FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer-Tentativa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 10:54 pm    Assunto: Acer-Tentativa Responder com citação

Amigos foristas, este é meu Acer, o qual me foi doado em 2011 e desde então venho tentando transformá-lo em bonsai, por favor, críticas e sugestões a vontade. Ele foi obtido por um amigo através de alporquia e depois teve o troco dividido ao meio, dando origem a duas mudas, o que eu acho q pode atrapalhar em muito a formação de um bonsai, mas espero q eu esteja errado.

aqui quando o ganhei, na vertical e com grande parte do tronco morto.

Aqui replantado em uma bacia grande e inclinado pra tentar dar mais movimento à futura árvore

E como está agora

e a inspiração, pelo menos a copa frondosa.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius a intervenção de inclianr a planta e utilizar o movimento do galho saudável foi uma boa jogada. Agora você já tem um material bem interessante em mãos. Porém falta a estilziação e compactação. Vai precisar muita tesoura para isso. Em primerio lugar uma poda bem curta de todos os galhos, mas esta intervenção creio que somente deve ser feita no final do inverno, quando a planta estiver sem folhas e logo antes de voltar a brotar. O galhos devem ser podados bem curtos porque é necessário ir abrindo um maior número de brotos a cada poda. Se não a compa sempre vai ficar longe do tronco e jamais vai compactar do jeito que o amigo deseja. Depois, quando vier a nvoa brotação, sempre que tiver brotos com 4 pares de folhas retira 3 deixa apenas um par. Ali ela irá bifurcar e assim vai multiplicando os ramos... Abraço
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Elio. Abusando de sua boa vontade, gostaria de tirar duas dúvidas: realmente já pensei em podar os galhos bem curtos, porém, ao mesmo tempo q penso em fazer isso, penso em deixa-los alongarem-se bastante para engrossarem, então, o melhor caminho é já ir podando desde já (final do inverno) ou deixa-los alongarem bastante para depois poda-los bem curtos?

e outra dúvida: aqui na minha região é muito difícil encontrar um acer e eu gostaria muito de fazer algumas mudas a partir deste. Tem dois galhos neste acer q já estou preparando pra alporquia, mas não estão lignificados ainda, a alporquia funciona mesmo assim?? estão quase da espessura de uma lapis mais ou menos

obrigado e abraço.
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 31, 2014 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Ótimo questionamento, Vinicius.
Vamos aguardar o retorno.

Acompanhando.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius, vamos por partes: O engrossamento do tronco realmente somente ocorrer com o crescimento de galhos que somente ocorre se tiver espaço para as raizes se desenvolverem também. Se você deseja engrossar o tronco deve sim deixar crescer a planta livremente, ou ao menos um galho de sacrifício, podando os demais, se bem que nesta espécie isso pode acarretar o secamento dos galhos podados, então melhor deixar crescer tudo e no futuro podar tudo curto novamente. Para isso então vai precisar também aumentar o espaço de desenvolvimento de raízes, você já tem a planta numa bacia, se ainda não tiver, faça bastante furos no fundo e pegue outra bacia maior, preenche com um substrato bem "gordo" pode botar até 50% de esterco curtido e somente assente a planta em cima do substrato, não é necessário enterrar. As raizes sairão pelo fundo desta bacia que você já tem para ir "mamar" na bacia de baixo. Estilização, somente no futuro com as novas brotações da futura poda curta. Feitura de novas mudas. O acer funciona muito bem por alporquia, já fiz alporques bem mais grossos do que um cabo de vassoura, com pleno sucesso. Galhos muito finos, grossura de lápis não são bons para alporquia, prefira galhos da grossura de um dedo. Estacas também tem um percentual razoável de pega 40-50% fazendo de forma convencional. Retire estacas das pontas, com cerca de 12-15 cm de comprimento e enterre cerca de 5 cm em areia grossa. Este procedimento pode ser feito logo após a queda das folhas do outono, ou durante o inverno, mesmo que elas somente irão brotar na primavera. Fazendo nesta época é mais seguro pois se fizer na primavera elas brotam logo, mas como não tem raizes a maioria acaba secando, as vezes todas...
Ainda sobra alporquia, quanto mais a planta estiver "bombando" mais fácil o enraizamento, por isso sugiro que faça os alporques no início da primavera, até lá também os galhos engrossaram um pouco mais. Abraço
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz uns alporques num acer atropurpureum em setembro, hoje mesmo abri e dei uma olhada neles...nada ainda de raízes, mas notei que a base do alporque esta inchada e deverá até o inverno criar raízes! Notei tb que os alporques mai finos estão mais avançados que os mais grossos...Ano retrasado 2012, fiz de palmatum no mesmo período e em 4meses já tinha raízes, detalhe é que a maioria eram inferiores ao diâmetro de um cigarro. Como o Élio comentou, estou com ele, prefira, se puder as mais bitoludas...formam melhores raízes no raio da base que as mais finas.

Se tiver espaço, coloque no chão, não se arrependerá! Faça a manutenção das raízes anualmente, para multiplicar as raízes funcionais de alimentação! Tb sou a favor de esterco curtido de gado! Quanto a estilização, o ideal seria dar os primeiros movimentos pretendidos para o conjunto antes de deixar crescer livre, pois após a poda drástica definitiva, a base primária estará pronta, ficando bem mais fácil continuar o projeto.

boa sorte!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: