|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qui Nov 21, 2013 10:13 pm Assunto: plantando em vaso de 20 lt daria resultado? |
|
|
Amigos esta semana eu estava lendo uma matéria sobre frutiferas em vasos,
ai eu pensei se meus pés de figo vingarem eu poderia planta los em um balde de 15 kg mas eu acho que comporta 20 lt ainda nao enchi para ver ao certo a capacidade em lt os baldes sao estes de margarina que as padarias compram? inclusive esta semana adquiri 3 por 15,00 para testar uma composteira para fazer humus caseiro.
assim eu poderia acompanhar mais de perto e ter os cuidados nescessários,se eu levar para o sitio ou casa dos meus pais eu nao poderei acompanhar diariamente,e achei esta alternativa,sera que daria certo eu plantar os pés de figo nestes baldes , sei que nada substitui a natureza,isto é planta no chao mesmo, mas sera que pelo menos terei um resultado satisfatório.
att,
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 22, 2013 11:06 am Assunto: |
|
|
Marcelo, com certeza esta é uma opção bem interessante e você terá ótimos resultados com ela. Eu já faço isso há uns 8 anos e não posso me queixar. Fala-se muitas vezes de que plantar no chão é a melhor opção, mas nem sempre isso é verdadeiro também. Muitas vezes o solo em que a gente planta é pobre, ou extremamente compacto, ou tem muitas outras plantas por perto competindo por nutrientes e o resultado não é melhor do que num cultivo em um recipiente grande. A vantagem no recipiente grande é que a adubação que você colocar vai ser utilizada pela sua planta sem a "concorrência" de outras. Faça muitos furos na lata, especialmente no fundo, mas também alguns furos nas laterais porque às vezes com a oxidação e o contado com o chão os furos de baixo acabam entupindo. Faça furos meio um pouco maiores do que a grossura de um lápis para obter uma boa aeração. use um substrato drenado, com pedrisco, areia grossa, tijolo triturado, o que tiver à mão, mas com boa quantidade de matéria orgânica também, se possível use também esterco de gado, cavalo, ovelha, bem curtido. Adubação com torta de mamona e farinha de osso que já pode ser incorporada ao substrato e recolocada posteriormente a cada 3 meses. Outras adubaçòes adicionais fica a critério de cada um. Dependendo da espécie e seu crescimento, em cerca de um ano ela já terá tomado de raizes todo o substrato e obtido um crescimento bem interessante. Uma opção seria sentar este balde em cima de outro, preparado da mesma maneira. Desta forma ao invés de sentir o choque de um transplanta, sua planta largaria raízes pelo fundo do primeiro balde "mamando" no segundo, tendo um crescimento contínuo e direto.
Bom, mas tudo isso também poder ser feito com bacias grandes e daí o empilhamento de bacias fica bem mais fácil. O renomado bonsaísta e cultivador Charles Ferrante Jr. o Charlinho, chega a empinhar 4-5 bacias, conforme a primeira e seguintes vão sendo tomadas pelas raizes. É uma forma de obter crescimento rápido e sem interrupção.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Sex Nov 22, 2013 7:07 pm Assunto: plantando no vaso |
|
|
Elio,mais uma vez agradeço sua atenção. Quanto aos vasos na verdade sao baldes plasticos eu inclusive fiz uma composteira com eles,sao de margarina que comprei numa padaria geralmente eles tem ,eu comprei aqui em bh por 5,00 cada e vem com tampa alguns ja limpos outros eu mesmo lavo.
Ontem mesmo lembrei do sr aqui em casa sitando que fazia regas com chorume se nao me engano, esta composteira ira me produzir o humus e o shorume,e de quebra tenho as minhocas para pescar rss
bom o encaixe vai ser perfeito ,é só cortar uma borda da tampa que o balde encaixa perfeitamente ai ficaria como o sr sugeriu. apenas usaria 2 baldes para cada planta
eu optei por estes baldes pelo valor baixo,pela reciclagem e ocupa pouco espaço
agora estou aguardando as estaquinhas brotarem,ai depois eu faço o transplante. se nao vingarem vo no sitio do tio da minha esposa e peço a ele mais 3 ou 4 estaquinhas de figo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|