am    Assunto: Que espécie seria esta? Responder com citação

Bom dia a todos!

Pessoal, ganhei esta planta em comemoração ao dia da árvore aqui na empresa onde trabalho. O porém é que eles tinham 5 espécies para distribuição, as quais disseram ser endêmicas aqui da região sul, e dentre elas estava esta aqui que eu escolhi, pois disseram que era Tarumã, e nã hora eu quis o tal Tarumã!

Seguem fotos:

Panorama geral da planta:





Tronco:





Folha:





A questão é que eu fui pesquisar o Tarumã (Vitex montevidensis) e não achei semelhança nenhuma com esta planta que me deram. Pesquisei as mudas do Tarumã, e mesmo pequenas, não se parecem em nada com a planta que recebi. Tem o Tarumã do Cerrado (Vitex polygama), mas também não encontrei semelhança. As folhas da minha planta não apresentam folíolos, como as do Tarumã. Parece que o Tarumã tem folhas que lembram as folhas do Ipê, ou seja, penta ou até heptafolioladas. O tronco lembra a aparência de um bambu, mas a textura é meio áspera e parece ser quebradiço.

Se por acaso alguém, talvez aqui do sul, conhecer esta planta, eu tô bem curioso prá saber quem está na minha casa!

Muito obrigado!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

De fato não se trata do tarumã (vitex motenvidensis) tenho várias árvores destas que vegetam espontaneamente em meu sítio. Mas também não consegui identificar pela folha e aspecto do tronco. Vamos pesquisar mais um pouco...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela confirmação Elio, mesmo que negativa, pelo menos já é certeza que Tarumã realmente não é. Também sigo pesquisando, e creio que seria muito mais fácil se a danada mostrasse uma florzinha prá gente, não é?! O problema é que pelo porte magro da planta no momento, pode estar longe da floração...
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/01/05
Idade: 52
Mensagens: 150
Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Simba,

Não da pra perceber a textura das folhas, mas você já descartou a possibilidade de ser uma MUSSAENDA (Mussaenda alicia)?

Dê uma pesquisada por desencargo.


Sds,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, não descartei nada, só o próprio Tarumã que está descartado!! Mas vou dar uma olhada nesta espécie que vc falou, o importante é que eu já descobri aqui na empresa a floricultura que forneceu o material aqui prá empresa. Ainda nesta semana pretendo ir até lá prá tirar esta espécie a limpo. Agradeço sua contribuição, valeu!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

Eu andei olhando, achei até parecida a folha, porém as folhas da Mussaenda parecem ser mais pontudas, ao passo que as da minha planta se mostram mais arredondadas quando mais maduras. E o tronco, pelo menos ao que vi nas fotos, achei bem diferente. A Mussaenda, apesar de semi-lenhosa parece ser bem mais lenhosa (foto abaixo) do que o tronco da planta que obtive.




Porém, não vi nenhuma foto de Mussaenda que mostre somente o tronco, tô tentando agora nos herbários online. Enfim, sigo pesquisando, e mais uma vez agradeço aos que estão me ajudando!!

Abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Simba eu tenho uma planta no sítio, é uma espécie de trepadeira que tem a folha e o sistema de caule muitíssimo parecido com esta sua. Só não quis sugerir de imediato pois não lembrava o nome. Hoje fui pesquisar e encontrei: É o chapéu-chinês. Como sua muda é um caule reto e longo e o sistema de entrenós é realmente idêntico a planta que eu tenho. E as folhas também. Se vier a florir eu posso afirmar com certeza. Sem floração e somente por foto eu ainda fico na dúvida, mas estou bastante confiante que possa ser.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Elio,

És o melhor matador de charadas do forum! Smile

Prá não encerrar o caso já, só vou esperar a floração, que não sei quando vem, prá ter certeza. Mas todos os indícios levam a crer que é a Holmskioldia sanguinea, ou chapéu chinês (vermelho). As folhas são muito parecidas, embora as folhas da minha planta estejam com as pontinhas queimadas, mas percebo que as folhinhas jovens são mais pontudinhas. O caule é praticamente idêntico, inclusive com aqueles pontinhos brancos. Só falta realmente a flor prá perícia concluir o laudo! Quando ela florescer, eu reavivo o tópico, prometo!

Ao amigo Daniel, também agradeço, pois não conhecia a Mussaenda, e realmente à primeira vista me pareceu ter alguma semelhança.

De qualquer modo, passei a conhecer mais duas lindas plantas no reino vegetal, e agradeço aos amigos por esta oportunidade!

Valeu! Abraço! Smile
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, que nada Simba... Estamos aí tentando ajudar e aprender juntos. Tomara que a floração confirme. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Out 10, 2013 11:47 pm    Assunto: Responder com citação

Rapaziada,

Descobri o que era o meu "tarumã". Na verdade essa planta em certas regiões é conhecida mesmo como Tarumã, mas o nome mais popular dela é Tucaneiro (Citharexylum myrianthum). Parece que ela dá umas flores em cachos (daí o nome tarumã, que no tupi quer dizer "fruto que dá em cachos"). Se um dia ela der frutos, eu conto prá vcs se é gostoso! Smile

Mistério resolvido! Que agonia!

Obrigado ao empenho dos amigos em ajudar!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Out 14, 2013 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Simba, espero que a confirmação seja de fonte segura. Fiquei com um pé atrás ao conferir as imagens do Citharexylum. As folhas mostradas tem uma diferença considerável das folhas de sua muda. A maioria das folhas mostradas tem brilho no dorso, enquanto a folha de sua muda é praticamente opaca, aparentando até um leve pelosidade. Mas sabe como é: fotos depende muito de onde e como foi tirada...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Out 14, 2013 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Elio vc tb tem que levar em conta que folha muda mais que cabelo em humano kkkk.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Out 15, 2013 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Blza Elio,

Vou dar uma checada adicional em casa agora na hora do almoço e observar novamente estes detalhes que mencionaste.

A fonte na verdade foi a floricultura que vendeu para a nossa empresa aqui e uma bióloga também aqui da empresa endossou a informação, mas sabe como é né, eu mesmo voltei da Amazônia semana passada, e depois de fazer uma trilha guiada por um nativo da região do Rio Negro, dentre muitas coisas lindas, avistamos 2 plantas praticamente IDÊNTICAS aos meus olhos. Folhas, caule, etc, tudo muitíssimo parecido. O guia falou que uma é bom pro fígado e estômago, e a outra era veneno letal!! Detalhe que minha esposa é bióloga e também se enganou como eu!

Abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Out 15, 2013 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

A parte de baixo da folha da minha planta é idêntica a esta:



e o tronco é assim:



Então, minha planta muito se parece com essa Citharexylum, mas pelo jeito a certeza vai ser só na hora da floração.

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 19, 2013 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito Simba, eu também sempre fico com um pé atrás, especialmente identificando plantas de longe, somente por foto. Quando eu olho as plantas ao vivo daí tenho um "faro" bem aguçado em função de décadas vivendo e convivendo com plantas diversas. Aquilo que vi uma vez, não costumo confundir com outra, mesmo que muitas vezes não lembro o nome na hora, mas a imagem da planta fica gravada. O problema é que as fotos muitas vezes enganam. Há uns 8 anos fiz uma brincadeira tirando fotos de folhagem do pinheiro-alemão o "tannenbaum" e outras fotos da nossa araucária, porém escolhendo galhos pendentes e sombreados. Quem conhece as duas plantas sabe que elas tem diferenças enormes, em todos os sentidos, porém aquelas fotos enganavam tanto que pareciam ser exatamente da mesma planta...
Mas vamos lá, uma hora dessas ela floresce e daí as dúvidas serão tiradas definitivamente.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil