FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ishisuki com ficus....
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2004 9:55 pm    Assunto: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

achei d+ e resolvi portar aqui....














é uma bela coleção de ficus sobre rocha não?


hehehehe.... espero um dia ter ao menos um nesse nivel Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2004 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

GRande André!!!

Sempre descobrindo belíssimos trabalhos.

Você tem idéia quais espécies são estas?

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/08/04
Idade: 80
Mensagens: 290
Localização: Teresópolis - RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2004 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Andre,
Maravilha pura.
Um dia chego lá.
Valeu.
Lúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2004 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

na maioria benjaminas, mais tem alguns virens tbm....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Mizuno



Registrado: 22/11/04
Mensagens: 69
Localização: Santo André-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2004 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Pela folha me dá a impressão que algumas são retusa (tb chamada microcarpa)
_________________
[]s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2004 7:55 am    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

andre escreveu:
achei d+ e resolvi portar aqui....




é uma bela coleção de ficus sobre rocha não?

hehehehe.... espero um dia ter ao menos um nesse nivel Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy


André
Realmente são de babar... do jeito que vai, espero um dia vc ter muitos nesse nivel !!! Laughing Laughing Laughing

Agora uma pergunta... gente, vocës não acham que foi usado algum macete ou técnica pra essas raízes ficarem desse jeito Question

um abração
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 9:25 pm    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

Que trabalhos maravilhosos !!!
Incrível a perfeição do acabamento e "limpeza visual" destes ficus!

Pessoal... tenho uma variedade de ficus que não sei qual é.... mas tem uma característica marcante..... os galhos são extremamente sensíveis à aramação e se quebram com uma facilidade enorme !!!
As folhas de um verde vivo e de tamnho pequeno (em torno de 2cm).

Alguém consegue identificar a variedade?

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 11:56 pm    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

Charles, a informação desta espécie me foi passada pelo Lourens Van Der Ven, que foi quem desenvolveu a mesma. Segundo ele, em uma das vezes em que esteve na Holanda, ele é holandês, trouxe uma variedade do Fícus Benjamina chamado "Ficus luci", que é uma variedade de porte pequeno. Durante o desenvolvimento da mesma no Brasil, quando o trator passava arando, machucava as plantas que adquiriram o aspecto tão característico do "Ficus Boni", ou seja, os galhos já nascem tortuosos, fato que por si só embeleza a espécie. O início se deu em 1994, na Fazenda Esmeralda, em Mogi-Mirim-SP. Segundo Lourens consegue-se um melhor rendimento no desenvolvimento do Ficus Boni plantando em local sombreado e adubando com bastante nitrogênio. Lourens ressaltou que desenvolveu uma espécie com condições de ser adquirida por quase todas as pessoas em razão do seu preço baixo. Outra informação é de que 5% das plantas tendem a voltar as suas características originais, isto é, o Ficus Luci.
Este fato já confirmei em diversas vezes. Quando a planta volta a sua origem genética, parece demais com o fícus natasha.
Charles escreveu:
Que trabalhos maravilhosos !!!
Incrível a perfeição do acabamento e "limpeza visual" destes ficus!

Pessoal... tenho uma variedade de ficus que não sei qual é.... mas tem uma característica marcante..... os galhos são extremamente sensíveis à aramação e se quebram com uma facilidade enorme !!!
As folhas de um verde vivo e de tamnho pequeno (em torno de 2cm).

Alguém consegue identificar a variedade?

Abraço,
Charles

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
de Bem



Registrado: 20/08/04
Mensagens: 11
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 8:39 pm    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

Charles escreveu:
Que trabalhos maravilhosos !!!
Incrível a perfeição do acabamento e "limpeza visual" destes ficus!

Pessoal... tenho uma variedade de ficus que não sei qual é.... mas tem uma característica marcante..... os galhos são extremamente sensíveis à aramação e se quebram com uma facilidade enorme !!!
As folhas de um verde vivo e de tamnho pequeno (em torno de 2cm).

Alguém consegue identificar a variedade?

Abraço,
Charles


Charles,

Tenho dois benjaminas que se enquadram bstante nestas características.. Aliás atualmente são três, pois um já quebrou e fiz uma estaquia.
_________________
[ ]'s

André de Bem
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 8:49 pm    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

Oi Mario... oi de Bem...

Pelo que parece, temos o Ficus Boni... é isso?
Interessante como ele adquire uma estrutura com jeitão robusto... entretanto, é fragil ao esforço.

de Bem, eu fiz umas podas em troncos com aproximadamente 2cm de diametro e o alicate faz um som como se a "madeira" fosse crocante !!! Shocked Também fiz estaquia e parece que está dando certo. Pelo menos existem folhinhas verdes, após quase 3 meses da poda. Ainda não arrisquei mexer prá confirmar se há raizes... acho cedo...

Nao sei se podemos chamar aquele tronco de lenhoso !!!

Enfim, de qualquer forma, é uma planta interessante de se trabalhar e acho que teremos bonsai bonitos com elas.

Mario, o nitrogenio em alta dose não fará aumentar as folhas e o tamanho dos entrenós?

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 11:22 pm    Assunto: Re: Ishisuki com ficus.... Responder com citação

Charles, acredito que possa aumentar um pouco entretanto, após atingir algum porte poderemos reverter o processo e diminuir o nitrogênio. A informação do Lorens procede com referência a qualquer tipo de fícus, local sombreado, abafado e rico em nitrogênio. Aí, nestas condições, a maioria dos fícus tem um desenvolvimento bastante vigoroso. Tive oportunidade de ver em 1998, em Porto Rico, que tem um clima bastante tropical e adequado para os fícus em geral, árvores pelas avenidas nas quais você perde tempo olhando tal o vigor que elas apresentam de tronco, nebaris surprendentes e raízes aéreas em profusão. Tudo isto resultado do clima.
Quanto a madeira, realmente, não é possível definir como lenhosa. Assim como as bombacopsis: castanha do maranhão e paineira. Não sei qual a definição dada a estes tipos.
Na verdade sempre observei da parte dos bonsaístas um certo pouco caso em relação a esta variedade. Talvez pelo fato de ser quebradiça. Observei que alguém do Brasil foi destacado no WBC com esta variedade...bingo!!

Charles escreveu:
Oi Mario... oi de Bem...

Pelo que parece, temos o Ficus Boni... é isso?
Interessante como ele adquire uma estrutura com jeitão robusto... entretanto, é fragil ao esforço.

de Bem, eu fiz umas podas em troncos com aproximadamente 2cm de diametro e o alicate faz um som como se a "madeira" fosse crocante !!! Shocked Também fiz estaquia e parece que está dando certo. Pelo menos existem folhinhas verdes, após quase 3 meses da poda. Ainda não arrisquei mexer prá confirmar se há raizes... acho cedo...

Nao sei se podemos chamar aquele tronco de lenhoso !!!

Enfim, de qualquer forma, é uma planta interessante de se trabalhar e acho que teremos bonsai bonitos com elas.

Mario, o nitrogenio em alta dose não fará aumentar as folhas e o tamanho dos entrenós?

Abraço,
Charles

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 8:03 am    Assunto: ficus Responder com citação

observando atentamente as plantas postadas, parece que todas possuem o tronco ligeramente finos, em relação ao nebari. creio que a técnica usada foi de enxertia. outra técnica tambem, que observo, é de raizes interligadas. talvez obtida com o uso de plaquinhas de argila ou madeira, perfuradas, por onde passam plantinhas de um a dois anos, ficando o tronco um pouco acima e o raizame sob a plaquinha. enterra-se em uma mistura rica em porosidade, adubando-se fortemente para a fundição das raizes. li sobre essa tecnica e ela é muito empregada na formação de acer, principalmente kaede. Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

nenhum destes ficus foi enxertado eles penas tem o nebari um pouco maior que o o tronco que tbm não fino pq estão todos sobre a rocha e não tem nada com o enxertia de raiz tbm....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 7:23 am    Assunto: ficus Responder com citação

talvez a enxertia seja em cima das raizes do ficus boni. sabemos que esta variedade, aqui no Brasil, é quebradiça. um colega aqui em Brasilia, desenvolveu uma planta enxertando ficus microcarpa sobre uma base de ficus boni. como as folhas têm o mesmo tamanho, ficou um conjunto normal. talvez não sejam todas as plantas desenvolvidas assim, mas algumas parecem ter o tronco interligado e as raizes enxertadas. a opinião do Mario sobre a maneira como é desenvolvida a planta é esclarecedora, sem dúvida, e o trabalho, de qualquer maneira, é lindo. um abraço a todos e feliz ano novo. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil