FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

tronco de amora
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 6:09 pm    Assunto: tronco de amora Responder com citação

bom amigos,estou quase conseguindo um tronco de amora que brotou ,depois que foi cortado ,ele é muito grosso para tirar ele de la,do lado no própio tronco ,nasceu um troco bem menor,acho que era um galho dele,sera que se eu cortar esse troco ela brotara,ele tem uns 15 a 20 cm na circunferencia.
o que eu consegui foi apenas tirar 3 estacas de amora,e plantei. mas a arvore ta la rss
e eu to com essa idéia maluca de tirar esse tronco menor,só que vai ser no serrote mesmo rsss

abs
Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Pelo que tenho lido, amora enraíza muito fácil. Corta, coloca por 1 dia no Superthrive e planta na areia.

Denis
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 9:51 pm    Assunto: tronco amora Responder com citação

Esta semana,vou tentar pega um serrote e cortar este galho,digamos assim
e vou tirar fotos do tronco na hora da retirada,e desse galho que irei cortar.
ai vou colocar de molho no enraizador, tenho o beneum.

agora que pensei em tira a arvore eu pensei rss,mas nao tem jeito ,
mesmo que depois de uma longa escavação de dias ainda teria que subir o tronco para cima da laje,inviavel este trabalho todo.
um dia ainda acho um bom material por ai.

obrigado Denis pela atenção

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Amora é pior que praga, enraíza de uma maneira muito fácil e rápida, e em quase todo tipo de substrato. Tenho estacas já enraizadas de amora em 100% terra adubada, areia pura e 50% vermiculita + 50 terra granulada. Todas enraizaram muito bem, e rápido! E nem precisou de enraizador, mas se quiser garantir, deixa de molho durante algumas horas ou de um dia pro outro, acomoda ela e usa essa água com enraizador prá regar na sequencia. É praticamente garantia de sucesso com amora!

Abraço, boa sorte e não deixe de postar a sequencia deste trabalho.
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 3:06 pm    Assunto: amora Responder com citação

Bom amigos,o tronco ja era mesmo o menor que eu pensei em cortar ja ta seco,ai eu consegui so umas estaquinhas de 1,5 a 2 cm, sao so galinhos mesmo. plantei pois nao irei ter mais o pe de amora para coletartroncos
mais lenhosos.

Hoje notei brotação em todas as estacas,logo mando as fotos.

antes eu tinha tentado com amoras,mas nao consegui,pois parece que na areia faltou nutrientes. acho a areia boa só pra da um inicio o ideal é logo fazer um bom substrato e planta as amoras,esses assim que eu ve que vingo eu vo troca o substrato.

希望 (esperança)
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Ainda tô com as estacas em areia e vermiculita, e isto desde junho deste ano, e elas continuam emitindo muitas raízes e folhas novas, bem como brotações de ramos. Portanto não vejo motivo prá você mexer no substrato tão logo. Espere as raízes ficarem mais fortes e numerosas, para então escolher o substrato. As estacas de amora não demoram muito para fazerem belas cabeleiras. Quando isso acontecer, manda bala no transplante! Amoreira aguenta transplante em qualquer época, dependendo se o clima da sua região não estiver absurdamente quente nesta época agora. É só não expor as raízes diretamente ao sol durante o processo e não deixar a planta fora do substrato por muito tempo. Depois do transplante, meia sombra e água na medida. Fazendo isso, é tiro certo!

Abraço
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 8:05 pm    Assunto: amora Responder com citação

Agora vamos esperar pra ver se vai da certo,hoje notei brotações,mas ainda ta sedo,esta deve ser a famosa falsa brotação,pois tem pouquissimo tempo
que plantei, mas acredito que mesmo as falsas brotações irao contribuir,se a estaca vingar.ja é um adianto rss
logo que possivel mando as fotos.

希望 (esperança)
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 05, 2013 6:43 pm    Assunto: amora Responder com citação

Simba,meu amigo as estaquinhas de amora tao soltando brotação,é muito rapido mesmo,chega a ser espantosa a brotação da amora e ta desenvolvendo bem
logo mando as fotos

希望 (esperança)
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 06, 2013 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Beleza né Marcelo?! Smile

Mas fique atento porque nem sempre uma brotação quer dizer que a estaca está enraizando de fato. Espere mais uns 2 meses e depois você vai poder avaliar se a estaca vingou ou não. Amora particularmente enraíza bem rápido, e a taxa de sucesso com estacas é alta também, então é só questão de aguardar um pouco mais!

Uma dica que passei pra um colega meu que curte fazer estacas também é plantar em garrafas pet, ou algum vasilhame maior que seja transparente, pois assim fica perfeito prá visualizar o momento em que as raízes começam a aparecer. Tenho usado bastante as pets e é muito bacana de ver a cabeleira surgindo de uma semana prá outra nas minhas estacas! Fica a dica! Wink

Abraço
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 09, 2013 8:11 pm    Assunto: amoras Responder com citação

Beleza simba, eu plantei elas em garrafa pet cortada,a brotação ta bem forte, inclusive uma das estacas deu amoras rss eu sei que é só falsa brotação,ainda ta sedo pra comemora mas elas vao que vao rss

abs

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: