Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 9:13 am Assunto: Caliandra - Ajuda |
|
|
Pessoal,
Gostaria de ajuda na minha Caliandra, sou novo na arte e estou buscando informações.
1- Não sei se devo deixar ela crescer "descabelada" para engrossar os galhos ou se devo podar bem rente para ramificar mais.
2- Tem alguns galhos nascendo bem próximo a raiz, devo cortar logo para não ficar cicatriz depois?
3- Pensei em fazer um mini alporque do galho que está maior para tirar umas mudas, um amigo fez e deu certo, será que vale ou pode atrapalhar?
Meu objetivo por enquanto era fazer ela esticada para um lado, tipo assim:
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 8:50 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
Acho que esticado fica estranho, mas vai do gosto de cada um.
A minha eu aramo dando movimento aos galhos e depois deixo crescer livremente. Quando acho que ficou bom, corto curto para esgalhar e inicia o processo novamente.
Até agora tem dado um bom resultado.
Sou novo nesta arte. Aguarda a opinião dos mais experientes. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Ago 31, 2013 6:00 pm Assunto: |
|
|
ficaria perfeita como hokidashi já pensou nisso é?
uma sugestão é pode o excesso e depois vai desfolhando pra gente ver esta estrutura interna.
a planta está muito saudavel pois emite grande brotação, depois posta ai a foto pra gente...
creio que tem boa estrutura mas esta escondida.
a caliandra costuma recuperar as folhas em pouco tempo dentro de um mes. _________________ José Carlos |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Set 01, 2013 9:09 pm Assunto: |
|
|
tenho uma caliandra vermelha aqui em fase de crescimento... pior q já pensei em um estilo pra ele, mas acho q ficaria bom mesmo no estilo hokidashi . como claudio sugeriu. assim como minha jabuticabeira.... não vejo outro estilo pra ela... são arvores arbustivas. |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Set 01, 2013 11:23 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pessoal pelas ajudas!
Vou tentar fazer hokidashi mesmo então, conforme sugerido pelo josecarlosbarros, obrigado!
Vou desfolhar e posto as fotos depois, tentarei fazer no próximo fds.
Faz diferença desfolhar a noite ou de dia? Se não posso tentar fazer algum dia a noite. |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 6:23 pm Assunto: |
|
|
Então pessoal, com muita pena fiz a desfolha da dela, me ajudem ae noq devo fazer?
Como podar para fazer um hokidashi?
Frente:
Frente com zoom:
Girando para esquerda:
Girando para esquerda:
Parte de traz:
Girando mais:
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 7:06 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
Você tem que fazer uma seleção dos galhos.
Galhos que saem de um mesmo lugar, tem que deixar apenas um.
Galhos que se cruzam, um deles tem que sair.
Ex: Na segunda curva da foto 2 tem um galho que passa pela frente do tronco e vai cruzando por baixo de vários outros galhos. Eu retiraria este galho.
Pode retirar também aqueles galhinhos que estão crescendo perto da raiz. Eles só servem para roubar energia da planta.
Por foto fica muito difícil, pelo menos para mim, de dizer "tira este ou aquele galho", mas o objetivo tem que ser fazer a planta ficar no estilo que se deseja com o mínimo de galhos possível. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 9:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo,
A minha sugestão seria escolher a foto 6 como frente, inclinar a planta um pouco para a direita e selecionar somente 4 galhos para formar a nova estrutura da planta, escolher de preferência galhos mais finos para poder dar movimento a eles para poder harmonizar com o movimento do tronco. Não acredito que o estilo vassoura seja a melhor opção para este movimento do troco, pode ser um moyogi ou um ereto informal. Mas é apenas uma das muitas opções, é um belo exemplar.
Abraço |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Seg Set 09, 2013 12:24 am Assunto: |
|
|
Denis,
Vou tirar esse que está passando a frente e na base dele tem um que sobe também, o restante estou analisando ainda, pois sou novo na arte e tenho medo de estragar algo.
Vlw pela ajuda.
Gilson,
Gostei muito da sua visão, assim eu poderia aproveitar o movimento que ela já tem, fazendo um moyogi.
Só gostaria de manter a frente que está por causa do nebari.
Acho que não mudaria muito, certo?
Ficaria como a segunda e ultima foto.
Tenho dificuldade de selecionar os galhos.
Devo deixar somente 4 galhos? e depois eles se ramificarem?
Esses galhos devem ser os maiores, os com mais ramificações ou os mais grossos?
Tenho que tirar a ponta de cima para fazer um novo ápise com um dos galhos?
Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 09, 2013 8:37 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcelo,
A minha opção por esta frente seria porque do outro lado tem aquela cicatriz no tronco que precisaria ser trabalhada posteriormente para ficar com um visual bom (aumentar no sentido vertical), mas é somente uma questão de escolha mesmo ambas ficariam boas. Eu deixaria 4 ou no máximo 5 galhos +/- nas posições que indiquei, ou seja, na parte externa das curvas do tronco circundando todo o tronco. A medida que forem crescendo e sendo podados para ramificarem e densificarem vão preencher todos os lados da planta, vai levar alguns anos com certeza, mas creio que o resultado final será bem compensador.
Escolha os galhos mais finos que possam ser aramados para dar movimento a eles e harmonizar com a sinuosidade do tronco.Quanto a tirar a ponta vai depender de qual galho você vai escolher como novo ápice, o que estiver acima dele deve ser retirado, este novo ápice deve seguir o mesmo processo dos demais galhos escolhidos, ou seja, ser mais fino para poder aramar e dar movimento. Deixe mais de um galho em cada local escolhido,faça a aramação e posicione os galhos escolhidos na posição desejada para somente depois retirar os que estão sobrando.
Motivo: se por acaso quebrar algum você pode trabalhar com o outro.
Outra observação após escolhidos e aramados deixe estes galhos crescerem até alcançarem o diâmetro desejado, somente depois disto devem ser podados para iniciar os trabalhos de ramificação e densificação.
Espera mais um pouco podem aparecer outras sugestões.
Abraços |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 1:11 am Assunto: |
|
|
Gilson,
Obrigado pela bela explicação.
Vou aramar então e coloco a foto para ver se fiz certo, pois nunca fiz aramação, só tenho noção pelo que vi na internet.
Acho que vou manter alguns galhos só para ficar mais tranquilo, confirmando que não fiz nenhuma besteira eu retiro. Para aramar o galho do novo ápice eu devo trazer o arame desde a terra ate em cima?
Para tirar os galhos teria que utilizar o alicate lateral né? Não tenho ele ainda, vou providenciar.
Abraço,
Marcelo Sartori |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 7:03 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
Não é necessário aramar desde a terra, na verdade o mais comum é aramar em pares, ou seja, você passa o arame pelo tronco e direciona cada ponta para um galho ou ápice. Pode ser também ancoragem em um galho secundário para aramar um terciário e assim sucessivamente.O ideal seria você utilizar um alicate de corte côncavo para ter uma cicatrização melhor, mas se não tiver pode ser um normal mesmo, basta cortar bem rente, mesmo que não fique tão bom sempre pode ser melhorado depois.
Abraço |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qui Set 19, 2013 8:59 pm Assunto: |
|
|
Tirei alguns galhos e aramei, não tenho ideia se fiz correto, ajudem ae por favor.
Deixei entre dois a três galhos em cada lugar com medo de fazer algo errado.
Não sei oq que fazer com a copa, tirar alguns galhos ou só podar?
Não tive tempo de aramar tudo também.
Penso em virar um pouco para esquerda no próximo transplante.
 |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qui Set 19, 2013 9:00 pm Assunto: |
|
|
Obrigado!
Editado pela última vez por Marcelo Sartori em Qui Set 19, 2013 9:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|