FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quem sabe isso seja um retorno
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 2:08 am    Assunto: Quem sabe isso seja um retorno Responder com citação

Olá a todos!

Olha só, quem diria que um dia eu voltaria por aqui.. Pois é, bateu uma certa saudade e estou disposto a me dedicar um pouquinho a prática do bonsai novamente, quem sabe dessa vez dá um pouco melhor do que a um tempo atrás, rs.

Bom, estive afastado esse tempo todo - mais de um ano se for ver, é bastante tempo - simplesmente pelo fato de ter desistido de seguir em frente com essa prática que tanto gostava. O bonsai se tornou algo relativamente caro pra mim e que não estava dando em resultado algum, só em decepções, então fui abandonando aos poucos. Alguns instrumentos e plantas foram roubados, as poucas mudas que tinha grande parte morreram ou foram plantadas por aí e agora só me sobraram umas cinco plantas no total, mas que prometem virar algo legal daqui algum tempo.

Confesso que senti uma vergonha imensa revendo os posts que montei aqui no fórum.. Possuía plantas pequenas, pouco promissoras e que ainda por cima eu judiava muito, deixando passar todo o conhecimento que absorvi em livros, sites e principalmente aqui no fórum. Eu era apressado, ansioso e queria sempre ver as plantas prontas logo, não respeitando o tempo que elas levam pra se desenvolverem e ignorando a principal regra do bonsai: paciência. Vou ver de excluir alguns dos posts que tenho por aqui pra realmente começar do zero.

Pretendo manter meu imediatismo bem longe e praticar essa arte apenas por lazer, visitando as vezes o local onde minhas plantas ficam e dando apenas os cuidados que elas merecem vez ou outra. Deixarei o tempo que elas precisam passar como deveria ter feito antes.

Pode ser que minha tentativa de voltar a fazer bonsai seja frustrada, afinal, não tenho as melhores condições pra realizar todos os trabalhos do jeito que deveriam ser feitos (ferramentas, espaço, e por aí vai), mas quem sabe dá certo dessa vez e eu consiga evoluir..

Pretendo voltar a postar no fórum e ajudar no que puder a todos que precisarem. Logo pedirei ajuda também porque vou precisar, rs.

Por favor, esqueçam o que eu era a um tempo atrás, prometo não ser igual "aquilo".. Rolling Eyes

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Pedro, eu abandonei minhas plantas por 3 anos e voltei só agora!
Durante este tempo só mantive as leituras e as pesquisas.

Todos precisamos de algum tempo para rever algumas coisas e termos certeza do que estamos buscando.

Procure iniciar com ferramentas e materiais baratos e que não exijam grande investimento.
Eu uso até hoje minha primeira tesoura de poda da Tramontina. Tesoura simples de jardinagem. Custou R$ 15,00, se bem lembro, e ela proporciona o mesmo resultado de um alicate importado. Isso para galhos mais finos.
Uma escova de dentes substitui as escovas vendidas para a arte.
Até hoje só uso bacias e escorredores de R$ 1,99. Não invisto grandes valores em vasos de treinamento, de jeito nenhum!

Eu lembro uma vez também que não tinha dinheiro pra areião e um vizinho meu tinha na frente de casa já fazia algum tempo. Perguntei se ele não queria que eu "limpasse" pra ele... hehehe! Tu até pode imaginar o que aconteceu.

Enfim, procure caminhos para cultivar suas árvores que tu vais encontrar o caminho.

Ah, e eu não excluiria os posts antigos, não, eles fazem parte da tua história.

Bom retorno! Nos falamos pelos posts!

Abração.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Renato, sempre trabalhei com equipamentos baratos também! A famosa tesoura da tramontina sempre deu pro gasto pra mim, ela realmente é muito boa.

Pretendo comprar alguns equipamentos novos assim que puder pra retomar as atividades de uma maneira viável como sempre quis. Ainda tenho algumas ferramentas mas a maioria foi roubada ou se deteriorou.

Logo que eu conseguir volto a trabalhar minhas plantas e dar um rumo melhor pra elas. Ainda tenho aquele tocão de primavera que sempre quis trabalhar madeira morta e agora tenho condições de fazer isso pois meu pai arranjou uma retifica.. Very Happy

Manterei os posts antigos então apesar de não gostar de ver o que eu fazia. Fazer o que, todos passamos por momentos diferentes, tanto melhores quanto piores e querendo ou não eu passei por aquele.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, que legal que está voltando. Legal também ver a sua idade, é difícil pessoas da nossa idade na arte. Isso é muito bom!

Vi alguns posts antigos seus e eu era igual a você, deixava passar o conhecimento... Só que judiei apenas de algumas plantas, haha, pois comecei MESMO no bonsaismo não fazem nem dois anos, antes disso tinha umas 4 ou 5 plantas apenas. Certeza que isso é da idade, principalmente a pressa! hehe!

Bem vindo denovo e boa sorte !
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, bem vindo de volta. Lembro de ti por aqui. Felizmente não lembro das plantas ...kkkkkkk... Eu continuo por aqui e aprendendo... vamos em frente!!! Esta arte é maravilhosa.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro Catarin,

Bom retorno, desejo que encontre o que busca na arte bonsai. Ferramentas caras nao fazem um bonsaista melhor ou pior, voce pode ter muito dinheiro e comprar um belo bonsai, as ferramentas mais caras do mercado, mas se nao souber cuidar ele secara,. Fico satisfeito com os que tenho. As vezes me dao alguma planta mirradinha que acabo cuidando mesmo assim, se um dia terei um bonsai digno de exposicao nao sei mas me divirto muito por aqui no forum , tentando ajudar os outros foristas, me agrada a ideia de transformar. Ja diria Lavoisier "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Ao ler o livro do dom Mario sobre o Hidaka salta aos nossos olhos a simplicidade do mestre e a forma com que cuida de seus pinheiros negros, realmente e apaixonante. Entao Pedro siga em frente, se voce gosta de suas plantas, nao importam quantas sao, nem se para os outros sao uns toquinhos sem graca o importante e voce gostar delas e ter o poder de transforma-las em algo novo.

Abraco
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Welcome back dude!

Isso aí Pedro, vamos nós ajudando e aprendendo juntos!

Grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 10:32 pm    Assunto: Retorno Responder com citação

OLa e bom retorno Pedro,estou teimando nesta arte que acabou virando um vicio a uns dois anos de ferramentas nao gastei muito pois sou daqueles que uso o que tenho uma tesoura de poda tramontina paga R$7,00 algumas tesouras compradas no 1,,99 meu maior gasto ate agora foi R$59,00 numa retifica no mes passado.Meu maior problema e foi o mesmo que o seu ansciedade,pressa e falta de paciencia foram as mudas contabiliizei no começo no primeiro ano um gasto de R$1.500,00 em mudas pagas na maioria R$ 35,00 delas,divida isso e veja no que da mas delas tenho so umas tres que nao me desfasso por nada.Aprendi que a coleta na natureza é muito mais prazerosa nao que ainda nao compre pois paguei R$40,00 numa muda de cerejeira do riogrande a alguns dias atras mas somente melhorei muitooooooooo meu criterio de compra.Aprendemos com os erros alguns caros outros nao mas é muito bom ver mais um colaborador voltando.
Abraços e Boas Vindas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas boas vindas de todos! Very Happy

Victor, realmente, é muito difícil de encontrar membros mais novos na arte do bonsai, eu particularmente só conheço um pessoal daqui do fórum.

Elio, sorte que não lembra das plantas, poucas delas realmente tinham algo a apresentar.. rs

Luiz, procuro sempre utilizar ferramentas mais baratas mas que satisfaçam as necessidades e obstáculos que surgirem. Um bom tesourão e uma tesourinha de poda fina já abrangem boa parte do trabalho que temos com o bonsai.

Hugo, vamos sim! Logo apareço nos posts aí tentando ajudar o pessoal!

Andre, um dos maiores erros que eu cometia era também na compra de mudas. Muitas vezes pagamos uma boa grana em materiais que irão demorar para ganhar forma enquanto podemos encontrar muita coisa boa abandonada por aí ou até mesmo retirar da natureza plantas já muito bem formadas e que facilitam o trabalho. Paciência é primordial pra pratica do bonsai, não adianta correr atrás de resultados imediatos que eles nunca virão.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edson M. Mori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/06/10
Mensagens: 277
Localização: Campo Grande-MS

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, seja bem vindo novamente a Arte do Bonsai e ao forum.
Tudo na vida tem uma curva de aprendizado, ninguem nasce sabendo, portanto não exclua os post antigos, pois é uma referencia tua para futuramente se avaliar.
Uma coisa que eu visualizo é com relação a sua idade, pois nessa fase vc deve estar se preparando para o vestibular, portanto não terá muito tempo para a pratica do Bonsai, mas por outro lado, nos finais de semana, a Arte do Bonsai é uma forma de eliminar o stress, então.... siga em frente praticando essa Arte.
Pessoalmente tbem não tenho muito tempo, somente nos finais de semana e é assim que vou levando. O Bonsai me faz muito bem ...
Abraço e paciencia....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, minhas plantas ficam bem longe da minha casa, é relativamente difícil chegar até elas e leva tempo, não poderia ir toda hora até lá de qualquer jeito, mas tenho meu pai para regá-las sempre e o final de semana para realizar manutenções. Very Happy

Quanto ao tempo não me preocupo, só com o recomeço mesmo que não sei ao certo por onde começar. Mas logo me organizo direitinho e vou até o viveiro pra dar uma arrumada nas coisas.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Out 21, 2013 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro Catarin, legal tua volta.

Apenas uma consideração quanto às plantas que sofreram:
Até hoje, eu tenho o primeiro junípero procumbens que adquiri e até hoje ele se recupera.
Tenho pra mim que nenhuma planta deva ser esquecida. E, mesmo que ela não possua um futuro a curto prazo,
tenho o costume de dizer que estou conhecendo a planta e aprendendo com ela. E é exatamente isso.
Cada planta tem uma história e ela nos faz lembrar tudo o que aprendemos ou erramos. Isso acompanha a gente durante toda a vida.

Tem o lance de que muitas delas demorarão muito tempo a atingir algo legal.
Então eu tenho yamadoris, prés e sementes. Cada um tem seu tempo.
Desprendo cuidado maior com os yamadoris, pois tirei deles o direito de estar na natureza.
Então, mesmo cuidando bem, aprendemos a ter mais responsabilidade.
Eu acho que essas lições a gente não esquece. Wink

Abraço e bem vindo de volta.
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 12:39 am    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
"Tenho pra mim que nenhuma planta deva ser esquecida. E, mesmo que ela não possua um futuro a curto prazo,
tenho o costume de dizer que estou conhecendo a planta e aprendendo com ela. [...]

Tem o lance de que muitas delas demorarão muito tempo a atingir algo legal.
Então eu tenho yamadoris, prés e sementes. Cada um tem seu tempo. [...]


Partilho destas mesmas ideias. Boas frases!! Completando: toda planta, mesmo sem nenhum potencial para o bonsaismo, tem um futuro legal, seja como bonsai ou como tentativa de bonsai, rss.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
"Tenho pra mim que nenhuma planta deva ser esquecida. E, mesmo que ela não possua um futuro a curto prazo,
tenho o costume de dizer que estou conhecendo a planta e aprendendo com ela. [...]

Tem o lance de que muitas delas demorarão muito tempo a atingir algo legal.
Então eu tenho yamadoris, prés e sementes. Cada um tem seu tempo. [...]


Partilho destas mesmas ideias. Boas frases!! Completando: toda planta, mesmo sem nenhum potencial para o bonsaismo, tem um futuro legal, seja como bonsai ou como tentativa de bonsai, rss.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sáb Out 26, 2013 2:20 pm    Assunto: bem vindo Responder com citação

Bem vindo de volta!
Você não abandonou o fórum porque abandonou as plantas ou a arte, foi justamente o contrario. Se você tivesse expressado aqui a sua vontade de abandonar a arte teria tido o nosso apoio para continuar, encontraria com certeza quem adotasse suas plantas, conseguisse mudas pra vc... este tipo de coisa.
Todo mundo desanima no meio do caminho e no bonsai que é um caminho longo, não seria diferente.
Um abraço.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil