|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Out 05, 2013 12:52 pm Assunto: Evolução de Flamboiant 2 |
|
|
5 dezembro 2012
05 fev 2013
4 out 2013
Esste Flamboiant, to achando a copa muito baixa. Os galhos estão ficando muito longos sem ramificação. Dois galhos mais altos secaram e morreram. Será que devo podar os galhos para forçar brotações secundárias ou deixar como está indo? No tronco apliquei a técnica de sulcar com uma lâmina afiada no sentido longitudional para forçar brotações de raízes tabulares (li sobre isso aqui mesmo no f´rum).
Agradeço aos mais experientes que puderem opinar. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 42 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Dom Out 06, 2013 6:58 pm Assunto: |
|
|
Amigo, não pode os galhos, certamente secarão. A melhor técnica a ser usada é a tração dos galhos, e mesmo assim pode ocorrer do galho secar. Combine com a tração a pinçagem dos brotos novos assim que o galho chegue ao comprimento desejado. Quanto às incisões na base do tronco, elas não servem para estimular o aparecimento de raízes. Servem para dar a forma tabular às raízes já existentes. Outro cuidado importante, senão o mais importante para essa espécie, é o controle na rega e o suprimento de nitrogênio, assim consegue-se consideravelmente a redução das folhas. |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Seg Out 07, 2013 10:57 am Assunto: |
|
|
Olá Cleuber,
Agradeço a atenção. Se puder me dar mais detalhes sobre o lance de "controle na rega e o suprimento de nitrogênio", inclusive tenho outra muda desta espécie que cheguei a pensar que morrera devido a um longo período
completamente inerte. Felizmente agora está soltando vigorosa brotação.
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 42 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Seg Out 07, 2013 1:27 pm Assunto: |
|
|
Esse seu último exemplar está bom pra fazer a tração. Dobre a ponta do arame em gancho e encaixe o mais próximo possível da ponta do galho, a outra ponta do arame ancore na borda do vaso, vá com calma para não quebrar o galho, deixe sempre a pontinha voltada para cima e com folha, faça poda, você irá notar que começaram a surgir brotos no dorso do galho tracionado. Quanto à restrição de água e nitrogênio, não se preocupe agora, ela vale para diminuir o tamanho das folhas, mas antes estruture a planta.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18561&postdays=0&postorder=asc&highlight=cleuber&start=45
dê uma olhada no link do meu flamboyant, algumas fotos sumiram mas as que ficaram dá pra ter uma idéia. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Out 12, 2013 9:01 pm Assunto: |
|
|
Cleuber, seu Flamboiant está muito bonito, principalmente o nebari. Aproveitando, vou pegar uma carona neste tópico, estou com uma mudas aqui bem novinhas, ainda não é época de trabalhá-las...mas já estou me preparando. Já havia lido sobre a tração. Você também deixou folhas somente nas pontas dos galhos? Abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|