|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 1:41 pm Assunto: Caliandra |
|
|
Olá amigos!
Estou copiando aqui o link de uma outra postagem que fiz, aca bei de ver o post do Donegá sobre uma caliandra e fiquei ainda mais preocupado com as podas que fiz na minha. Alguém me dê um SOCORRO!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16532 _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 9:26 am Assunto: |
|
|
Bom dia! Desculpa ai gente eu ficar assim postando algo repetido, mas eu não sei nada desta espécie e sou apenas um iniciante. Ela parece estar bem e as poucas brotações que ficaram estão vigorosas, não sentiram não, mas não sei o que fazer agora. Tirei outras fotos.
      _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:08 am Assunto: É |
|
|
OLHA,,,EU TENHO ALGUMAS CALIANDRAS AKI EM CASA,,,A MINHA ESPÉCIE É A CALIANDRA SURINAMENSE.ELAS SÃO MUITO RESISTENTES,E DEPOIS DE UMA PODA DRÁSTICA OU MÉDIA,,É BOM DEICHÁLAS NA SOMBRA POR UNS 15 DIAS,,EU FAÇO ASSIM COM AS MINHAS E SEMPRE TIVE ÓTIMOS RESULTADOS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:22 am Assunto: |
|
|
Obrigado Rogério, ela está num local onde pega sol direto pela manhã e depois das 11:00 horas é sombra o resto do dia.
Uma preocupação minha é quanto as raízes que ela perdeu, ela estava grande no chão e eu tive que tirar de qualquer forma pois já havia me mudado e deixado ela para trás. O novo morador ameaçou cortar e jogar fora. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:40 am Assunto: É |
|
|
SE VC PODAR A PLANTA,,,PODE PODAR AS RAÍZES TBM,,MAS NÃO MUITO,,A RAIZ GROSSA(PIVOTANTE)SÓ SERVE PRA FIXAR A PLANTA NO SOLO,,,AS FINAS(CAPILARES)É QUE ALIMENTAM A PLANTA,,MAS MESMO ASSIM ACONCELHO VC A DEICHÁLAS NA SOMBRA DIRETO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 1:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
André, lamento ir contra o que aconselha o nobre colega Rogério, mas devo esclarecer que a Caliandra é uma espécie resistente, e seu cultivo traz maiores resultados quando a planta fica exposta ao sol, o dia inteiro aliás, com rega apenas ao final da tarde.
É comum em procedimentos como esse que voce realizou, termos de replantar de qualquer maneira em qualquer recipiente. Se no caso dessa planta em particular voce conseguiu preservar uma certa quantidade de raizes capilares (raízes finas, que trabalham para alimentar a planta), então é quase certo que sua planta irá se recuperar bem mais rapidamente. Se não, isto é, se o volume delas for minimo, o ideal é manter o substrato levemente umido, sem encharcar, e aguardar que a planta volte ao seu ciclo vegetativo de crescimento/desenvolvimento, para entao iniciar uma adubação com materia organico, como a dobradinha torta de mamona+farinha de osso.
A adubação deverá ser iniciada uns trinta dias após o replantio, e irá estimular o cresscimento/desenvolvimento de sua planta de uma maneira geral, com um aumento no sistema radicular e a emissão de novas e vigorosas brotações por todo o tronco. Mas, repito, o cultivo deve sempre ser a pleno sol, sem sombra. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 1:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado nickyfury! _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 3:15 pm Assunto: |
|
|
Olá! Ela reagiu bem até agora e está com ótimas brotações bem vigorosas, gostaria de saber dos amigos mais experientes se já posso começar a selecionar os galhos e eliminar o restante ou se preciso deixar que ela desenvolva mais para que possa fazer isso.
Um dos brotos está secando suas folhas, não sei o que houve.
 _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 4:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nada de intervir na planta por agora. Aguarde mais um ano, pelo menos, antes de proceder a qualquer tentativa de intervenção. Não só por ser mais seguro para a planta, mas tambem para garantir que ela esteja saudável e vigorosa o bastante para suportar tudo o que irá precisar fazer nela para melhora-la.
Lembre-se: a PACIÊNCIA é a melhor e mais valiosa ferramenta que todo bonsaista, ou candidato a bonsaista, precisa sempre aprender a dominar e a usar. Então, muna-se de alguma paciência e aguarde o momento certo para esse planta em particular. Enquanto isso, vá trabalhando com outras, preparando outros materiais. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 1:52 pm Assunto: |
|
|
Só para mostrar como ela está crescendo.
Essa nas fotos é a minha filhota de seis anos. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 5:00 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Vejo que tenho muito que aprender ainda, está variedade é muito bacana, espero um dia adquirir um exemplar, aqui no sul eu nunca ví uma.
Parabéns cara, que bela planta e a brotação...supervigorosa!
Nem ouso falar nada pois não conheço está varidade, mas se tiver semelhança com a selloi...as minhas cresçem muito bem à meia sombra e florençem o ano inteiro! Mas certo que se o sujeito dispõe de area ensolarada o crescimento é muito mais pleno! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 8:34 am Assunto: |
|
|
Valeu Marco! _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 9:10 am Assunto: |
|
|
Poxa Andre, que legal esta essa planta ai. Vai dar para trabalhar bastante nela. Onde eu consigo uma muda de caliandra aqui? _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 4:51 pm Assunto: |
|
|
Marco ela está ainda maior, vou postar novas fotos depois. Quanto as mudas, eu tenho algumas que fiz a partir de sementes dela e outras da poda para o transporte. Minha casa é pertinho da congregação ali perto da estação elevatória, quando estiver ali é só perguntar onde moro, e te arrumo algumas.
Primavera está chegando, e como eu disse ela está enorme, vou precisar de ajuda. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 18, 2014 5:52 pm Assunto: |
|
|
Ola amigos!
Novamente abandonei minhas plantas e só agora estou reiniciando o trabalho como algumas, e essa caliandra é uma delas. Cresceu muito e eu tive que podar drasticamente, novamente. Em breve vou postar novas fotos acredito no potencial da planta, mas não sei o que fazer como ela, posso transplanta-la nessa época?
Obrigado! _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|