FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Spinosa, considerações sobre yamadori no Ceará.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Douglas Uchoa



Registrado: 05/07/12
Idade: 36
Mensagens: 30
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 9:54 pm    Assunto: Caliandra Spinosa, considerações sobre yamadori no Ceará. Responder com citação

Senhores, esse tópico não tem o objetivo de ser polêmico.
São apenas algumas considerações sobre yamadori de uma espécie nativa, a Caliandra Spinosa. E a vulnerabilidade do habitat caatinga, pela ação antrópica.
Todos devem saber que aqui no Ceará elas são encontradas aos montes, mas pela minha experiência ví que elas se agrupam em ilhas, onde o solo é menos adequado a outras espécies.
A imensa maioria das que eu encontro não é boa pra bonsai, ou o tronco é muito reto, ou a planta é muito grande (e o vaso ficaria caríssimo), ou eu não enxergo um estilo legal.
Como por exemplo a planta dessa primeira foto. Que tinha uns 3m de altura e uns 30cm de diâmetro na base do tronco. Essa foto foi tirada em 11/2011. Ocasião em que retirei 5 plantas desse mesmo local.



Essa eu coletei! Uns 1,5m de altura e 17cm de diâmetro.



Um ano depois (11/2012) fui fazer uma visita ao local, só pra tirar umas fotos.
Aquela primeira planta havia se quebrado pela ação do vento. Eu achei até legal, pois era a imagem da natureza moldando a planta, e como ela deve ter mudado nesses séculos...



E constatei um fato bastante curioso: os tocos de raízes das plantas que eu havia retirado emitiram novas brotações! Mostro abaixo duas fotos, de plantas distintas.





Essa é uma foto do local, está sem capim pois a área foi castigada pelo fogo... Essa área já estava bastante degradada, normalmente é uma mata mais fechada.



Essa é outra planta que tinha lá, e que pra mim não era boa pra coletar pois já era muito bonita onde estava.





Hoje fui fazer uma coleta em outro local, mas passei lá pra tirar fotos, e eis o que encontro: Passaram o trator em tudo, há duas semanas.







Essa era a planta da 1ª foto, mas já estava morta.



Essa eu acho que ainda está viva. Plantei e vou ver se brota. Tenho um vídeo dela em 2011.



Peguei algumas plantas mas acho muito difícil que sobrevivam.
Eu sabia que um dia alguém iria desmatar aquela área, mas pra um bonsaista o choque é sempre muito grande.
_________________
Douglas Uchoa , Fortaleza/CE.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, que notícia triste Douglas.

Infelizmente a maioria das vezes não ficamos sabendo quando irão desmatar uma área, até porque muitas vezes fazem na surdina mesmo.

Espero q as que coletou sobrevivam. Estou torcendo.

Grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Dom Out 20, 2013 10:40 pm    Assunto: Coleta Responder com citação

Ola colega Douglas,poxa triste isso nao?mas nestes dois anos que tenho investido nesta arte aprendi que muitas vezes achamos algo muito interessante em alguma area aberta,um terreno balndio ou a casa de alguem algum vizinho e nao sei se por vergonha ou medo de pedir ou colocar a cara e coletar a planta dias depois passamos por la e por nossa surpresa CADE?????se foi a planta.HHoje sou mais direto pois sou amante de coletas o custo da arte nao fica muito alto e a planta ideal para bonsai sempre esta no terreno do vizinho entao perdi o medo e a vergonha e vou atras mesmo.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Ederson
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 09/12/10
Mensagens: 127
Localização: Botuvera-SC

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Cara que desperdício de material, sem falar na destruição do local.
Cade o IBama estas hora?

Boa sorte com o material coletado.

Att
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, estarei acompanhando não deixe de postar quando ela começar a mostrar reação, estou na torcida:


T + abraços!!!!!


SE VC AINDA NÃO CURTIU A PAGINA BONSAIFÁCILRS, NÃO DEIXE DE CURTIR
https://www.facebook.com/pages/Bonsaifácilrs/1428041840742250?ref=hl
E TAMBÉM VISITE O BLOG BONSAIFÁCILRS
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/




!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sáb Out 26, 2013 2:08 pm    Assunto: Parabens pelo Achado Responder com citação

Estarei mudando para o Ceara em 2017, se Deus assim permitir,
Pretendo levar as poucas plantas que tenho e conseguir mais algumas por lá
Esta espécie já esta na minha lista de futuras aquisições.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil