FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pau ferro perdendo folhas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 04, 2013 11:32 am    Assunto: Pau ferro perdendo folhas Responder com citação

Olá,

tenho um pau-ferro de semente. Uns dois meses atrás, mudei de casa e, por consequência, as plantas tiveram o tempo exposto ao sol alterado. Passaram a tomar muito mais sol. Algumas morreram, outras secaram mas voltaram a brotar.
O pau-ferro perdeu todas as folhas mas sobreviveu. Coloquei-a numa sombra onde toma sol por 3 horas direto somente.
A questão é a seguinte: nas brotações novas, as folhas nascem e antes de amadurecerem (ficarem mais escuras) elas começam a cair! sozinhas. Estão praticamente soltas dos pecíolos. Não encontrei nenhum sinal de praga, bicho, doença ou fungo.
Simplesmente caem.

Alguém sabe o motivo? Será que pode ser excesso de água? ou algo no substrato?

Valeu!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 04, 2013 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Luni eu também tenho uma muda e vou te dizer, ela é chata! shaushauhsuahsuahushaushahsa

Já ouvi dizer que tudo faz com que as folhas caiam.. rega de menos, rega de mais, sol de menos, sol de mais, adubação de menos, de mais...

Enfim, não é fácil, mas ela sempre encontra força pra rebrotar.

Sinceramente não posso te ajudar muito porque acontece o mesmo com a minha, mas se alguém souber de alguma coisa, somos dois interessados!

Grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 04, 2013 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é. mas o caso é que tenho algumas mudas faz alguns anos. E nunca passaram por isso. E a perda de folhas tá muito intensa, quer dizer, poucas ficam presas aos galhos, só as bem novas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qui Dez 05, 2013 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá LUNI. A soma de nossas experiencias nos serão úteis. Aliás, este é o propósito do fórum do clube, certo? o Hugo tem razão ao dizer que é uma planta chata, tenho confirmado isso.
Adquiri duas mudas de Pau ferro em Cataguases, MG, há cerca de três anos. Logo nos primeiros dias em minha casa caíram todas as folhas e demorou semanas pra timidamente brotar novamente. Cheguei a pensar que haviam morrido. Depois de terem reagido soltando novas folhas, observei que eram folhinhas muito sensíveis que duravam poucos dias, caindo em seguida e deixando a planta sem nenhuma folhas a maior parte do tempo.
Cheguei a consultar os mais experientes aqui no forum e alguém explicou sobre a necessidade de algumas plantas, entre estas o pau ferro, de encontrar ferro no substrato. A mesma pessoa me sugeriu queimar lã de aço (bombril, por exemplo) e juntar á terra da planta. Fiz isso, não vi resultados imediatos, mas as plantas hoje parecem muito mais saudáveis. O fenômeno da queda das folhas continua acontecendo, mas cada brotação vem mais vigorosa. Outro detalhe importante, que é o que faço, sol a pino "24 hs", rs...
Acredito que a adaptação ao clima também influencia muito e no caso do pau ferro pode ser que seja mais lento que em outras espécies. Há uma boa diferença do clima de Cataguases (interior de Minas) para Cabo Frio (litoral do RJ). Enfim, seguem algumas fotos do progresso:
Esta foto foi em julho de 2012:


outubro 2013





_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 05, 2013 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Evoluiu bem Silas!

Que substrato está usando, além da palha de aço? kkkkkkk

Usa algum adubo especial?

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Sex Dez 06, 2013 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Hugo. Uso terra vegetal, areia grossa e adubo de gado. Quando mexer novamente nas raízes pretendo acrescentar um pouco de cacos de tijolas. Estou pretendendo acrescentar algum adubo químico, mas ainda não secolhi, aliás nem sei as opções, tem alguma sugestão?
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 06, 2013 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Oi Silas, pelo que li aqui no fórum e tenho comprovado na prática o melhor é o Osmocote.

O Elio aqui do fórum usa também mensalmente o Biofert Plus na primavera. No verão de 45 em 45, no outono de 30 em 30 e no inverno uma única vez bem no meio. Lembrando que é sempre metade da dose.

Grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 08, 2013 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

caras, que legal a conversa.

Então Silas e Hugo, se é o caso de ser chata, sejamos pacientes então! Realmente, depois do início desta postagem, passei a deixa-lá no sol pelo tempo máximo possível. E as novas folhas AINDA não caíram. Mas mesmo assim, a planta perdeu algumas brotações mais baixas que eu estava apostando. hehehe. Bom, uma boa questão no bonsai, é exatamente por mudar sua forma de acordo com as condições. Nossa empreitada é realmente saber conduzir essas mudanças.

Silas, a sua planta tá muito bem! proibido o têrmo cara de saúde!! A minha tem praticamente a mesma bitola de tronco que a sua. Mas agora está praticamente um graveto no pote, já que tá depenada.

E acompanhando a questão nutricional, pois até agora não cheguei a planejar melhor a composição do substrato. Por enquanto, vem crescendo bem numa mistura entre areia, terra vegetal pra floreira, e pedriscos. (nem imagino as proporções, mas a terra vegetal é mais que a metade com certeza).

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2014 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luni. Então, como está sua planta? As minha têm demonstrado a cada dia mais vigor, apesar do calor causticante do verão de Cabo Frio. Lembrei de você, enfim, que tal postar foto pra gente dar uma olhada.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2014 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Silas!

Meu, que bom que o seu pau-ferro tá indo de vento em popa! Da-lhe sombra e água fresca pras plantas nesse calor todo!

Mas sinto informar que a minha passou dessa pra melhor! hehehe. Secou a tal ponto que o tronco rachou inteiro. Começou a rachar de baixo para cima. Nunca tinha visto isso acontecendo. Creio que foi alguma doença, algum fungo, sei lá, e talvez causado pelo trauma da mudança de casa que passou.

Mas enfim, foi-se uma, vieram 4! hehehe. Crianças recém-nascidas ainda, mas destinadas ao bonsai. Em 10 anos, posto fotos das novas mudas! hehehe!

E enquanto isso, poste fotos da sua para ver! inspirações são sempre bem-vindas!

Abração!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2014 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Luni, sinto muito pela perda, mas a vida continua, mas vai esperar dez anos pra postar fotos das suas plantas? Acho que exagerou, vai nos privar de acompanhar a evolução delas...
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Luni, não sei se seria tarde, mas, eu mesmo me distraí e esqueci de comentar contigo sobre a possibilidade de seu pau ferro não ter morrido. Assim aconteceu com os meus varias vezes no ano... algumas vezes o fenômeno de rachar a casca acontece com a planta sem folhas dando a impressão de estar morto, mas não está. Por baixo da casca antiga fica uma casca branquinha parecendo até a polpa da madeira... Veja as fotos:


_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Silas. Bem saudável sua planta! E promete, hein? Meu pau-ferro estava praticamente com a mesma bitola de tronco que esse seu. Mas estava estilizando mais para um hokidashi com copa alongada para cima. Pelo menos esse era o plano.

Essa descascada é tipo aquela que acontece muito com as myrtaceaes, né? Tipo pitanga ou jabuticaba...

Mas não foi o caso com a minha... Seu tronco já estava começando a descascar de forma natural pela primeira vez, mas quando secou, a rachadura chegou ao cerne, ao lenho (xilema) e a casca toda, não só esse tecido superficial, rachou e se descolou do cerne. Quer dizer, sem chance de qualquer sobrevivência. Ela partiu no meio! hehehe.


Mas enfim. Quero acompanhar essa planta sua. Afinal, estou com outras já na engorda.

Abração!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil