|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
igor1704
Registrado: 03/01/12 Idade: 37 Mensagens: 1 Localização: Matinhos-PR
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 1:12 am Assunto: Meu Sombreiro, ou Amendoeira da praia, sete copas, castanhol |
|
|
Pessoal, adquiri uma muda dessa especie (Terminalia catappa L.) em março de 2010, bem pequena, com cerca de seis meses. Na minha região (litoral do paraná) ela é conhecida como sombreiro, mas recebe diferentes nomes em outros lugares (Amendoeira da praia, sete copas, castanhola, etc).
Encontrei alguns tópicos (três ou quatro) aqui no fórum que falam das dificuldades em mantê-la, principalmente na dificuldade em reduzir o tamanho das folhas, mas não consegui ver fotos delas para ter uma noção. Por isso, se alguém tiver algum exemplar desta espécie, peço que coloque a foto aqui para eu ter uma ideia.
Só fiz algumas intervenções nela nos dois primeiros anos: uns três desfolhamentos e tentei dar um movimento no tronco, mas achei o resultado muito artificial. De 2012 até o momento só acompanhei a adubação que eu alterno entre osmocote e a torta de mamona + farinha de ossos.
Minha estratégia atualmente é deixá-la expandir livremente, visando fortalecer o tronco, pois gostaria de mantê-la com um porte relativamente grande (entre 1 a 1,5m).
Atualmente a folha mais alta na foto está com 1,60 m (mais ou menos) e a garrafa pet ao lado é de 2 litros, para ter uma noção.
Avaliem as fotos e me mandem suas ideias.
Uma dúvida, alguem tem ideia sobre as epocas para desfolha? Só em novembro/dezembro ou em alguma outra data?
Outra coisa, ainda não fiz nenhuma poda de raízes e o substrato ainda está como peguei, quase que 100% terra preta e acredito que não tenha nada de cacos. Não acho isso muito bom, pois desconfio que está planta prefira um solo mais alcalino, mas fiquei com medo em acabar matando ela em um transplante. Aí vêm a questão, quando efetuar o transplante e quais os procedimentos devem ser tomados?
Abraço.
[/img] |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 9:18 pm Assunto: |
|
|
Igor, esta planta tem folhas bastante grandes para ser usada como bonsai. Você já disse que pretende fazer um bonsai grande, mas a questão é que para isso teria que ter um tronco bastante grosso. Para um bonsai acima de 1 metro que é o que você imagina, precisaria ter um tronco de cerca de 20 cm de diâmetro, ou seja, o dobro da grossura da garrafa pet. Para tanto teria que deixar crescer livremente por bastante tempo. Certamente então terá que replantar em um recipiente bem grande, algo tipo um vaso de 50 litros. A época ideal para replantio é no final do inverno. Desfolha não adianta fazer agora. Quando se quer crescimento não se faz desfolha pois ela somente atrasa o crescimento. A desfolha só tem finalidade de redução de folhas ou visualização de estrutura quando se quer aramar. Mas reduzir folhas somente se faz depois que a planta já estiver com uma estilização encaminhada. Ou seja, primeiro crescer, depois estilizar. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|